Curso de Extensão “200 anos de Sociologia”

Publicado em 31 de agosto de 2021

Por Fernanda Alcântara (UFJF) e
Giulle da Mata (UFOP)

A proposta do Curso de Extensão “200 anos de Sociologia” surgiu em solução de continuidade com o trabalho desenvolvido no GT19 “Teoria, Gênero e Conhecimento” (SBS 2021). Dois eixos estruturam a proposta do GT: a necessidade de conhecer e divulgar o trabalho de mulheres na produção de conhecimento sociológico e a demanda por reorganização da forma de se divulgar o conhecimento sociológico uma vez que se reconhece a rica diversidade de perspectivas para além da forma canônica de ensino de sociologia. A ausência sentida em relação às mulheres levou ao questionamento do não-lugar também em relação a outros teóricos e, consequentemente, à demanda por uma reconsideração do conceito de “clássico”.

A proposta do Curso de Extensão “200 anos de sociologia” segue o veio dessa demanda por “dissonância cognitiva” (Peter Berger e Anton Zijderveld – “Em Favor da Dúvida: como ter convicções sem se tornar um fanático”, 2012) via acesso a uma oportunidade de pluralização das perspectivas, de enriquecimento de nossa paleta de referenciais teóricos, de informação sobre uma “história” mais abrangente e processual da Sociologia que praticamos e divulgamos. A intenção primeira é a de promover a socialização do conhecimento especializado sobre autores específicos tendo em vista dois objetivos: (1) garantir o acesso horizontalizado e facilitado à diversidade de teóricos, teóricas, tradições e constelações intelectuais e (2) contribuir para o redimensionamento da história da Sociologia entre nós. O objetivo a longo prazo é disponibilizar um material útil para a complexificação do processo de institucionalização da Sociologia e produção do conhecimento sociológico à medida que, ouvindo as exposições de nossos convidados, especialistas nos mais diversos autores e linhagens teóricas, sejamos capacitados para cotejar argumentos, promover deslocamentos e romper o automatismo da divulgação do conhecimento produzido ao longo de dois séculos em nosso campo disciplinar.

Começamos pelo levantamento dos autores pouco ou nada divulgados e, munidas da lista, fomos em busca de pessoas que pudessem nos apresentar de forma bastante didática esses personagens relegados à condição de coadjuvantes na rica história da Sociologia, mas que contribuíram na estimulação de ideias, argumentos, métodos, “conceitos-chave”, agenda de problemas, tradução de categorias de outras disciplinas. À medida que fomos contactando os especialistas, outros personagens foram indicados para o roteiro e de maneira que o Curso ganhou amplitude:

  • Módulo I: Fundação da Sociologia (1830-1840)
  • Módulo II: Institucionalização da Ciência Sociologia (1840-1860)
  • Módulo III: Institucionalização da Disciplina Sociologia (1860-1900)
  • Módulo IV: Institucionalização da Disciplina Sociologia (Século XX)

O critério suplementar adotado para estabelecer a ordem de apresentação desses personagens da história da Sociologia foi a data de nascimento dos autores e para cada um deles foi encomendada uma exposição contendo uma descrição e uma justificação de filiações teóricas, além da consideração da posição do teórico apresentado na constelação intelectual de seu tempo e atualmente no que se refere ao conceito de clássico.

Os encontros terão média de 02 horas por semana, de modo remoto, prezando pela participação livre e aberta aos inscritos.

O Módulo I Fundação da Sociologia (1830-1840), com carga horária de 12 horas, terá início no dia 03/09/2021, próxima sexta-feira, e seguirá até o dia 08/10/2021, quando teremos a oportunidade aprender com especialistas sobre a posição de Auguste Comte, Harriet Martineau e Alexis de Tocqueville no momento determinado como o de Fundação da Sociologia.

O Módulo II Institucionalização da Ciência Sociologia (1840-1860), com carga horária de 18 horas, começará no dia 15/10/2021, será dedicado à localização de autores com publicações relevantes no contexto inicial de institucionalização da Sociologia como Ciência e serão contemplados Flora Tristan (1803-1844), Frédéric Le Play (1806-1882), Lorenz von Stein (1815-1890), Karl Marx (1818-1883) e Herbert Spencer (1820-1903).

Os outros dois Módulos estão sendo estruturados e terão início em 2022. Estamos abertas a sugestões de nomes de teóricos e teóricas, bem como de pesquisadores que possam realizar exposição sobre eles e elas. Nosso contato é o blog fernandahcalcantara.blogspot.com ou pelo instagram fernandahcalcantara, nos quais as artes de divulgação e informação estão sendo disponibilizadas.

