Antonio David Cattani

Por Maurício Rombaldi (UFPB)

Antonio David Cattani ou, simplesmente, Cattani, nascido na cidade de Garibaldi, RS, em 23 de janeiro de 1952, é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua trajetória acadêmica foi marcada pela passagem por universidades de prestígio internacional. Concluiu o doutorado na Université de Paris I – Panthéon-Sorbonne, foi pesquisador visitante na University of Oxford e professor visitante na Università di Bologna, as três primeiras universidades do mundo.

Sua contribuição para o campo da sociologia foi concentrada nas análises sobre o mundo do trabalho, com especial ênfase nas questões sindicais. Sua produção intelectual está documentada em dezenas de livros publicados no Brasil, Argentina, Colômbia, México, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Atuou não apenas no ambiente universitário. Enquanto defensor de uma sociologia pública, estabeleceu constante diálogo com organizações sociais, tendo proferido centenas de palestras, tanto no meio acadêmico, quanto em sindicatos e associações populares.

Dentre suas obras, destaca-se o Dicionário de Trabalho e Tecnologia, referência na sociologia do trabalho brasileira e que contribuiu para a formação de pesquisadores acadêmicos e ativistas socias. A publicação atingiu oito edições, sendo as três últimas realizadas em colaboração com Lorena Holzmann e agraciada, em 2007, com o Prêmio Açorianos de Literatura.

Durante anos, desenvolveu reflexões sobre a construção de alternativas utópicas. Entre diversas produções, destacam-se duas obras que obtiveram grande repercussão: Fórum Social Mundial: a construção de um mundo melhor e A Outra Economia. Esta última obteve extraordinário reconhecimento internacional. Em 2004, contando em parceria com os professores Jean-Luis Laville e José Luis Coraggio foi ampliada com verbetes de diversos autores latino-americanos e publicada sob o título Diccionário de la otra economia. De forma semelhante, uma versão francesa foi preparada com a contribuição de Jean-Luis Laville, do Conservatoire National des Arts e Métiers de Paris e difundida em duas edições. O sucesso da versão francesa ensejou, ainda, a publicação parcial da obra na Itália (2007) e com uma editoração mais completa, na Índia e no Reino Unido intitulada The Human Economy (2010).

O percurso internacional de Cattani também se deu em meio a organizações acadêmicas latino-americanas. Por mais de dez anos, o pesquisador participou da coordenação do Grupo de Trabalho Desigualdad, Exclusión y Vulnerabilidad Social, da Associação Latino Americana de Sociologia, um dos GTs mais concorridos da ALAS. Nessa oportunidade, estabeleceu parcerias e desenvolveu trabalhos relacionados ao estudo das desigualdades socioeconômicas na América Latina, em conjunto com Laura Mota, da Universidad de Toluca, México e Néstor Cohen, da Universidad de Buenos Aires, Argentina.

As reflexões sobre o mundo do trabalho e a utopia social indicaram para ele um impasse político: a luta coletiva, seja ela por meio das instituições (partidos ou sindicatos) seja ela pelo voluntarismo utópico, pareciam trazer resultados efêmeros. Apesar do retorno à democracia e apesar do esforço extraordinário dos movimentos populares, a desigualdade socioeconômica não diminuía de maneira substancial. O permanente fosso social levou-o a modificar o foco das suas análises. Desde meados dos anos 2000, Cattani passou a pesquisar “o outro lado”. Para ele, as Ciências Sociais, de modo geral, veem os pobres como os únicos desiguais e não enxergam as classes abastadas. Por isso, começou a direcionar sua produção para o entendimento dos agentes do processo de concentração de renda, sobre os Carí$$imos ricos e os Ricos, podres de ricos (títulos de alguns de seus trabalhos). O desdobramento “terrorista do grande capital” foi tratado no seu livro “A síndrome do mal” (2020).

Sugestões de obras autor:

CATTANI, A. D. Riqueza desmistificada. Demystifying wealth. Porto Alegre: Marca Visual, 2013 –Edição bilíngue português/inglês. 3ª edição 2018

CATTANI, A. D. Carí$$imos ricos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2019

CATTANI, A. D. Ricos, podres de ricos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2017, 2ª ed. 2018

CATTANI, A. D. A sociedade justa e seus inimigos. (Com Marcelo Oliveira). Porto Alegre: Tomo Editorial, 3ª ed. 2018

CATTANI, A. D. A síndrome do mal. Porto Alegre: Cirkula, 2020