Luiza Helena Pereira

Por Daniel Gustavo Mocelin (UFRGS)

Quando nos deparamos, à primeira vista, com uma professora franzina e de fala serena, não imaginamos estar diante de uma das mais articuladas ativistas do movimento pela obrigatoriedade do ensino escolar da Sociologia no país. Dedicada à formação inicial e continuada de professores, Luiza Helena Pereira destacou-se como docente do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atuou por 21 anos, de 1993 a 2014, e se tornou uma protagonista na luta que culminou na reintrodução da Sociologia com status de disciplina no currículo do ensino médio brasileiro, a partir da Lei n. 11.684, de 2008.

Com a trajetória profissional marcada pela sua passagem por escolas, universidades, associações científicas e entidades de representação de classe, Luiza está entre os agentes responsáveis por erguer entre essas instituições muitas pontes que ajudaram a pavimentar o caminho para a inserção de milhares de cientistas sociais no mercado de trabalho, em todo o país. Partindo de sua experiência no contexto gaúcho, assumiu destaque nacional na construção de uma rede que vem promovendo a profissionalização dos licenciados em Ciências Sociais e a qualificação do ensino de Sociologia aplicado à escola. Com trânsito por toda essa rede, tornou-se referência histórica na área e atualmente compõe o Comitê de pesquisa sobre o ensino, da Sociedade Brasileira de Sociologia (CP18/SBS).

Nascida em 7 de setembro de 1950, Luiza é natural de Bom Retiro do Sul, município do Vale do Taquari, na região central do estado do Rio Grande do Sul. Irmã mais nova de Tânia Maris e gêmea de Luís Fernando, esse último também seguiu carreira universitária. Quando tinha três anos de idade, seus pais migraram para a capital gaúcha em busca de melhores oportunidades de trabalho, onde puderam incentivar a escolarização dos filhos. Estudiosa desde a infância e com muito gosto pelas humanidades, Luiza frequentou o ensino primário na escola Dinah Neri Pereira, então anexo do Instituto de Educação, tradicional escola pública de Porto Alegre, e concluiu, em 1970, o ciclo Ginasial e o ensino Normal – que formava para o magistério – no Colégio Americano, onde se tornou, logo em seguida, professora de ensino primário. Desde a escola, se encantou pela Sociologia e pela Filosofia, disciplinas que compunham o currículo do magistério naquela época. Sua escolha por prestar vestibular para Ciências Sociais se fortaleceu depois de assistir uma palestra dos professores Enno Dagoberto Liedke Filho e Laudelino Medeiros, onde eles apontaram a Sociologia como uma área dedicada à pesquisa e um campo profissional que viria a ser muito necessário no futuro.

Entre 1971 e 1974, Luiza cursou o Bacharelado e a Licenciatura em Ciências Sociais na UFRGS, sendo a única da turma a se formar nas duas ênfases, naquele ano. Foi aluna do mestrado em Sociologia/UFRGS, de 1975 a 1980. Sua dissertação, orientada pela profa. Élida Rubini Liedke, abordou o papel do BNH na acumulação privada de capital. Em 1976, prestou concurso para professora da rede estadual de ensino, assumindo as aulas de história e geografia nas escolas Roque Callage e Alcides Cunha. No início da década de 1980, passou a ministrar disciplinas de Sociologia na Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA), uma sociedade educacional privada de ensino superior. Nesse período, também assumiu a matéria de Sociologia no Instituto de Educação General Flores da Cunha e na supervisão de estagiários da Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS.

Desde a graduação, Luiza se manteve conectada com colegas da UFRGS, em razão de seu engajamento na Associação Gaúcha dos Sociólogos (AGS), entidade que mais tarde se tornou o Sindicato dos Sociólogos do Rio Grande do Sul, que viria a assumir papel central na luta pela obrigatoriedade da Sociologia no ensino médio. É importante situar, portanto, como sua carreira foi se constituindo baseada no ensino, lecionando em todos os níveis, do ensino primário até o ensino superior. Em 1992, Luiza prestou concurso para a UFRGS e, aprovada, assumiu no Departamento de Sociologia. Passou a lecionar a disciplina de Introdução à Sociologia. Em 1996, iniciou o Doutorado no PPG em Sociologia/UFRGS. Sua tese, orientada pela professora Maria Assunta abordou o serviço de ouvidoria hospitalar. Passou a lecionar a disciplina de Sociologia da Saúde, integrando-se ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Saúde Coletiva (Nipesq/UFRGS).

Estando envolvida na pesquisa sobre os cursos de Ciências Sociais, foi designada a participar da comissão para uma reforma curricular do curso de Ciências Sociais da UFRGS, colocada em prática em 1997. Essa comissão identificou a necessidade de fortalecer a Licenciatura, em consonância com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. A expectativa de a Sociologia ser reintroduzida no ensino médio como disciplina obrigatória viria a ampliar a demanda por cientistas sociais, exigindo qualificar a formação pedagógica dos licenciandos. Foi criada então uma disciplina exclusiva para o curso de Licenciatura, com o objetivo de conectar conteúdos das Ciências Sociais e da Educação, tendo por foco as diretrizes curriculares do ensino médio. Por ser a única entre os professores a ter experiência com o magistério, coube à Luiza ministrar essa disciplina.

