Conheça os artistas que fizeram parte da programação de novembro do SBS Convida: Papo reto sobre racismo no Brasil.

Publicado em 1 de dezembro de 2020

A convite da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e do Comitê de Pesquisa em Sociologia das Relações Étnico-Raciais da SBS, Jessica Hipólito selecionou obras de 5 artistas brasileiros cujos trabalhos exaltam temas e reflexões sobre diversas questões étnico-raciais contemporâneas.

Jessica é museóloga, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre e doutoranda em Memória Social, na linha de Memória e Espaço pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É bolsista de doutorado pela CAPES, tendo experiência nas áreas de Museologia, Cultura e Memória, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso expositivo, relações raciais, educação museal e patrimonial, ações afirmativas e políticas de promoção de igualdade.

Foi então, por meio de sua curadoria que, ao longo das 4 semanas do “Papo reto sobre racismo”, André Vargas, Elian Almeida, Yhuri Cruz e Aline Motta, disponibilizaram algumas de suas obras, apresentadas em diálogo com os temas e debates trazidos pelas Lives da programação.

André Vargas

Cabofriense de nascimento, mas morador do Méier, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, traz a identidade suburbana no discurso, na vivência e também na produção artística. Acadêmico de filosofia, escritor de livro infantil e contestador das práticas coloniais através de obras que misturam escrita, religiosidade afro-brasileira e estratégias estético-visuais. Trabalhou com educação em espaços culturais como: Museu de Arte do Rio, Biblioteca Parque Estadual e Instituto Moreira Salles e como artista educador oficineiro no CCBB-RJ e no Museu de Arte Moderna – RJ.

André abriu a programação das exposições, fazendo parte da primeira semana de atividades que levou como tema: Nosso Legado: a formação do campo teórico das relações étnico-raciais no Brasil e as mudanças recentes.

Elian Almeida

Elian Almeida, nascido e criado na Baixada Fluminense é formado pelo Instituto de Artes da UERJ e atualmente cursa o último ano de licence em Cinema e Audiovisual no departamento de arts e médias da Université Sorbonne Nouvelle – Paris. Trabalhou como educador no Museu de Arte do Rio e ao longo de três anos pode desenvolver estratégias de mediação e pesquisa pautadas na perspectiva decolonial e na produção de contranarrativas.

Elian apresentou suas obras durante a segunda semana de atividades, que levou como tema Nossas conquistas: as lutas políticas contra o racismo no Brasil

Yhuri Cruz

Graduado em Ciência Política pela UNIRIO e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela UERJ, desenvolve sua prática artística trabalhando poética, literatura, proposições performativas – chamadas pelo artista de cenas -, que visam refletir as hierarquizações, opressões e sistemas de poder.

As obras de Yhuri integraram a programação da terceira semana de atividades, que trouxe como temática Nossos desafios: a persistência das desigualdades nas instituições.

Aline Motta

A artista visual, diretora e comunicadora Aline Motta é uma niteroiense que vive e trabalha em São Paulo. Graduada em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Cinema pela The New School University (NY).

Desenvolve diversas técnicas e práticas artísticas, utilizando fotografia, vídeo, instalação, performance, colagem, têxteis e arte sonora para criar e formar corporalidades outras, que dêem sentido e ressignifiquem memórias que elaboram novas formas de existir no mundo.

Como artista visual Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016, com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles 2018 e com 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça 2019. Participou das exposições “Histórias Feministas, artistas depois de 2000”, no MASP, “Histórias Afro-Atlânticas” na parceria institucional MASP e Instituto Tomie Ohtake. Atualmente, está com a mostra individual “Aline Motta: memória, viagem e água” no MAR – Museu de Arte do Rio.

Aline apresentou suas obras durante a última semana da programação, intitulada Nossas perspectivas: novas narrativas, novas epistemologias.

foto: Aline Motta

Para ver a descrição dessas e outras obras – além de conhecer um pouco mais da história desses artistas, acesse a página da SBS no Facebook.

Todas as lives do SBS Convida: papo reto sobre racismo no Brasil já estão disponíveis no canal da SBS tv, no Youtube. Confira!

