Histórico

O I Congresso Brasileiro de Sociologia foi realizado em São Paulo, em 1954, com o seguinte temário: “O ensino e as pesquisas sociológicas; organização social; mudança social”. Entre os temas debatidos esteve incluída a questão do ensino de Sociologia no nível médio.

O seguinte, o II Congresso Brasileiro de Sociologia, ocorreu em Belo Horizonte, em 1962, durante o qual foram discutidos o balanço e as perspectivas da Sociologia no Brasil.

Durante o regime militar, entre os anos de 1963 e 1985, as atividades da Sociedade foram interrompidas. Com a redemocratização do País, em 1985, novamente os sociólogos preocuparam-se em retomar as atividades da Sociedade Brasileira de Sociologia.

Desde 1987 os congressos da SBS vêm mantendo periodicidade regular, sendo realizados a cada dois anos. O III Congresso Brasileiro de Sociologia: realizado em Brasília, em 1987, teve como tema “Sociologia, Sociologias”.

Em 1989, no IFCS da UFRJ, foi realizado o IV Congresso Brasileiro de Sociologia. Com o tema “Sociologia Hoje” expressou a preocupação com questões teórico-metodológicas como a interdisciplinaridade e também a reflexão com as mudanças sociais e políticas no país.

Em julho de 1991, integrado à programação da 43ª. Reunião Anual da SBPC, realizou-se o V Congresso Brasileiro de Sociologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o tema História e Trajetória da Sociologia no Brasil. Dele constaram os seguintes workshops: Universidade, Ciência, Racionalidade e Mercado de Trabalho; o Estudo Sociológico da América Latina; Trabalho, Sindicato e Cidadania; Universidade Brasileira: Projetos e Diferenciações Históricas; Tópicos da História da Esquerda no Brasil.”.

O VI Congresso, foi realizado em 1993, na UFPE no Recife, como parte da programação da 45ª. Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e teve como tema “A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade”.

O VII Congresso, em 1995, foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) Rio de Janeiro. O VII CBS indicou uma mudança em relação aos congressos anteriores, que tenderam a privilegiar como tema central a constituição da Sociologia como disciplina científica e seus desafios teóricos e metodológicos. Seu tema central era Desigualdade, Pobreza e Exclusão Social.

Em 1997, realizou-se, em Brasília o VIII Congresso, com o tema: A contemporaneidade brasileira: dilemas e desafios para a imaginação sociológica. Este evento reuniu 130 comunicações, distribuídas em quatro conferências, seis mesas redondas e onze grupos de trabalho temáticos, e contou com um número de 250 participantes inscritos.

O IX Congresso, realizado em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 30 de agosto a 3 de setembro de 1999, teve como tema A sociologia para o século XXI. Um dado significativo foi o grande incremento de participantes e de trabalhos inscritos (cerca de 600).

O X Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Fortaleza, de 3 a 6 de setembro de 2001, na Universidade Federal do Ceará, abordou o tema “Sociedade e Cidadania: Novas Utopias”.

O XI Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Campinas, de 2 a 6 de setembro de 2003, na UNICAMP, contou com mais de mil e duzentos participantes e abordou o tema ‘Sociologia e conhecimento: além das fronteiras’.

O XII Congresso realizou-se em Belo Horizonte, na UFMG, de 31 de maio a 3 de junho de 2005 reuniu mil e quatrocentos pessoas, O tema do Congresso foi “Sociologia e realidade: pesquisa social no século XXI”.

O XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, foi realizado em Recife, na UFPE, de 29 de maio a 01 de junho de 2007, e enfatizou as dimensões da desigualdade, da diferença e do reconhecimento. Dada a heterogeneidade que se insinua no contexto da globalização e do Brasil contemporâneo o Congresso abordou as questões da pluralidade, da igualdade na diferença, e o reconhecimento. O evento teve mais de 2.600 participantes presentes e credenciados na secretaria local do evento.

