O Projeto

O projeto “SBS Memória” tem o objetivo de disponibilizar documentos que marcaram a história da Sociedade Brasileira de Sociologia e sua atuação na institucionalização e consolidação do campo da Sociologia no Brasil.

Consta de dois momentos simultâneos:

1a) recuperação da documentação física da SBS para digitalização.

1b) complementação das informações dos anais a partir da digitalização de documentos que estão sendo inseridos no site.

2) Criação de um acervo de bionotas e indicações bibliográficas, inspiradas e em colaboração com o blog da BVPS (Biblioteca Virtual do Pensamento Social), daqueles(as) profissionais, acadêmicos ou não, que se destacaram na construção do campo da Sociologia no Brasil e de sua institucionalização. As bionotas pretendem celebrar a memória e a trajetória desses profissionais, atores principais desse processo.

As bionotas serão divididas temporalmente em três momentos, que serão observados de forma flexível, uma vez que os diversos atores, em suas trajetórias, em geral vivenciaram mais de um dos momentos utilizados como forma de marcar a construção do campo.

O primeiro deles, chamado de “Os precursores”, referem-se aqueles profissionais que acompanharam, de alguma forma o surgimento da SBS e dela participaram em comissões e diretorias. Ou ainda que se destacaram enquanto sociólogos ou acadêmicos no período entre 1937 e 1964.

O segundo momento, “Resistências e reorganização”, acompanha os 20 anos da ditadura militar, de 1965 até 1985, da repressão e suas consequências em termos de aposentadorias e exílios compulsórios, suas contradições e paradoxos, como o surgimento de centros de pesquisa e a estruturação da pós-graduação e pesquisa no país.

O terceiro momento, “Expansão e consolidação do campo”, marca a retomada das atividades da SBS em 1986, com a pós-graduação em expansão nacionalmente, com surgimento de uma nova geração formada no país e no exterior e a consolidação da pesquisa em sociologia a partir da democratização. O ano de 1986 marca também não apenas a reorganização da SBS, mas também a regularização de seus congressos anuais.

Dado o grande número de profissionais desses três períodos e a dificuldade de trabalharmos apenas com esses recortes temporais, a proposta é que as bionotas sejam realizadas simultaneamente. Em outros termos, serão solicitadas bionotas referentes aos profissionais que tiveram algum destaque, nacional, regional ou mesmo local, em algum dos três períodos selecionados. Para os profissionais na ativa, temos como recorte etário 65 anos ou mais, o que os insere no período histórico deste projeto.

As contribuições deverão ser encaminhadas em formato Word para sbsmidia@gmail.com, com o nome e vinculação institucional do/a autor/a. Os membros da comissão farão uma revisão/normatização do material recebido e irão encaminhar para a publicação.

O texto deverá conter no máximo 5500 caracteres ou  aproximadamente 1000 palavras, o que perfazem  até três laudas, sem as referências bibliográficas  resumindo as principais informações sobre o/a biografado/a: data e local de nascimento e morte (quando for o caso), dados da  formação acadêmica e da vida profissional, redes e contextos intelectuais, contribuição para o campo de estudo, pesquisa, e outras atividades relevantes. Ao final, incluir seleção de até cinco itens bibliográficos – do/a biografado/a). Preferencialmente, agregar uma foto.

As bionotas serão disponibilizadas no site da SBS na aba SBS-memória/ Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros e divulgadas semanalmente em nossas redes sociais. Posteriormente comporão a coletânea de e-books Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros. O primeiro volume já está disponível para download em nosso site com as primeiras 81 bionotas.

 

Comissão organizadora

Jacob Carlos Lima (UFSCar)
Helena Bomeny (UERJ)
Ana Luisa Fayet Sallas (UFPR)
Lidiane Rodrigues (UFSCar)
Rodrigo Bordignon (UFSC)
Anete Leal Ivo(UFBA)
Cristiano Ramalho (UFPE)
Danyelle Linin Gonçalves(UFC)
Glaucia Villas Boas (UFRJ)
Luciana Teixeira (PUC-Minas)
Amurabi de Oliveira (UFSC)
Maria Stela Grossi Porto(UnB)

