Heleieth Iara Bongiovani Saffioti

(1934-2010)

Interesses de pesquisa

Feminismo; estudos de gênero; violência de gênero; gênero, mulheres e capitalismo.

Heleieth Iara Bongiovani Saffioti, nasceu em 1934, na cidade de Ibirá (SP). Graduou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) em 1960. Em 1967, defendeu sua tese de livre-docência na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (FFCLA), hoje Universidade Estadual Paulista (UNESP), intitulada A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Desde 1963, atuou como professora e pesquisadora nessa mesma instituição, onde recebeu, em 2009, o título de professora emérita. Também foi professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora visitante na Faculdade Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na qual fundou o Núcleo Gênero, Etnia e Classe: Estudos Multidisciplinares (GECEM).

Saiba mais sobre Heleieth Saffioti em SBS MEMÓRIA

Livros

A Mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Ed. Quatro Artes, 1969.
[Republicado em 1976, pela Editora Vozes; e em 2013, pela Editora Expressão Popular. Publicado em inglês com o título Women in class society. New York: Monthly Review Press, 1978].

Profissionalização feminina: professoras Primárias e operárias. São Paulo : Faculdade de filosofía, ciências e letras, 1969.

Emprego doméstico e capitalismo (tomo I). Petrópolis: Vozes, 1978.
LINK: https://drive.google.com/file/d/0BweR5ZLUhMHgMFBEVmZ3QTNtUkk/view

Emprego doméstico e capitalismo (tomo II). Rio de Janeiro: Avenir, 1979.
LINK: https://drive.google.com/file/d/0BweR5ZLUhMHgMFBEVmZ3QTNtUkk/view

Do Artesanal ao industrial. A exploração da Mulher: um estudo de operárias têxteis e de confecções no Brasil e nos Estados Unidos. São Paulo: Hucitec, 1981.
LINK: https://drive.google.com/file/d/0BweR5ZLUhMHgbDhTekdQWHFBTlU/view

O fardo das trabalhadoras rurais. Araraquara: Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação – UNESP, 1983.

The impact of industrialization on the structure of female employment. East Lansing: International Office of Women in International Development, Michigan State University, 1983.

Mulher brasileira: opressão e exploração. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.

O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
LINK:https://drive.google.com/file/d/0BweR5ZLUhMHgbDBwZEJGcmNnWk0/view

(com Monica Muñoz- Vargas). Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994.
LINK: https://drive.google.com/file/d/0BweR5ZLUhMHgQmh0UFBCX2FOeTg/view

(com Suely Souza de Almeida). Violência de gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995.
LINK: https://drive.google.com/file/d/0BweR5ZLUhMHgX0pGTGVaamFicFk/view

Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

Artigos e Papers

“A educação como problema social no Brasil”. Sociologia. v. XXV, n.2, 1963.

“Divisão do trabalho e solidariedade social”. Boletim da Cadeira de Sociologia e Fundamentos Sociológicos da Educação, Araraquara, 1965.

“Considerações sobre o nascimento do Estado Moderno”. Boletim da Cadeira de Sociologia e Fundamentos Sociológicos da Educação, Araraquara, 1965.

“Bases da organização da Empresa Agropecuária de Subsistência”. Revista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara – UNESP, Araraquara, 1965.

“O inconformismo juvenil”. Boletim da Cadeira de Sociologia e Fundamentos Sociológicos da Educação, Araraquara, 1966.

“Fatores sócio-econômicos na gênese da prostituição”. In: 1ºSeminário Regional de Estudo sobre Prostituição”, 1967.

“O trabalho como atividade diferencialmente alienadora para o homem e a mulher na sociedade de classes”. Ciência e Cultura (SBPC), vol. 20, n.2, 1968.

“A condição da mulher nas sociedades de classes”. Ciência e Cultura (SBPC), vol. 20, n.2, 1968.

“Identificação dos obstáculos ao desenvolvimento na América Latina” Seminário Latinoamericano sobre Desarrollo y Politica Social. 1970.

“A condição da mulher na sociedade competitiva”. 23º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 1971.

“Aspectos gerais do problema da mulher”. Simpósio a Condição Feminina no Brasil: Problemas Atuais”, realizado no interior da 24º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).1972.

“Profissionalização feminina”. 25º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).” 1973.

“Profissionalização de sociólogos”. Mesa redonda “Formação Escolar e Funções Profissionais do Sociólogo” realizada no interior da 26º Reunião Anual da Sociedade Braileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 1974.

“La Femme sous le Capitalisme: Oppression et Exploitation”. VIIIème Congrès Mondial de Sociologie. 1974.

