Conheça os artistas que fizeram parte da programação de novembro do SBS Convida: Papo reto sobre racismo no Brasil.

Publicado em 1 de dezembro de 2020

A convite da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e do Comitê de Pesquisa em Sociologia das Relações Étnico-Raciais da SBS, Jessica Hipólito selecionou obras de 5 artistas brasileiros cujos trabalhos exaltam temas e reflexões sobre diversas questões étnico-raciais contemporâneas.

Jessica é museóloga, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre e doutoranda em Memória Social, na linha de Memória e Espaço pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É bolsista de doutorado pela CAPES, tendo experiência nas áreas de Museologia, Cultura e Memória, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso expositivo, relações raciais, educação museal e patrimonial, ações afirmativas e políticas de promoção de igualdade.

Foi então, por meio de sua curadoria que, ao longo das 4 semanas do “Papo reto sobre racismo”, André Vargas, Elian Almeida, Yhuri Cruz e Aline Motta, disponibilizaram algumas de suas obras, apresentadas em diálogo com os temas e debates trazidos pelas Lives da programação.

André Vargas

Cabofriense de nascimento, mas morador do Méier, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, traz a identidade suburbana no discurso, na vivência e também na produção artística. Acadêmico de filosofia, escritor de livro infantil e contestador das práticas coloniais através de obras que misturam escrita, religiosidade afro-brasileira e estratégias estético-visuais. Trabalhou com educação em espaços culturais como: Museu de Arte do Rio, Biblioteca Parque Estadual e Instituto Moreira Salles e como artista educador oficineiro no CCBB-RJ e no Museu de Arte Moderna – RJ.

André abriu a programação das exposições, fazendo parte da primeira semana de atividades que levou como tema: Nosso Legado: a formação do campo teórico das relações étnico-raciais no Brasil e as mudanças recentes.

Elian Almeida

Elian Almeida, nascido e criado na Baixada Fluminense é formado pelo Instituto de Artes da UERJ e atualmente cursa o último ano de licence em Cinema e Audiovisual no departamento de arts e médias da Université Sorbonne Nouvelle – Paris. Trabalhou como educador no Museu de Arte do Rio e ao longo de três anos pode desenvolver estratégias de mediação e pesquisa pautadas na perspectiva decolonial e na produção de contranarrativas.

Elian apresentou suas obras durante a segunda semana de atividades, que levou como tema Nossas conquistas: as lutas políticas contra o racismo no Brasil

Yhuri Cruz

Graduado em Ciência Política pela UNIRIO e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela UERJ, desenvolve sua prática artística trabalhando poética, literatura, proposições performativas – chamadas pelo artista de cenas -, que visam refletir as hierarquizações, opressões e sistemas de poder.

As obras de Yhuri integraram a programação da terceira semana de atividades, que trouxe como temática Nossos desafios: a persistência das desigualdades nas instituições.

Aline Motta

A artista visual, diretora e comunicadora Aline Motta é uma niteroiense que vive e trabalha em São Paulo. Graduada em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Cinema pela The New School University (NY).

Desenvolve diversas técnicas e práticas artísticas, utilizando fotografia, vídeo, instalação, performance, colagem, têxteis e arte sonora para criar e formar corporalidades outras, que dêem sentido e ressignifiquem memórias que elaboram novas formas de existir no mundo.

Como artista visual Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016, com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles 2018 e com 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça 2019. Participou das exposições “Histórias Feministas, artistas depois de 2000”, no MASP, “Histórias Afro-Atlânticas” na parceria institucional MASP e Instituto Tomie Ohtake. Atualmente, está com a mostra individual “Aline Motta: memória, viagem e água” no MAR – Museu de Arte do Rio.

Aline apresentou suas obras durante a última semana da programação, intitulada Nossas perspectivas: novas narrativas, novas epistemologias.

foto: Aline Motta

Para ver a descrição dessas e outras obras – além de conhecer um pouco mais da história desses artistas, acesse a página da SBS no Facebook.

