Vc sabe o que é o ENESEB?

Publicado em 13 de abril de 2021

Por Simone Meucci (UFPR)  e Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (UNESP/Marília)

Neste post Simone Meucci (UFPR) e Sueli Guadalupe de Mendonça (UNESP/Marília), integrantes da comissão nacional organizadora do Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), contam um pouco sobre a origem e importância do evento para o fortalecimento da Sociologia no Brasil.

O Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) a cada dois anos. Ocorre ininterruptamente desde 2009 e já pode ser considerado uma espécie de “irmão siamês” (ainda que muito mais novo) do Congresso da SBS porque o antecede e é sediado na mesma cidade. Ambos eventos, assim associados, criam uma ambiência que permite congregar, no tempo e no espaço comuns, professoras/es de sociologia da educação básica e ensino superior, pós-graduandas/os, graduadas/os, bacharelandas/os e licenciandas/os de todo o país, favorecendo o máximo intercâmbio entre profissionais dedicadas/os ao ensino e pesquisa na área. 

O surgimento do ENESEB guarda relação com a institucionalização da sociologia na Educação Básica. Como se sabe, em 2008, houve sancionamento da lei federal nº 11.684 (promulgada em 2008 e válida para todo território nacional) que incluiu  Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias  para as três séries do Ensino Médio.

No entanto, podemos também afirmar que o ENESEB resulta de iniciativas que se anteciparam à esta lei. No limite, o ENESEB pode ser, de fato, considerado uma criação de professoras/es e pesquisadoras/es que atuaram como protagonistas (no campo político e intelectual) na luta política e na elaboração das justificativas intelectuais inaugurais para o reingresso da sociologia nas escolas brasileiras. Originalmente compõe esse grupo de pioneiras/os as/os professoras/es Anita Handfas (UFRJ), Amaury Cesar Moraes (USP), Elizabeth Fonseca Guimarães (UFU), Heloisa Martins (USP), Ileizi Luciana Fiorelli da Silva (UEL), Luiza Helena Pereira (UFRGS), Nelson Tomazi (UEL) e Sueli Guadalupe de Mendonça (UNESP/Marília).

Estes agentes, e mais outros que se uniram a esta causa ao longo dos últimos anos, constituíram uma comunidade que, de início, se reuniu em torno do GT de Ensino da Sociologia (criado em 2007 por Amaury Cesar Moraes e cuja primeira edição foi no XIII Congresso da SBS, sediado em Recife). O grupo, cada vez mais alargado, foi também responsável pela mobilização em favor da filiação dos professores da Educação Básica, licenciados em Ciências Sociais ou Sociologia, na SBS, conquista ratificada em Assembleia de encerramento do XVI Congresso da SBS ocorrido em 2013 na cidade de Salvador.

Mais tarde, surgiram também desta comunidade sempre alargada, agentes que implementaram, em 2019, a política nacional de avaliação e distribuição de livros de sociologia (Programa Nacional do Livro Didático para Ensino Médio que resultou no Guia do Livro Didático de Sociologia-2012), que institucionalizaram o Fórum do Programa de Iniciação à Docência, que discutiram (entre 2011 e 2015) as possibilidades para constituição de uma Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e que se somaram aos esforços de criação do Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia (cuja primeira turma ingressou em 2018).

Nesse sentido,  ao longo do tempo, o grupo foi efetivamente um pólo de encontro e recrutamento de empreendedores de políticas públicas cruciais para a rotinização de conteúdos da sociologia no Ensino Médio e para defesa de ações regulares para formação de docentes do qual o próprio ENESEB toma parte.

Atualmente o ENESEB é um evento bastante consolidado e constitui, ao lado do Congresso, uma das principais ações da SBS. É um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos que permitam as operações intelectuais próprias das ciências sociais.

O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (UFRJ em 2009), Curitiba (PUC/PR em 2011), Fortaleza (UFC em 2013), São Leopoldo (UNISINOS em 2015), Brasília (UnB em 2017) e Florianópolis (UFSC em 2019) chegará à sua 7ª edição em julho de 2021 quando ocorrerá, pela primeira vez, em uma cidade do Norte do Brasil – Belém do Pará – sediado pela UFPA (ainda que na modalidade integralmente remota em razão das restrições sanitárias impostas pela pandemia do COVID-19).

O público do ENESEB é composto majoriamente por professoras/es de sociologia na Educação Básica e licenciandas/os em Ciências Sociais.  Para se ter uma ideia do êxito, no último ENESEB, houve 882 inscritos, ainda que em contexto social menos favorável para o ensino da sociologia. Isso demonstra que o evento está agora se constituindo como espaço de resistência e de compartilhamento de coragem, além de conteúdos e experiências didáticas.