Na regência da disciplina, percebeu a necessidade de conhecer a situação do ensino da Sociologia nas escolas e de problematizar o perfil dos professores, as práticas pedagógicas e as metodologias de ensino. Os resultados das pesquisas subsidiaram suas atividades de ensino e passaram a ser utilizados como recurso pedagógico. Tais estudos foram sendo apresentados em encontros promovidos pelo Sinsociólogos/RS, nos encontros de Cursos de Ciências Sociais, organizados pela Federação Nacional dos Sociólogos, bem como nos congressos científicos da Sociedade Brasileira de Sociologia. Nesse período, Luiza mobilizou e foi mobilizada por seus colegas e estudantes, ampliando seu engajamento ao ajudar a articular os agentes de associações científicas, secretaria de educação, sindicato de professores, sindicato de sociólogos, vereadores e deputados, em torno da defesa da Sociologia no ensino médio. Em 2002, foi membro da comissão de ensino na chapa eleita para comandar a Federação de Sociólogos.

Na UFRGS, Luiza contribuiu com os três pilares fundamentais dessa instituição, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão. Coordenou três cursos de extensão voltados a professores de escolas, os dois primeiros em 2001 e 2003, respectivamente, e um terceiro entre 2012 e 2013. Depois de uma pausa para recuperação de um transplante de fígado em 2004, retomou suas atividades, com o mesmo esmero. Entre 2006 e 2007, foi docente e vice-coordenadora de Curso de Especialização em Projetos Sociais e Culturais Escola Aberta. Em 2006, em conjunto com ex-alunos, criou o Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (Laviecs), uma experiência pioneira no país. Mais do que um grupo de pesquisa, o Laviecs mobilizou recursos científicos, humanos e materiais para executar atividades que aproximassem a Universidade da escola, contribuindo com a produção científica sobre o ensino da Sociologia e promovendo um curso de pós-graduação lato sensu em ensino da Sociologia (2013-2015), dedicado a professores da disciplina em escolas gaúchas, em diversas regiões do estado. Profunda conhecedora dos fundamentos pedagógicos da Sociologia escolar, por duas vezes foi avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2012 e 2015. Em 2015, Luiza foi conferencista de abertura do IV Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), promovido pela SBS e realizado na Unisinos/RS.

A produção da professora Luiza tem forte caráter diagnóstico, bastante ancorado em sua trajetória em círculos de debates dedicados a explorar “o quê ensinar de?”, “por que ensinar?” e “como ensinar?” Sociologia no Ensino Médio.

Gosta de parafrasear um dos autores clássicos da Sociologia, “nós fazemos a história, mas conforme circunstâncias que se impõem aos indivíduos, que nos são transmitidas e legadas”. Luiza se nega a usar o pronome no singular, optando pelo seu plural – “nós”, para expressar os feitos de que participou. Atribui a seus colegas, aos interesses institucionais e, inclusive, a seus alunos, todo o resultado de seu trabalho. Nesse sentido, inscreve sua biografia pelas redes da qual participa e que exercem influência sobre sua trajetória, inserções e conquistas.

Aposentada desde 2014, Luiza jamais nega um convite para falar sobre formação de professores e abordar sua paixão pelo ensino da Sociologia. Atualmente, é possível encontrar diversas lives na Internet com sua participação. Sempre presente nos eventos de ensino das Ciências Sociais, não há um encontro de área em que não se conte com a sua presença.

Durante a sua trajetória, Luiza cumpriu uma das mais nobres funções da docência universitária, ao formar licenciados que têm a missão não apenas de ensinar a “imaginação sociológica” na escola, mas a de valorizar o conhecimento sociológico junto à esfera pública. Esse é um movimento que faz a Sociologia transpor os muros que separam a academia da sociedade. Responsável por introduzir novos participantes na causa pelo ensino de Sociologia na escola, Luiza continua inspirando muitos iniciantes, sobretudo quando defende que ensino e pesquisa são indissociáveis na formação de professores. A ousadia e a perseverança da professora Luiza expressam um legado inestimável, derivado de sua fé pedagógica no ensino escolar de Sociologia, que já se encontra enraizado da universidade à escola.

Sugestões de obras da autora:

PEREIRA, Luiza Helena. O ensino de Sociologia e os laboratórios de ensino. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020, pp. 201-205.

PEREIRA, Luiza Helena. Por uma sociologia da sociologia no ensino médio. In: GONÇALVES, Danyelle Nilin; MOCELIN, Daniel Gustavo, MEIRELLES, Mauro (Orgs.). Rumos da Sociologia no Ensino Médio: Eneseb2015, formação de professores, Pibid e experiências de ensino. Porto alegre: Cirkula, 2016, pp. 339-360.

PEREIRA, Luiza Helena. Sociologia: a arte da ruptura, da construção e da explicação. São Leopoldo, Ciências Sociais Unisinos, v. 51, n. 3, p. 244-250, set./dez. 2015.

PEREIRA, Luiza Helena; AMARAL, Jonathan Henriques do. A sociologia no ensino médio em Porto Alegre-RS. Londrina, Cient., Ciênc. Human. Educ., v. 11, n. 1, p. 15-22, Jun. 2010.

PEREIRA, Luiza Helena. Qualificando o ensino da Sociologia no Rio Grande do Sul. In: PLANCHEREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes Fernandes. (Org.). Leituras sobre Sociologia no Ensino Médio. Maceió: EDUFAL, 2007, p. 135-150.

PEREIRA, Luiza Helena. Qualificando futuros professores de sociologia. Londrina, Mediações (UEL), v. 12, p. 143-157, 2007.