Todas as lives do SBS Convida: papo reto sobre racismo no Brasil já estão disponíveis no canal da SBS tv, no Youtube. Confira!

Blog SBS

Facebook SBS

Hoje, às 19h, no canal da SBS no YouTube, temos mais uma sessão dos Seminários Internacionais de Pesquisa Hip Hop em Trânsito.O tema da mesa de hoje é "Hip-hop: direito à educação e à memória" e conta com a participação de Martha Diaz (Hip-Hop center education), Profa Ana Lucia Silva Souza (UFBA), e mediação de Cristiane Dias (USP). O Seminário Internacional de Pesquisa Hip Hop em Trânsito | “Hip-Hop: direito à educação e à memória” é promovido em parceria com o Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI-UNICAMP), o Programa de Pós-graduaçãp em Sociologia da UEL e o GT 6 Formas e Experiências Culturais Periféricas da Sociedade Brasileira de Sociologia. Não perca! ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
É amanhã, às 14h, no canal da SBS no YouTube!Não perca! ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
Seminário Internacional: “Hip-Hop: direito à educação e à memória” da linha de pesquisa “Hip-hop em Trânsito” do Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI-UNICAMP). Seminário promovido pelo CEMI, PPGSOC da UEL e o GT 6 Formas e Experiências Culturais Periféricas da Sociedade Brasileira de Sociologia. Estes encontros buscam apresentar o campo de pesquisas sobre Hip-hop em níveis nacional e internacional.O último seminário do ano acontecerá no dia 02/12/2021, às 19h, com a presença de Martha Diaz (Hip-Hop center education), Profa Ana Lucia Silva Souza (UFBA), com mediação de Cristiane Dias (USP). Organização: Jaqueline Santos (Cemi) e Daniela Vieira (UEL). ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
NOTA DE PESARA SBS se junta à Universidade Federal do Paraná e comunica com pesar o falecimento do professor Pedro Rodolfo Bodê de Moraes do Setor de Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais da UFPR, no último sábado, 27 de novembro. Pedro Bodê, muito querido pelos colegas e alunos, concluiu estágio pós-doutoral (IESP-UERJ), doutor em sociologia (IUPERJ), mestre em antropologia social (PPGAS/MN/UFRJ) e graduado em ciências sociais (UFF). Era professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito, ambos da Universidade Federal do Paraná. Teve importante participação como coordenador da Comissão Estadual da Verdade do Paraná e membro do Fórum Paranaense da Verdade, Memória e Justiça. Atuou ainda, diretamente, junto à OAB/PR em temas vinculados ao enfrentamento de violência contra a mulher e da criança e adolescente.Com forte contribuição acadêmica e compromisso com a democracia, Pedro Bodê é referência em estudos e atuação na área da segurança pública. Deixa um legado na área de Sociologia e Antropologia, principalmente nos temas sobre controle social, violência, sistema penitenciário, juventude e criminalização.A SBS, junto à comunidade da UFPR, lamenta a morte do professor e presta os mais sinceros sentimentos aos familiares, colegas e amigos. ... See MoreSee Less
Veja no Facebook

Twitter SBS

Seminário Internacional: “Hip-Hop: direito à educação e à memória” da linha de pesquisa “Hip-hop em Trânsito” do Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI-UNICAMP). Seminário promovido pelo CEMI, PPGSOC da UEL e o GT 6 Formas e Experiências Culturais Periféricas da SBS.

PUBLICAÇÃO NOVA NO BLOG DA SBS!
Panorama SBS | Neste post, Aline Pires discute como a categoria desalento tem sido mobilizada para descrever as novas dinâmicas do mundo do trabalho e como elas atingem de modo específico e intenso os mais jovens.
https://www.sbsociologia.com.br/o-crescimento-do-desalento-no-brasil-reflexoes-sobre-a-juventude-no-atual-mundo-do-trabalho/

Fechando a semana, o SBS Memória traz um pouco da vida e da obra de Mário Wagner Vieira da Cunha.
📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!
https://www.sbsociologia.com.br/project/mario-wagner-vieira-da-cunha/
⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras":
https://www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/

Mais [+]