“Relaciones de Sexo y de Classes Sociales”. Conferência sobre Perspectivas Femeninas sobre la Investigación en Ciencias Sociales en Latinoamérica.1974.

“A empregada Doméstica na Comunidade de Araraquara”. Mesa “Trabalho Feminino e Planejamento Familiar” realizada no interior da 27º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).Trabalho Feminino e Planejamento Familiar. 1975.

“A Licenciatura em Estudos Sociais”. “Simpósio O Ensino das Ciências Sociais no Brasil”, realizado no interior da 28º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) 1976.

“Women, Mode of Production and Social Formations”. In: Congresso Women and Development,1976.

“O Trabalho Feminino sob o Capitalismo Dependente: Opressão e discriminação”. Primeiro Encontro Nacional da ABEP, 1978. Anais do Primeiro Encontro Nacional da ABEP. Disponível em:

“Emprego doméstico e capitalismo”. Simpósio “Os papeis sociais da mulher” realizado no interior da 30º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 1978. (Outra).

“A mulher paulista na zona rural: produção e reprodução”. Simpósio “A mulher no Brasil rural” realizado no interior da 31º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC). 1979. (Outra).

“Famílias Rurales en el Estado de São Paulo: Algunas Dimensiones de la Vida Femenina” In: V Congresso Mundial de Sociologia Rural.1980. (Congresso).

O impacto da industrialização na estrutura do emprego feminino. GT 12- “A mulher e a força de trabalho” realizado no interior do IV Encontro da Anual da ANPOCS.1980.

“O Trabalho da Mulher e a Expansão do Capitalismo no Campo”. 33º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).1981.

(com Vera Lucia Botta Ferrante) “Mulher e trabalho numa zona rural paulista”. GT 12 – A mulher e a força de trabalho”realizado no interior do V Encontro da ANPOCS. 1981.

“Female work and modernization in textile”. International Interdisciplinary Congress of Women 1981. (Congresso).

“A Mulher e as Contradições do Capitalismo Agrário.” Seminário Internacional Mulher e Modernização da Agricultura na América Latina.1983.

“Aplicabilidade da Dialética Marxista nos Estudos das Relações entre Homens e Mulheres nas Sociedades de Classes. ” In: VIII Encontro da ANPOCS. 1984.

“.Dynamics and Causes of Women’s Unequal Incorporation in the Labour Force during the Industrialization Process.” In: International Meeting of Experts on Factors Influencing Women’s Access to Decision-Making Roles in Political, Economic and Scientific Life and Measures that May Be Taken to Increase their Responsabilities. 1984. (Encontro).

“Feminismo e seus Frutos no Brasil” In: Seminário CLACSO.1985. (Seminário).

“Pathways of Feminism in an Underdeveloped Socio-economic Context”. Congresso Feminis/Theory/Politics.1985. (Congresso).

“Brazilian Women’s Incorporation in the Labor Force in the Last Decade and their Past Trajectory.” In: Congresso da Latin American Studies Association. 1985. (Congresso).

“Grande perda para a Sociologia brasileira”. Perspectivas: revista de Ciências Sociais, vol.8, pp.229-230, 1985.

“Painel: Mulher Brasileira: depoimentos e reflexões” – Comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 1986. (Outra).

” O Processo de Individualização da Trabalhadora Rural” In: Seminário Mulher Rural – Identidades na Pesquisa e na Luta Política.1987. (Seminário).

“A Condição da Mulher Brasileira.” In: Encontro de Sociólogos.1987.

“Violence sexuelle et prostitution au Brésil contemporain”. Actes de la Reunion Internationale D’experts ET Bibliographies Annotées, França, 1987.
[Publicado em espanhol: Violencia sexual y prostitución en el Brasil contemporáneo”. Série Debate, Madrid, v. 4, 1989].

“O caráter androcênico das Ciências Sociais ou o Sexo dos Conceitos.” Painel Fronteiras do Conhecimento: A Óptica Feminina na História.1988.

“Mulher: Força de Trabalho e Objeto de Estudo”. Anais do X Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 1989.

“Ideologia e Razão Dualista”. GT 12 “A mulher na Força de Trabalho”, XIII Encontro Anual da ANPOCS. 1989.

“Força de Trabalho Feminina no Brasil”. Seminário de Tropicologia. 1989.

SAFFIOTI, H.I.B. “Rearticulando Classe e Gênero”. GT “Relações Sociais de Gênero”, XIV Encontro Anual da ANPOCS. 1990

“Circuito fechado: abuso sexual incestuoso”. GT 37 “Relações Sociais de Gênero”, XV Encontro Anual da ANPOCS. 1991.