A cidade do Rio de Janeiro sediou a XIV edição do Congresso, no campus da Praia Vermelha da UFRJ, com a cerimônia de abertura ocorrendo no campus do Fundão/UFRJ. O evento foi realizado de 28 a 31 de julho de 2009, sob o tema geral “Sociologia: Consensos e Controvérsias”. Essa edição reuniu 2.607 participantes credenciados no local, mais 2.764 cadastrados no site oficial do evento, perfazendo mobilização total de 5.371 interessados.

O XV Congresso Brasileiro de Sociologia com o tema: Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos, foi realizado em Curitiba, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná, de 26 a 29 de julho de 2011. Com 1825 inscritos, foram realizadas 7 conferencias, 31 mesas-redondas, 32 Grupos de Trabalho e 5 Fóruns. Dos Trabalhos apresentados resultaram dois livros, Mudanças e Desafios Sociológicos, que reúne as conferências e Temas da Sociologia Contemporânea, que reúne os trabalhos selecionados pelos Grupos de Trabalho. Os livros foram publicados pela Editora 7 Letras e contaram com o apoio do CNPq.

O XVI Congresso Brasileiro de Sociologia de 2013 foi sediado na Universidade Federal da Bahia, no campus de Ondina, em Salvador e trouxe como tema ‘a sociologia como artesanato intelectual’. O evento teve abertura no salão nobre do Hotel Othon. A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. José de Souza Martins (USP). Durante os dias de evento também realizaram conferências o Prof. Edmond Preteceille (EHESS/França) e o Prof. José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS). Ao todo, foram trinta e sete grupos de trabalho, nos quais foram aceitos 1493 papers, trinta e uma mesas redondas, sete sessões especiais, três mini-cursos, seis fóruns de discussão, cinco sessões de audiovisual. O congresso contou com 497 trabalhos nos painéis apresentados dentro das três sessões do Sociólogos do Futuro. O evento ainda teve a apresentação cultural do grupo Ganhadeiras de Itapuã e festa de encerramento nas praças culturais do Pelourinho.

O XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, foi realizado em Porto Alegre, de 20 a 23 de julho de 2015 nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento reuniu 2.360 participantes, contando com vários convidados internacionais, envolvidos na discussão do tema “Sociologia em Diálogos Transnacionais”.

O XVIII°. Congresso Brasileiro de Sociologia foi realizado pela SBS e pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, sediado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. Seu tema foi “Que sociologias fazemos? Interfaces com contextos loca, nacional e global” e o 18o. Congresso contou com 1199 participantes e 1.295 pessoas inscritas.

Dois anos depois, o 19o. Congresso Brasileiro de Sociologia foi sediado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e organizado pela SBS e pelo Departamento de Sociologia e Política da UFSC. Com o tema “Em que sociedades vivemos? A sociologia brasileira diante dos novos desafios nacionais e globais contemporâneos”, o congresso reuniu 2.306 pessoas (entre 3.824 inscrições).

