Nelson Dácio Tomazi

Por Diego Greinert (UFSC)

Nelson Dácio Tomazi nasceu em Rio Caçador (SC), em 1945, e se gradou em Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1972. Posteriormente realizou seu mestrado em História com uma pesquisa intitulada “Certeza de lucro e direito de propriedade: o mito da Companhia de Terras do Norte do Paraná”, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), finalizado em 1989. Por fim, doutorou-se em História na UFPR com uma tese intitulada “Norte do Paraná”, em 1997.

Tomazi, como é conhecido comumente entre os pares, iniciou sua carreira na Universidade Católica do Paraná em 1973, tendo consolidado sua carreira acadêmica no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde lecionou em boa parte de sua vida acadêmica. Ele chegou em Londrina para trabalhar na implantação de 22 novos cursos da UEL durante a gestão de Oscar Alves, segundo reitor da história da UEL. Entre 1975 e 1982, trabalhou como assessor de planejamento e controle na UEL, passando por um período no qual conciliava essa atividade com a docência, e, posteriormente, dedicando-se apenas ao ensino.

Atuou também em outras universidades enquanto docente seja da graduação e/ou pós-graduação, dentre elas a UFPR, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade da Amazônia (UEA). Dentre as áreas de atuação, estão a Sociologia do Trabalho e do Ócio, a Sociologia da Educação e a sua interface com a História e Sociedade no Paraná, que resultou na sua dissertação de mestrado e tese de doutorado sobre o Norte do Paraná.

Além da Sociologia, Tomazi se dedicou a estudar a história regional do norte do Paraná com a sua dissertação de mestrado e tese de doutorado. Desse interesse pela história, ele publicou um livro intitulado “Norte do Paraná: histórias e fantasmagorias”, no ano de 2000. Porém, mesmo que a sua área de formação na pós-graduação seja na História, a maior parte de sua produção versa sobre o ensino da Sociologia.

Com a conclusão da graduação em 1972, já no início de 1973 começou a ministrar aulas para a Faculdade de Administração e Economia, em Curitiba, no Paraná. No entanto, durante o período da ditadura civil-militar no Brasil, conseguiu uma bolsa de estudos para realizar o mestrado na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), sediada até então no Chile. Mas, nos preparatórios para a mudança, em setembro de 1973 ocorreu o golpe militar naquele país, incorrendo na impossibilidade de realização do mestrado.

Tal impossibilidade aconteceu porque a FLACSO mudou sua sede para Buenos Aires, na Argentina. Assim, em vez de estudar no Chile, em janeiro de 1974 Tomazi foi para a capital portenha. Todavia, a situação política argentina também ficou conturbada com a morte do então presidente Juan Domingo Perón (1895-1974). Por conta disto, em dezembro de 1974 ele retornou ao Brasil, já que a própria FLACSO mudou-se novamente, dessa vez para o México. Em 1975, Nelson Tomazi foi contratado para trabalhar na área de planejamento da universidade Estadual de Londrina, e já em 1977 tornou-se professor.

Um dos pontos de destaque de sua trajetória ocorre em 1992, quando a Editora Atual queria lançar um livro sobre Sociologia da Educação, pensando especificamente no público do Ensino Médio e convidou Tomazi para fazê-lo. O livro é, portanto, organizado por ele em conjunto com outros docentes. Intitulado “Iniciação à Sociologia”, o livro foi  publicado em 1993, em colaboração com o professor Pedro Roberto Ferreira, Maria José de Rezende, Regina Crespo e Marco César Alvarez. É a partir desse momento que a Sociologia da Educação se torna um ponto importante em sua carreira. Durante sua tese de doutorado, também escreveu outro livro a pedido da editora, sobre Sociologia da Educação para as escolas normais e de formação de professores, intitulado “Sociologia da Educação”, de 1997.

Paralelamente ao lançamento do livro e as diversas caminhadas para a divulgação do livro no Brasil, ocorria também a discussão para a implementação da Sociologia no Ensino Médio no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. É neste momento que o professor Lejeune Mato Grosso convida Tomazi para participar da Federação Nacional dos Sociólogos (FNS) e discutir a inserção da Sociologia nessa etapa de ensino.