Sejam todos muito bem-vindos!

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Sociedade Brasileira de Sociologia
O 5º SIALAT - Seminário Internacional América Latina e Caribe é um evento Pré-Alas e acontece em parceria com a Sociedade Brasileira de Sociologia.As atividades acontecerão na Universidade Federal do Pará (Belém-PA), durante os dias 24 a 26 de abril de 2024. A programação conta com Mesas Redondas, Conferências, Grupos de Trabalho, Oficinas, Minicursos, Sessões de Posteres e Lançamento de livros.🌐 Confira agora todas as atividades que fazem parte dessa programação e garanta já sua inscrição!sialat2024.com.br/Acompanhe @sialatufpa e fique por dentro de todas as informações.#sialat #préalas #sociologia #AméricaLatina #caribe ... Ver maisVer menos
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A Sociedade Brasileira de Sociologia é parceira na realização do 5ª SIALAT – Seminário Internacional América Latina e Caribe. O evento acontece durante os dias 24 a 26 de abril, na Universidade Federal do Pará (Belém-PA) e abre as recepções do XXXIV CONGRESO INTERNACIONAL ALAS RD-CARIBE 2024, que acontecerá de 03 a 08 de novembro de 2024.Se você teve seu resumo para apresentação durante o 5º SIALAT, não se esqueça: hoje é o último dia para o envio do seu trabalho completo!🌐 Saiba mais sobre o evento e toda sua programação em: sialat2024.com.br/ #sialat #préalas #semináriointernacionalaméricalatinaecaribe ... Ver maisVer menos
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A Sociedade Brasileira de Sociologia se junta a representantes da sociedade civil e do poder público na reivindicação para retomada do Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica. A importância dessas disciplinas no currículo da educação básica se soma a urgente necessidade de retomada do currículo científico neutralizado na Base Nacional Comum Curricular e pela Lei Federal n. 13.415/2017. Discutir e aprovar a volta da Sociologia ao ensino médio é fundamental para a formação de qualidade da juventude brasileira.#ensinodesociologianaeducaçãobásica #sociedadebrasileiradesociologia ... Ver maisVer menos
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Acontece hoje, logo mais às 10h em Brasília (DF), a Audiência Pública sobre "A importância do ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica".Convocada pela deputada Profª Luciene Cavalcante, a audiência também poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados, no YouTube.A promoção do debate tem como objetivo reafirmar a importância do ensino de Filosofia e Sociologia na educação básica como uma ferramenta fundamental para contribuir com o desenvolvimento dos alunos nas diversas áreas pessoais. Essas disciplinas não apenas oferecem conhecimentos específicos sobre questões fundamentais da existência humana e da sociedade, mas também promovem habilidades essenciais para o pensamento crítico, compreensão do mundo e engajamento cívico.A Sociedade Brasileira de Sociologia se faz presente junto a participação confirmada da Coordenadora do Comitê de Pesquisa em Ensino de Sociologia, Profª Drª Sueli Guadelupe de Lima Mendonça.📌 Acompanhe a sessão em: www.youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial ... Ver maisVer menos
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📣 Amanhã, 11/04/2024, às 10h, a Comissão de Educação, por meio do requerimento da deputada Profª Luciene Cavalcante, realiza a Audiência Pública para o debate sobre a importância do ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica.A Audiência acontecerá presencialmente no Anexo II, Plenário 10 da Câmara dos Deputados em Brasília (DF) e também poderá ser acompanhada online via canal do YouTube @CamaradosDeputadosoficial ou pelo facebook da Profª Luciene Cavalcante. 📚 A importância da Sociologia no currículo da educação básica se soma a urgente necessidade de retomada do currículo científico neutralizado na Base Nacional Comum Curricular e pela Lei Federal n. 13.415/2017. Discutir e aprovar a volta da Sociologia ao ensino médio é fundamental para a formação de qualidade da juventude brasileira.Além de vários representantes do poder público e da sociedade civil ligadas a áreas de ensino e ciências, participará da audiência a Profª Drª Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, coordenadora do Comitê de Pesquisa em Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia.📌 Acompanhe a discussão: www.youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial#Ensinodesociologia #ensinodefilosofia #educaçãobásica #sociedadebrasileiradesociologia #cidadania ... Ver maisVer menos
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