Blog SBS

Facebook SBS

📢 Chamada de Artigos para Revista Brasileira de Sociologia📷 Dossiê IMAGENS NA ERA DIGITAL: DIÁLOGOS E CONFLUÊNCIAS ENTRE A SOCIOLOGIA DIGITAL E A SOCIOLOGIA DAS IMAGENS🗓️ Submissões abertas até 15 de maio de 2024!📝 Não perca a oportunidade de contribuir para o dossiê "Imagens na era digital", promovido pela Revista Brasileira de Sociologia (RBS)!ℹ️ As submissões devem ser feitas na página da RBS, atendendo às Diretrizes para autores, disponíveis em: rbs.sbsociologia.com.br#ChamadaDeArtigos #ImagensNaEraDigital #SociologiaDigital #SociologiaDasImagens #RevistaBrasileiraDeSociologia #RBS ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
📢 Chamada de Artigos para Revista Brasileira de Sociologia!📷 Dossiê IMAGENS NA ERA DIGITAL: DIÁLOGOS E CONFLUÊNCIAS ENTRE A SOCIOLOGIA DIGITAL E A SOCIOLOGIA DAS IMAGENSDesde o século XIX, a [re]produção e a difusão de imagens por meio de aparatos mecânicos e eletrônicos participam das construções e transformações nas formas de ver, apresentar e reconhecer a “realidade”. Independentemente de suas finalidades, o uso de imagens desempenha um papel crucial na construção de narrativas históricas e sociais.🔍 Propondo diálogos entre a Sociologia Digital e a Sociologia das Imagens, convidamos autores e autoras a contribuir com ensaios e artigos que explorem as imagens nas mídias digitais como objetos de investigação. Queremos compreender as redes de significados que essas imagens mobilizam, expressando relações de poder, formas de valoração e legitimação, e os conflitos inerentes a elas na construção social do real.💡 Privilegiamos textos que abordem as culturas contemporâneas das imagens e do audiovisual, refletindo sobre como as novas tecnologias de comunicação e informação influenciam o uso, produção, difusão e consumo de imagens hoje. Desde questões sobre mudanças no processo de distribuição de conteúdo até reflexões sobre a mediação algorítmica e a arquitetura das plataformas digitais, todas as perspectivas são bem-vindas!📝 Se você pesquisa imagens estáticas ou em movimento, como fotografia e filmes, e está interessado(a) em contribuir para este importante diálogo, envie seu artigo até 15/05/2024 para rbs.sbsociologia.com.br . E#RevistaBrasileiraDeSociologia #ChamadaDeArtigos #ImagensNaEraDigital #SociologiaDigital #SociologiaDasImagens ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
No Dia Internacional pelos Direitos das Mulheres, honramos e celebramos a coragem, a resiliência e a luta incansável por igualdade e justiça.No entanto, ainda há muito a ser feito. Devemos continuar a apoiar a ocupação das mulheres em todos os espaços de representação, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e reconhecidas. Que possamos não só celebrar, mas também renovar nosso compromisso com uma sociedade onde todas as mulheres possam prosperar livremente, sem medo e com dignidade.#sociedadebrasileiradesociologia #8M #diainternacionaldasmulheres #luta #coragem #igualdade ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
📚🌎 Nesta Semana Internacional das Mulheres, celebramos não apenas sua força e a resiliência, mas também sua contribuição valiosa para a Ciência. Na Sociologia, mulheres têm desafiado paradigmas, lançado luz sobre questões sociais cruciais e contribuído para o nosso entendimento sobre o mundo.Sociólogas de ontem e hoje inspiraram gerações futuras de meninas e mulheres. Durante esta semana, a Sociedade Brasileira de Sociologia divulga a produção de sociólogas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e institucionalização da área no país e no mundo.👇 Confira o comentário fixado e conheça um pouco da vida e da obra de mulheres na Sociologia do Brasil.#sociedadebrasileiradesociologia #8M #sociólogasbrasileiras ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook
Desde o direito ao voto até as batalhas atuais por equidade salarial e representação, as mulheres têm sido arquitetas de mudança em nossa sociedade.No entanto, a jornada rumo à igualdade ainda está em curso ✊🌍No campo da Sociologia, são inúmeras as mulheres que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento científico da área.Durante esta semana, a Sociedade Brasileira de Sociologia celebra a luta e produção das milhares de sociólogas brasileiras. Acompanhe a @sbs_sociologia e confira nos comentários fixados das postagens, as principais referências de vida e obra de mulheres atuantes no desenvolvimento e institucionalização da Sociologia no Brasil e no mundo.#sociedadebrasileiradesociologia #8M #sociólogasbrasileiras ... Ver maisVer menos
Veja no Facebook

Twitter SBS

O feed do Twitter não está disponível no momento.