No ano de 2005, novamente a editora Atual, que depois se tornaria parte do grupo Saraiva, o procurou para a escrita de mais um livro solo. Esse tinha como objetivo se adiantar ao PNLD (Programa Nacional para o Livro Didático), que já existia, mas ainda não incluía a disciplina de Sociologia para o Ensino Médio. O livro foi publicado em 2007, cinco anos antes da inserção da Sociologia como disciplina no PNLD, em 2012.[1] O livro teve, nesse edital, uma aquisição no total de 2.687.033 exemplares, correspondendo à 70,08% do total de adquiridos, o que fez com que o livro “Sociologia para o Ensino Médio” fosse distribuído  para as escolas de todo o Brasil.[2]

O livro “Sociologia para o Ensino Médio” foi aprovado mais uma vez no edital do PNLD de 2015. O livro ganhou uma nova edição, com atualizações e acréscimos em relação à versão anterior. Nesse edital, foram aprovados o total de seis livros, na qual o do Tomazi teve 1.250.718 de cópias adquiridas, correspondendo à 16,56% do total.[3]

Como estava inserido nas discussões acerca do ensino de Sociologia para o Ensino Médio, Tomazi também foi convidado para escrever as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) em conjunto com o professor Amaury César Moraes e a professora Elisabeth da Fonseca Guimarães, publicadas em 2006, documento que se tornou uma referência fundamental para os cursos de licenciatura em ciências sociais de todo o país. Tomazi também participou da formulação inicial das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, na disciplina de Sociologia, do Estado do Paraná (DCEB/PR) que tiveram uma primeira versão publicada em 2006 e uma segunda em 2008, mas não da redação final. Tomazi também participou da fundação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) em 2012.

Sugestões de obras do autor:

TOMAZI, Nelson Dácio (org.). Iniciação à Sociologia. São Paulo, SP: Editora Atual, 1993. 264 p.

TOMAZI. Nelson Dácio. Sociologia da Educação. São Paulo, SP: Editora Atual, 1997. 194 p.

TOMAZI, Nelson Dácio; BALTAR, Ronaldo; COLOGNESE. Sílvio Antônio. Elementos para orientar a leitura e a escrita. Cascavel, PR: Editora Coluna do Saber, 2005, 182 p.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações curriculares para o Ensino Médio. (Sociologia). Brasília, DF, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em 03 dez 2021.

TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio. 2ª edição. São Paulo, SP: Saraiva, 2010. 256 p.

Sobre o autor:

SILVA, Roniel Sampaio. Entrevista com Nelson Dácio Tomazi. Revista Café com Sociologia, v. 1, n. 1, p. 62-71, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Dados estatísticos de anos anteriores: PNLD 2012 – Valores de aquisição por título – Ensino Médio (inclui EJA). Brasília, DF, s/d. Acesso em: 03 dez 2021. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos-anos-anteriores.

______. Dados estatísticos de anos anteriores: PNLD 2015 – Valores de aquisição por editora e título – Ensino Médio. Brasília, DF, s/d. Acesso em: 03 dez 2021. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos-anos-anteriores.

[1]     Salientamos que o livro “Sociologia para o Ensino Médio” foi publicado um ano após o Parecer CNE/CEB nº 38/2006, aprovado em 7 de julho de 2006, que institui a inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio. Outra informação importante é destacar que esse livro foi publicado um ano antes da Lei 11.684/2008 que instituía, portanto, a obrigatoriedade do ensino dessas duas disciplinas em todas as séries do Ensino Médio.

[2]     Vale ressaltar que além do livro “Sociologia para o Ensino Médio”, mais um livro foi aprovado no edital do PNLD de 2012: Tempos modernos, tempos de Sociologia, configurando o total de 1.147.457 exemplares. Ao contarmos o total dos dois exemplares, chegamos à marca de 3.834.487 exemplares para a disciplina de Sociologia (BRASIL, s/da, p. 11).

[3]     Acrescentamos que no edital de 2015, entre os seis exemplares aprovados, foram adquiridos 7.554.074. Os títulos são: Sociologia Hoje; Tempos modernos, tempos de Sociologia; Sociologia para jovens do século XXI; Sociologia em movimento; Sociologia para o Ensino Médio; Sociologia – volume único (BRASIL, s/db).