Blog SBS

Facebook SBS

1 week ago

Sociedade Brasileira de Sociologia
O 5º SIALAT - Seminário Internacional América Latina e Caribe é um evento Pré-Alas e acontece em parceria com a Sociedade Brasileira de Sociologia.As atividades acontecerão na Universidade Federal do Pará (Belém-PA), durante os dias 24 a 26 de abril de 2024. A programação conta com Mesas Redondas, Conferências, Grupos de Trabalho, Oficinas, Minicursos, Sessões de Posteres e Lançamento de livros.🌐 Confira agora todas as atividades que fazem parte dessa programação e garanta já sua inscrição!sialat2024.com.br/Acompanhe @sialatufpa e fique por dentro de todas as informações.#sialat #préalas #sociologia #AméricaLatina #caribe ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
A Sociedade Brasileira de Sociologia é parceira na realização do 5ª SIALAT – Seminário Internacional América Latina e Caribe. O evento acontece durante os dias 24 a 26 de abril, na Universidade Federal do Pará (Belém-PA) e abre as recepções do XXXIV CONGRESO INTERNACIONAL ALAS RD-CARIBE 2024, que acontecerá de 03 a 08 de novembro de 2024.Se você teve seu resumo para apresentação durante o 5º SIALAT, não se esqueça: hoje é o último dia para o envio do seu trabalho completo!🌐 Saiba mais sobre o evento e toda sua programação em: sialat2024.com.br/ #sialat #préalas #semináriointernacionalaméricalatinaecaribe ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
A Sociedade Brasileira de Sociologia se junta a representantes da sociedade civil e do poder público na reivindicação para retomada do Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica. A importância dessas disciplinas no currículo da educação básica se soma a urgente necessidade de retomada do currículo científico neutralizado na Base Nacional Comum Curricular e pela Lei Federal n. 13.415/2017. Discutir e aprovar a volta da Sociologia ao ensino médio é fundamental para a formação de qualidade da juventude brasileira.#ensinodesociologianaeducaçãobásica #sociedadebrasileiradesociologia ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
Acontece hoje, logo mais às 10h em Brasília (DF), a Audiência Pública sobre "A importância do ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica".Convocada pela deputada Profª Luciene Cavalcante, a audiência também poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados, no YouTube.A promoção do debate tem como objetivo reafirmar a importância do ensino de Filosofia e Sociologia na educação básica como uma ferramenta fundamental para contribuir com o desenvolvimento dos alunos nas diversas áreas pessoais. Essas disciplinas não apenas oferecem conhecimentos específicos sobre questões fundamentais da existência humana e da sociedade, mas também promovem habilidades essenciais para o pensamento crítico, compreensão do mundo e engajamento cívico.A Sociedade Brasileira de Sociologia se faz presente junto a participação confirmada da Coordenadora do Comitê de Pesquisa em Ensino de Sociologia, Profª Drª Sueli Guadelupe de Lima Mendonça.📌 Acompanhe a sessão em: www.youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
📣 Amanhã, 11/04/2024, às 10h, a Comissão de Educação, por meio do requerimento da deputada Profª Luciene Cavalcante, realiza a Audiência Pública para o debate sobre a importância do ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica.A Audiência acontecerá presencialmente no Anexo II, Plenário 10 da Câmara dos Deputados em Brasília (DF) e também poderá ser acompanhada online via canal do YouTube @CamaradosDeputadosoficial ou pelo facebook da Profª Luciene Cavalcante. 📚 A importância da Sociologia no currículo da educação básica se soma a urgente necessidade de retomada do currículo científico neutralizado na Base Nacional Comum Curricular e pela Lei Federal n. 13.415/2017. Discutir e aprovar a volta da Sociologia ao ensino médio é fundamental para a formação de qualidade da juventude brasileira.Além de vários representantes do poder público e da sociedade civil ligadas a áreas de ensino e ciências, participará da audiência a Profª Drª Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, coordenadora do Comitê de Pesquisa em Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia.📌 Acompanhe a discussão: www.youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial#Ensinodesociologia #ensinodefilosofia #educaçãobásica #sociedadebrasileiradesociologia #cidadania ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook

Twitter SBS

O feed do Twitter não está disponível no momento.