“Epistemologia, Estado e Políticas Públicas Dirigidas a Mulher.” XVI Encontro Anual da ANPOCS. 1992.

“A rotinização da violência: o lugar da práxis na construção da subjetividade”. Congresso Internacional América 92: Raízes e Trajetórias.1992.

SAFFIOTI, H.I.B. “Violência nas Relações de Gênero”. XLV Encontro Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 1993.

“Diferença ou Indiferença: Gênero, Raça/Etnia, Classe Social”. VI Congresso Brasileiro de Sociologia. 1993.

“Violência de gênero no Brasil atual”. Revista Estudos Feministas, vol. 2, p.433-461, 1994.

“Violência e Direitos Humanos – Contexto Internacional” In: Seminário Violência contra a Mulher Como Obstáculo aos Direitos Humanos,1994.

“Metodologia de Pesquisa sobre Gênero”. Seminário de Documentação e Informação da Rede Feminista de Documentação.1994. (Seminário).

“Vitimização Social/Sexual de Crianças e Adolescentes.”. Colóquio Internacional: Formação, Pesquisa e Edição Feministas na Universidade: Brasil, França, 1994.

“Ideologia e representação social”. 46º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“No Fio da Navalha: Violência contra Crianças e Adolescentes no Brasil Contemporâneo” In: 18º Encontro Anual da ANPOCS.1994. (Encontro).

“O Tema da Violência de Gênero na Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim”. In: 19º Encontro Anual da ANPOCS.1995.

“Gênero, Raça e Classe Social”. Seminário Racismo, Sexismo e Cidadania: De Zumbi aos Dias Atuais – Fórum de Ciências e Cultura. 1995.

“Violência conjugal”. 48ª Reunião Anual da SBPC, São Paulo, 1996.

“Violência de gênero no Brasil: conceitos versus dados”. 48ª Reunião Anual da SBPC, São Paulo, 1996.

“Violência de gênero no Brasil: conceitos versus dados”. Paper apresentado na “Mesa-redonda: A Onipresença do Gênero nas Relações Humanas”. 48º Encontro Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 1996. (Outra).

“Gênero, classe social, raça”. Anais do Seminário contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Américas, 1997.

“Violência de gênero: o lugar da práxis na construção da subjetividade”. Lutas Sociais, vol. 2, pp.59-79, 1997.

“Equidade e paridade para obter igualdade”. O Social em Questão, vol. 1, 1997.

“Mesa-redonda: Análises de Gênero Construíram Paradigma(S) Metodológico(S)?”. 21º Encontro Anual da ANPOCS. 1997. (Outra).

“Influências do Pós-modernismo nas Teorias Feministas”. XXI Congresso da ALAS (Associação Latino-americana de Sociologia). 1997.

“Trabalho Feminino e Globalização.Trabalho Feminino e sua Evolução”. Simpósio Internacional Cidadania,1997.

“Violência Doméstica: do Privado ao Público.” In: Simpósio: El Abordaje de Género en América LAtina y su Incidencia en los Cambios Sociopolíticos – 49º Congresso Internacional de Americanistas.1997.

“Vida privada das pessoas públicas: Clinton vs. Lewinsky”. Lutas Sociais, vol. 5, pp.93-96, 1998.

“The Theoretical Status of Domestic Violence.” XIV World Congress of Sociology.1998.

“Patriarcado, racismo, capitalismo”. Revista Brasil Revolucionário, São Paulo, 1999.

Primórdios do conceito de gênero“. Cadernos Pagu, vol. 12, p. 157-164, 1999.

“Já se mete a colher em briga de marido e mulher”. São Paulo em Perspectiva,vol. 13, n. 4, pp. 82-91, 1999.

“Violência doméstica e suas consequências” In: XX International Congress Women Work Health.1999.

“Gênero e Patriarcado” IX Congresso Brasileiro de Sociologia – A Sociologia para o Século XXI. 1999.

“O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir”. I Simpósio Baiano de Pesquisadoras (es) sobre Mulher e Relações de Gênero – 50 Anos de O Segundo Sexo: Um Diálogo com Simone de Beauvoir.1999. (Simpósio).

“Abordagem ontológica do gênero”. I Conferência Latino Americana e Caribenha de Ciências Sociais.1999.

“Quem tem medo dos esquemas patriarcais de pensamento?”. Crítica marxista, vol. 11, pp. 71-75, 2000.

“Violência de Gênero ou o Gênero da Violência”. 52ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2000. (Outra).

“Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero”. Cadernos Pagu, Campinas , n. 16, pp. 115-136, 2001 .

“Subjetividad”. Herramienta – Revista de debate y crítica marxista, Buenos Aires, vol. 16, pp. 111-129, 2001.

“A discriminação de gênero e as diversas formas de violência contra a mulher”. Advocacia pro Bono em Defesa da Mulher Vítima de Violência, São Paulo, p. 33-42, 2002.

“Ser ou estar sociólogo”. Estudos de Sociologia, Araraquara, vol. 12, pp. 31-60, 2002.

“Violência estrutural e de gênero. Mulher gosta de apanhar?.Diálogos sobre Violência Doméstica e de Gênero – Programa de Prevenção, Assistência e Combate à Violência Contra a Mulher, Brasília, pp. 27-37, 2003.

“Histórico do movimento feminista e de mulheres”. II Conferência Regional de Políticas Para Mulheres 2007.

“Ontogênese e filogênese do gênero: ordem patriarcal de gênero e a violência masculina contra mulheres”. Série Estudos e Ensaios/ FLASCO Brasil, pp.1-44, 2009.

Capítulos de livro

“Ensino Médio”. In: Secretaria da Educação de São Paulo. (Org.). Anuário Paulista de Educação , 1968.

“Prefácio”. In: Maria Conceição D’incao e Mello. (org.). O “Bóia-Fria”: acumulação e miséria. Petrópolis: Vozes, 1975.

“Female labor and capitalism in the United States and Brazil”. In: Ruby Rohrlich-Leavitt. (org.). Women cross-culturally. Change and challenge: Mouton, 1975.

“Relaciones de sexo y clases sociales”. In: Maria Del Carmen E. de Leñero; B. Juárez Naucalpan. (org.). La mujer en América Latina (tomo III): Sepsetentas, 1975.

“FGTS: Ideologia e repressão”. In: Vera Lúcia S. B. Ferrante. (org.). Ideologia e Repressão. São Paulo: Ática, 1978.

“Relationships of sex and social class in Brazil”. In: June Nash; Helen I. Safa. (org.). Sex and class in Latin America. New York: F. Bergin Publishers, 1980.

(com Vera L. S. Botta Ferrante) “Famílias rurais no estado de São Paulo: algumas dimensões da vida feminina”. In: Maria Cristina Bruschini e Fúlvia Rosenberg (org.). Trabalhadoras do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1982.

“Um prefácio diferente, mas nem tanto”. In: Maria Amélia Azevedo. (org.). Mulheres espancadas. São Paulo: Cortez, 1985.

“Prefácio: o avesso da moda”. In: Alice R. P. Abreu. O Avesso da Moda. São Paulo: Hucitec, 1986.

“Feminismos e seus frutos no Brasil”. In: Sader, Emir. (org.). Movimentos sociais na transição democrática. São Paulo: Cortez, 1988.

“Movimentos sociais: faces femininas. In: Nanci Valadares de Carvalho. (Org.). A condição feminina. São Paulo: Vértice, 1988, pp. 143-178.

“Violência masculina contra a mulher”. In: Helcion Ribeiro. (Org.). Mulher e dignidade: dos mitos à libertação. São Paulo: Paulinas, 1989, pp. 25-42.

“Exploração Sexual de Crianças”. In: Maria Amélia Azevedo; Viviane Guerra. (org.). Crianças vitimizadas: a síndrome do pequeno poder. São Paulo: Iglu, 1989, pp. 49-95.

“A síndrome do pequeno poder”. In: Maria Amélia Azevedo; Viviane Guerra. (org.). Crianças Vitimizadas: a síndrome do pequeno poder. São Paulo: Iglu, 1989, v. , p. 13-21.

“Prefácio ou Post-fácio?”. In: Marlise Vinagre Silva. (Org.). Violência contra a mulher: Quem mete a colher?. São Paulo: Cortez, 1992, pp. 11-14.

“Rearticulando gênero e classe social”. In: Albertina de Oliveira Costa; Cristina Bruschini. (org.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992, pp. 183-215.

“Ideologia, Ideologias”. In: Gabriel Chalita. (org.). Vida para sempre jovem. São Paulo: Siciliano, 1993, pp. 63-81.

“Introdução”. In: Heleieth I. B. Saffioti; Mônica Muñoz-Vargas. (org.). Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994, pp. 11-26.

“A Violência contra a mulher no Brasil contemporâneo”. In: Heleieth I. B. Saffioti; Monica Muñoz-Vargas. (Org.). Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994, pp. 151-185.

