CP05 – Sociologia e Imagem

Coordenação

Tulio Cunha Rossi (UFF)
Mauro Luiz Rovai (UNIFESP)

O objetivo deste Comitê é incentivar a troca de experiências entre pesquisadores a respeito de como as ciências sociais, e em particular a sociologia, podem intercambiar conhecimento e metodologias com os estudos de imagem, fotografia, cinema, pintura além de todas as novas formas de expressão que se utilizam de outras formas virtuais por meio de redes, computadores, tablets, celulares, etc.. O desafio é refletir sobre como a imagem como objeto, sua construção formal e seu conteúdo expresso, constroem e difundem conceitos e ideias, dimensões do universo simbólico. A abordagem naturalmente interdisciplinar tem como centro de tensões o objeto fílmico, fotográfico ou plástico, e as novas mídias em todos os seus novos formatos, apresentam-se como inspiração para o desenvolvimento das reflexões que queremos empreender e aprofundar.

Nessa direção, nossa meta é discutir questões relativas simultaneamente às ciências sociais e às imagens. Como analisar uma imagem partir das categorias das ciências sociais? Quais metodologias são possíveis para a análise das imagens a partir do escopo teórico das ciências sociais? Quais as especificidades teórico-metodológicas que existem para a análise de várias imagens de diferentes formatos e suportes? As perguntas de partida indicam a centralidade da construção da imagem como objeto para pensar uma sociologia da arte, da imagem, do cinema, da fotografia, além de outras novas formas que as imagens adquiriram no universo social no presente século. Os estudos que relacionam sociologia e imagem no Brasil, já apresentam discussão aprofundada no que se refere aos alcances e aos limites dessa abordagem específica, bem como no que se refere a uma metodologia adequada para esse tipo de pesquisa e o que visamos aqui é ver como estas fundamentações teóricas e analíticas lidam também com os novos objetos que a sociologia da imagem pode constituir com o advento das novas tecnologias e com os novos usos da imagem. O desafio é refletir sobre a imagem como objeto investigando como sua construção narrativa informa tanto os conceitos e as ideias aludidos por ele quanto o seu conteúdo temático propriamente dito, trazendo para a discussão também as experiências de pesquisa internacionais sobre o tema relacionadas ao RC 37 , Sociologia das Artes, da ISA, que serão reatualizadas no ISA
Fórum de Porto Alegre, em 2021.

Esta área de conhecimento estreou nos Congressos de Sociologia na SBS de Campinas, em 2003, no formato de uma mesa redonda que tematizava a análise de filmes em suas dimensões sociológicas, mesa que tem encontrado espaço de discussão em praticamente todos os congressos da SBS após este de Campinas, sempre com enorme sucesso, tendo sido o primeiro congresso brasileiro de sociologia a ter um espaço dedicado a esta área de conhecimento, mostrando mais uma vez o caráter inovador dos congressos da SBS. O Grupo de Trabalho Sociologia e Imagem, criado posteriormente e com presença constante nos congressos da SBS desde 2011, visou desde os seus
primórdios dar conta desta área de interesse crescente na sociologia, tanto temática, com o aparecimento de novas realidades sociais fundadas em novas formas e dimensões de imagens, como no tocante à disseminação de estudos e pesquisas, dissertações e teses, e vem acompanhando com sucesso os debates nacionais e internacionais de uma dimensão cada vez mais importante da constituição das relações sociais no mundo contemporâneo, com novas dimensões de mediação das imagens muito além das questões relativas aos suportes tradicionais como a fotografia e o cinema, ainda importantes e com outras formas de disseminação, como a internet, encontrando eco em um
universo digital que ampliou em muito os desafios analíticos do pensamento sobre um social permeado por imagens em várias de suas dimensões constitutivas. Este grupo, que hoje se propõe como Comitê Científico, tem cumprido um papel absolutamente relevante na legitimação das imagens, em seus vários suportes, como área de ponta significativa nos estudos da sociologia, acompanhando de perto o que se faz hoje em termos internacionais, mostrando-se perene, por sua continuidade e atualizado perante os debates sociológicos contemporâneos.

Recentemente os cientistas sociais têm se dedicado cada vez mais a pesquisas sobre as imagens, admitindo que elas são parte fundamental do mundo em que vivemos. Estudar a produção, a recepção e o sentido que adquirem as imagens na sociedade contemporânea é fundamental para que possamos entender seu funcionamento. Assim, imagem e contexto social se entrelaçam intimamente, estimulando os cientistas sociais a relacionarem estes dois elementos em suas pesquisas. O cinema e o audiovisual são, de maneira geral, temas privilegiados neste campo, já que perpassam o cotidiano de nossa existência social. É impensável conceber o mundo em que vivemos sem as imagens em movimento que nos atingem diariamente através da TV (aberta ou paga), da internet e, mais recentemente, inclusive por meio de aparelhos celulares, ipads, etc.
Tradicionalmente, os cientistas sociais têm se mantido relativamente afastados da análise das imagens e concentrados nas análises do contexto social da produção e da recepção da imagem.

Trata-se de uma abordagem legítima e que tem sua trajetória própria dentro das ciências sociais. Entendemos, no entanto, que também é possível, e mesmo desejável, que o cientista social procure desvendar valores, intuições, crenças e ideologias que as próprias imagens – cinematográficas, televisivas, jornalísticas etc. – difundem e que muitas vezes não são redutíveis ao contexto social de sua produção.

Propomos a reflexão sobre metodologias de análise do fenômeno social da imagem que ultrapassem as discussões que fogem do “conteúdo” mais explícito das imagens em direção aos conteúdos por ela aludidos (FRANCASTEL, 1983) ou que restringem a análise a uma discussão técnico-discursiva. A abordagem interdisciplinar, tendo como centro de tensões a imagem como objeto, apresenta-se como inspiração para o desenvolvimento das reflexões que se propõe empreender.

O comitê em questão procura justamente incentivar a discussão sobre como empreender uma pesquisa sobre imagem na sociologia bem como incentivar que os pesquisadores troquem experiências a respeito de como as ciências sociais podem criar e intercambiar conhecimento e metodologias sobre os estudos de imagem e sobre os novos objetos daí advindos pelas novas configurações que o social propõe a cada momento à investigação.

Apoiadores

Ana Luisa Fayet Sallas – UFPR
Anderson Trevisan – UNICAMP
Angelo José da Silva – UFPR
Cristian Carla Bernava – UEM
Fernando Balieiro – UFSM
Gabriela Peters – IFSP
Jefferson Guedes – PPGS – USP
Jesus Marmanillo – UFMA
Laysmara Carneiro Edoardo – Colégio SESI Internacional – PR.
Ligia Dabul – UFF
Marcus Reppa – PPGS – USP
Mauro Luiz Rovai – UNIFESP (coordenador)
Nayara Baiochi – PPGS – USP
Paloma Coelho – Fiocruz Minas
Paulo Menezes – USP
Rodolfo Junqueira – PPGS – UnB
Túlio Cunha Rossi – UFF (coordenador)

Comitês de Pesquisa