Blog SBS

Facebook SBS

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS | Dossiê: Análise de Redes Sociais (ARS) nas ciências sociais brasileira: teoria, método e aplicações empíricas (Mediações, vol. 27, n. 2 - 2022/2). 📌 Prazo para Submissões: 15 de março de 2022Organizadores: Camila Caldeira Nunes Dias (UFABC) e Vinicius Assis Couto (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime-UNODC).As Ciências Sociais apresentam dilemas teóricos e metodológicos que têm construído um profícuo campo de debates. Questões como estrutura/ação e micro/macro são exemplos de desafios de difícil superação. Entre uma gama de elaborações que buscam responder a esses dilemas, a concepção teórica/metodológica da Análise de Redes Sociais (ARS) se apresenta como uma das vertentes com maior capacidade de gerar novos debates sobre a superação das dicotomias, ao mesmo tempo em que abre trajetos para novas formas de mensuração e compreensão da realidade social a partir de sua dinâmica relacional. Nesse sentido, a proposta deste dossiê é receber artigos que possam contribuir para avançar na reflexão envolvendo a ARS, especialmente, em seu caráter interdisciplinar e nas contribuições que traz para o campo das ciências sociais, assim como apresentar algumas possibilidades de aplicação empírica, em diferentes problemas, questões e desafios postos em distintos recortes temáticos e em múltiplos objetos de estudos.A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de março de 2022 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista.Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/316 ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
Nesta sexta, o SBS Memória de hoje traz um pouco da vida e da obra de Silvia Maria Pereira de Araújo.SOBRE O PROJETO:O projeto SBS Memória, Sociólogos e Sociólogas Brasileiras, objetiva criar um acervo de “bionotas” – breve descrição bio-bibliográfica - de profissionais, que se destacam ou se destacaram na construção do campo da Sociologia no Brasil e de sua institucionalização. As bionotas pretendem celebrar a memória e a trajetória desses profissionais, protagonistas desse processo. Assim, nessa fase do projeto, estão sendo recebidas/publicadas bionotas de sociólogas/os 70 anos+.Convidamos a todos(as) a participarem do projeto, enviando propostas de bionotas para sbsmidia@sbsociologia.com.br📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!www.sbsociologia.com.br/project/silvia-maria-pereira-de-araujo/⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras": www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
Já leu a última edição da Revista Brasileira de Sociologia?📖 Conheça todos os artigos que compõem o Vol. 09, Nº 23 de Setembro/Dezembro 2021 na íntegra no site da RBS: rbs.sbsociologia.com.br/ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
O Congresso Internacional Festas, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade, acontece na Universidade do Minho (Braga, Portugal), nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2022. Este encontro científico tem por objetivo divulgar e debater a investigação realizada acerca das festividades tradicionais, designadamente a sua revitalização e ressignificação associadas à transformação das culturas festivas e às políticas de patrimonialização das festas, entre outros tópicos.Confira as datas para submissão de trabalho em: www.festivity.pt/congresso/ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
OBSERVATÓRIO DO LEGISLATIVO BRASILEIRO e MONITOR CT&I E UNIVERSIDADE | Segundo os dados do OLB, a taxa de apoio ao governo na gestão de Arthur Lira foi de 74%, muito próxima à observada em 2020, durante o mandato de Rodrigo Maia (76%). Leia na íntegra em: bit.ly/3EeOHep ... See MoreSee Less
Veja no Facebook

Twitter SBS

Nesta sexta, o SBS Memória de hoje traz um pouco da vida e da obra de Silvia Maria Pereira de Araújo.

📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!
https://www.sbsociologia.com.br/project/silvia-maria-pereira-de-araujo/

⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras":
https://www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/

A quem serve o “racismo reverso”? Nota conjunta da ABA e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - APBN.

http://www.portal.abant.org.br/2022/01/20/a-quem-serve-o-racismo-reverso/

Já leu a última edição da Revista Brasileira de Sociologia?
📖 Conheça todos os artigos que compõem o Vol. 09, Nº 23 de Setembro/Dezembro 2021 na íntegra no site da RBS: https://rbs.sbsociologia.com.br/

4

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS |
A Revista del CESLA. International Latin American Studies Review anuncia a Chamada de Trabalhos sobre as dimensões sociais da pandemia de Covid-19 no contexto latino-americano.
https://bit.ly/3FJKaSb

Segundo os dados do OLB, a taxa de apoio ao governo na gestão de @ArthurLira_ foi de 74%, muito próxima à observada em 2020, durante o mandato de @RodrigoMaia (76%). Leia em: http://bit.ly/3EeOHep

Mais [+]