“Pósfácio: conceituando gênero”. In: Heleieth I.B. Saffioti; Mônica Muñoz-Vargas. (org.).Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994, pp. 271-281.

“Igualdade e (in)Diferença: gênero, raça/etnia e classe social”. In: Sérgio Adorno. (org.). A Sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1995, pp. 159-165.

“Abuso sexual pai-filha”. In: Fátima Quintas. (org.). Mulher negra: preconceito, sexualidade e imaginário. Recife: Massangana, 1995, pp. 162-198.

“Circuito fechado: abuso sexual incetuoso. In: Mulheres: vigiadas e castigadas. São Paulo: CLADEM Brasil, 1995, pp. 271-353.

“A dimensão gênero no desenvolvimento”. In: Eduardo Augusto Guimarães. (Org.). Relatório sobre o Desenvolvimento Humano no Brasil 1996. Brasília: PNUD/IPEA, 1996.

“Violência doméstica ou a lógica do galinheiro”. In: Márcia Kupstas. (org.). Violência em debate. São Paulo: Moderna, 1997, pp. 39-57.

“No fio da navalha: violência contra crianças e adolescentes no Brasil atual”. In: Felícia Reicher Madeira. (org.). Quem mandou nascer mulher?. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997, pp. 135-211.

“Agressões sexuais contra crianças e adolescentes”. In: João Jesus da Costa. (org.). Rompendo o silêncio. São Luís: Aspectos, 1997, pp. 35-60.

“Los ejes del poder: una jerarquía de la violencia en Brasil”. In: Ana Maria Brasileiro. (Org.). Las Mujeres contra la violencia: rompiendo el silencio. New York: UNIFEM, 1997, pp. 81-93.

“Prefácio”. In: Mary Garcia Castro; Miriam Abramovay. (org.). Gêneros do poder. Engendrando um novo feminismo desde as bases. Brasília: UNESCO/CEPIA, 1998.

“Prefácio”. In: Maria A. Moraes Silva. (Org.). Errantes do fim do século. São Paulo: UNESP, 1998.

“Modernização do agribusiness e o modelo tecnicista na formação superior em ciências agrárias”. In: Marcelo M. L. de O. Ribeiro; Celso da Costa Carrer. (org.). Agropecuária e desenvolvimento. São Paulo: Loyola, 1999, pp. 43-60.

“O Estatuto Teórico da Violência de Gênero”. In: José Vicente Tavares dos Santos. (org.). Violência em tempos de globalização. São Paulo: HUCITEC, 1999, pp. 142-163.

“As vítimas preferidas da violência de gênero”. In: Marcos Ribeiro (org.). O prazer e o pensar. São Paulo: Editora Gente, 1999, pp. 187-204.

“Violência contra a mulher e violência doméstica”. In: Cristina Bruschini; Sandra G. Unbehaum (org.). Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Editora 34, 2002, pp. 321-338.

“Violência doméstica: questão de polícia e da sociedade”. In: Mariza Corrêa (org.). Gênero e cidadania. Campinas: Pagu-Núcleo de Estudos de Gênero, Unicamp, 2002. pp. 59-70.

“Conceituando o gênero”. In: Secretaria Municipal de Educação; Coordenadoria Especial da Mulher. (Org.). Gênero e educação, 2003, pp. 53-60.

“Estar ou ser sociólogo”. In: César Barreira. (org.). A Sociologia no Tempo. São Paulo: Cortez, 2003.

“Violência contra mulheres”. In: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. (Org.). Relatório sobre a dignidade humana e a paz no Brasil. São Paulo: Editora Salesiana e Editora Paulinas, 2003, pp. 137-158.

“Brasil: violência, poder e impunidade.. In: Thimoteo Camacho. (Org.). Ensaios sobre Violência. Vitória: EDUFES, 2003.

“Diferença ou indiferença: gênero, raça/etnia, classe social”. In: Tatau Godinho; Maria Lúcia da Silveira. (org.). Políticas públicas e igualdade de gênero. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, 2004, pp. 35-42.

“Gênero e patriarcado: violência contra mulheres”. In: Gustavo Venturi; Marisol Recamán; Suely de Oliveira. (org.). A mulher brasileira nos espaços público e privado. 1ed.São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

“Gênero e patriarcado”. In: Márcia Castillo-Martín; Suely de Oliveira. (org.). Marcadas a ferro. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2005, pp. 35-76.

“A ontogênese do gênero”. In: Cristina Stevens; Tania Navarro Swain. (org.). A construção dos corpos: perspectivas feministas. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008, pp. 149-181.