As atividades que compõem o ENESEB são diversificadas. A programação inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, apresentação de pôsteres de estudantes da Licenciatura, lançamento de livros, exposições fotográficas e exibição de filmes. Há também sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica. Esta agenda é capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola e para o desenvolvimento de uma consciência racional da vida social.

O ENESEB, portanto, já faz parte da história da institucionalização da sociologia na Educação Básica, se constituindo em ocasião privilegiada para promover a produção e compartilhamento de atitude intelectual reclamada para este momento histórico que vivemos e que se traduz nos conhecimentos pedagógicos sobre o ensino de sociologia.

Quer saber mais sobre o evento? Acesse: https://eneseb.com.br/

Blog SBS

Facebook SBS

📣 CHAMADA DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES PGCS/UFES | A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para credenciamento de docentes permanentes para o Mestrado e o Doutorado em Ciências Sociais, no âmbito do PGCS/UFES. 📌 Período de inscrições: 16/05 a 15/06.Confira o Edital: cienciassociais.ufes.br/pt-br/conteudo/credenciamento-de-docentes ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
É amanhã, 26/05, às 10h!A quarta mesa do "Ciclo Pierre Bourdieu e o Brasil" terá como tema "A Sociologia da Economia" e contará com a participação de Marie-France Garcia-Parpet (CSE/CESSP), Antônio José Pedroso Neto (UFT) e Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA)Mediadora: Maria Jardim (UNESP)📺 A atividade será transmitida pelo canal da SBS no YouTube! Não perca!www.youtube.com/watch?v=3Br_tsDsWjQ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
O SBS Memória de hoje, traz um pouco da vida e da obra de Vilmar Faria.✏️ COMO ESCREVER UMA BIONOTA: As contribuições deverão ser encaminhadas em formato Word para sbsmidia@gmail.com, com o nome e vinculação institucional do/a autor/a. Os membros da comissão farão uma revisão/normatização do material recebido e irão encaminhar para a publicação. O biografado deverá ter 65 anos ou mais.O texto deverá conter no máximo 5500 caracteres ou aproximadamente 1000 palavras, o que perfazem até três laudas, sem as referências bibliográficas resumindo as principais informações sobre o/a biografado/a: data e local de nascimento e morte (quando for o caso), dados da formação acadêmica e da vida profissional, redes e contextos intelectuais, contribuição para o campo de estudo, pesquisa, e outras atividades relevantes. Ao final, incluir seleção de até cinco itens bibliográficos – do/a biografado/a). Preferencialmente, agregar uma foto.As bionotas serão disponibilizadas no site da SBS na aba SBS-memória/ Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros e divulgadas semanalmente em nossas redes sociais. Posteriormente comporão a coletânea de e-books "Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros".📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!www.sbsociologia.com.br/project/vilmar-faria/⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras":www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
A Sociedades Brasileira de Sociologia, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, tem o prazer de apresentar mais uma programação SBS Aula Aberta "Metodológicas".As aulas acontecerão entre os dias 06 e 15 de junho, inteiramente voltadas para métodos e técnicas de pesquisa em Sociologia.Quer participar? Faça sua inscrição pelo link bit.ly/3PJwKeT e garanta seu certificado!Siga a SBS nas redes sociais e acompanhe a divulgação dos links de cada atividade.Esperamos tods lá! ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
📣 CHAMADA PARA EDITOR | A International Sociological Association (ISA) está procurando um novo editor para sua revista online "Global Dialogue".Acesso todas as informações da chamada em: globaldialogue.isa-sociology.org/As inscrições estão abertas até 3 de junho de 2022. ... See MoreSee Less
Veja no Facebook

Twitter SBS

📣 CHAMADA PARA PROPOSTAS DE GTS | VIII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCS-UNISINOS).
Link do edital: https://bit.ly/3FsgnPm

O SBS Memória de hoje, traz um pouco da vida e da obra de Barbara Freitag-Rouanet.

📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!
https://www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/

⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras":
https://www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/

#ArticulacaoDasCiênciasSociais
Baixe a nota em pdf: https://projetominasmundo.com.br/maquinacoes/minasmundo-e-sociedades-cientificas-em-defesa-da-serra-do-curral/

📌 Marquem na agenda! Dia 05/05, às 18h, temos mais uma mesa do "Ciclo Pierre Bourdieu e o Brasil".
O tema dessa vez é "A Sociologia da Educação e o Legado de Pierre Bourdieu"
📺 A atividade será transmitida pelo canal da SBS no YouTube.

POST NOVO NO BLOG DA SBS!
Por Por Svetlana Ruseishvili (UFSCAR/Coordenadora do InterMob – Grupo Interdisciplinar de Estudos das Migrações e Mobilidade).
https://www.sbsociologia.com.br/eslavos-na-europa-desigualdades-socioeconomicas-e-generificadas-e-o-deslocamento-forcado-ucraniano

Mais [+]