Histórico

O I Congresso Brasileiro de Sociologia foi realizado em São Paulo, em 1954, com o seguinte temário: “O ensino e as pesquisas sociológicas; organização social; mudança social”. Entre os temas debatidos esteve incluída a questão do ensino de Sociologia no nível médio.

O seguinte, o II Congresso Brasileiro de Sociologia, ocorreu em Belo Horizonte, em 1962, durante o qual foram discutidos o balanço e as perspectivas da Sociologia no Brasil.

Durante o regime militar, entre os anos de 1963 e 1985, as atividades da Sociedade foram interrompidas. Com a redemocratização do País, em 1985, novamente os sociólogos preocuparam-se em retomar as atividades da Sociedade Brasileira de Sociologia.

Desde 1987 os congressos da SBS vêm mantendo periodicidade regular, sendo realizados a cada dois anos. O III Congresso Brasileiro de Sociologia: realizado em Brasília, em 1987, teve como tema “Sociologia, Sociologias”.

Em 1989, no IFCS da UFRJ, foi realizado o IV Congresso Brasileiro de Sociologia. Com o tema “Sociologia Hoje” expressou a preocupação com questões teórico-metodológicas como a interdisciplinaridade e também a reflexão com as mudanças sociais e políticas no país.

Em julho de 1991, integrado à programação da 43ª. Reunião Anual da SBPC, realizou-se o V Congresso Brasileiro de Sociologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o tema História e Trajetória da Sociologia no Brasil. Dele constaram os seguintes workshops: Universidade, Ciência, Racionalidade e Mercado de Trabalho; o Estudo Sociológico da América Latina; Trabalho, Sindicato e Cidadania; Universidade Brasileira: Projetos e Diferenciações Históricas; Tópicos da História da Esquerda no Brasil.”.

O VI Congresso, foi realizado em 1993, na UFPE no Recife, como parte da programação da 45ª. Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e teve como tema “A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade”.

O VII Congresso, em 1995, foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) Rio de Janeiro. O VII CBS indicou uma mudança em relação aos congressos anteriores, que tenderam a privilegiar como tema central a constituição da Sociologia como disciplina científica e seus desafios teóricos e metodológicos. Seu tema central era Desigualdade, Pobreza e Exclusão Social.

Em 1997, realizou-se, em Brasília o VIII Congresso, com o tema: A contemporaneidade brasileira: dilemas e desafios para a imaginação sociológica. Este evento reuniu 130 comunicações, distribuídas em quatro conferências, seis mesas redondas e onze grupos de trabalho temáticos, e contou com um número de 250 participantes inscritos.

O IX Congresso, realizado em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 30 de agosto a 3 de setembro de 1999, teve como tema A sociologia para o século XXI. Um dado significativo foi o grande incremento de participantes e de trabalhos inscritos (cerca de 600).

O X Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Fortaleza, de 3 a 6 de setembro de 2001, na Universidade Federal do Ceará, abordou o tema “Sociedade e Cidadania: Novas Utopias”.

O XI Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Campinas, de 2 a 6 de setembro de 2003, na UNICAMP, contou com mais de mil e duzentos participantes e abordou o tema ‘Sociologia e conhecimento: além das fronteiras’.

O XII Congresso realizou-se em Belo Horizonte, na UFMG, de 31 de maio a 3 de junho de 2005 reuniu mil e quatrocentos pessoas, O tema do Congresso foi “Sociologia e realidade: pesquisa social no século XXI”.

O XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, foi realizado em Recife, na UFPE, de 29 de maio a 01 de junho de 2007, e enfatizou as dimensões da desigualdade, da diferença e do reconhecimento. Dada a heterogeneidade que se insinua no contexto da globalização e do Brasil contemporâneo o Congresso abordou as questões da pluralidade, da igualdade na diferença, e o reconhecimento. O evento teve mais de 2.600 participantes presentes e credenciados na secretaria local do evento.

A cidade do Rio de Janeiro sediou a XIV edição do Congresso, no campus da Praia Vermelha da UFRJ, com a cerimônia de abertura ocorrendo no campus do Fundão/UFRJ. O evento foi realizado de 28 a 31 de julho de 2009, sob o tema geral “Sociologia: Consensos e Controvérsias”. Essa edição reuniu 2.607 participantes credenciados no local, mais 2.764 cadastrados no site oficial do evento, perfazendo mobilização total de 5.371 interessados.

O XV Congresso Brasileiro de Sociologia com o tema: Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos, foi realizado em Curitiba, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná, de 26 a 29 de julho de 2011. Com 1825 inscritos, foram realizadas 7 conferencias, 31 mesas-redondas, 32 Grupos de Trabalho e 5 Fóruns. Dos Trabalhos apresentados resultaram dois livros, Mudanças e Desafios Sociológicos, que reúne as conferências e Temas da Sociologia Contemporânea, que reúne os trabalhos selecionados pelos Grupos de Trabalho. Os livros foram publicados pela Editora 7 Letras e contaram com o apoio do CNPq.

O XVI Congresso Brasileiro de Sociologia de 2013 foi sediado na Universidade Federal da Bahia, no campus de Ondina, em Salvador e trouxe como tema ‘a sociologia como artesanato intelectual’. O evento teve abertura no salão nobre do Hotel Othon. A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. José de Souza Martins (USP). Durante os dias de evento também realizaram conferências o Prof. Edmond Preteceille (EHESS/França) e o Prof. José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS). Ao todo, foram trinta e sete grupos de trabalho, nos quais foram aceitos 1493 papers, trinta e uma mesas redondas, sete sessões especiais, três mini-cursos, seis fóruns de discussão, cinco sessões de audiovisual. O congresso contou com 497 trabalhos nos painéis apresentados dentro das três sessões do Sociólogos do Futuro. O evento ainda teve a apresentação cultural do grupo Ganhadeiras de Itapuã e festa de encerramento nas praças culturais do Pelourinho.

O XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, foi realizado em Porto Alegre, de 20 a 23 de julho de 2015 nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento reuniu 2.360 participantes, contando com vários convidados internacionais, envolvidos na discussão do tema “Sociologia em Diálogos Transnacionais”.

O XVIII°. Congresso Brasileiro de Sociologia foi realizado pela SBS e pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, sediado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. Seu tema foi “Que sociologias fazemos? Interfaces com contextos loca, nacional e global” e o 18o. Congresso contou com 1199 participantes e 1.295 pessoas inscritas.

Dois anos depois, o 19o. Congresso Brasileiro de Sociologia foi sediado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e organizado pela SBS e pelo Departamento de Sociologia e Política da UFSC. Com o tema “Em que sociedades vivemos? A sociologia brasileira diante dos novos desafios nacionais e globais contemporâneos”, o congresso reuniu 2.306 pessoas (entre 3.824 inscrições).

Blog SBS

Facebook SBS

Fechando a semana, o SBS Memória traz um pouco da vida e da obra de Marcia de Paula Leite.SOBRE O PROJETO:O projeto SBS Memória, Sociólogos e Sociólogas Brasileiras, objetiva criar um acervo de “bionotas” – breve descrição bio-bibliográfica - de profissionais, que se destacam ou se destacaram na construção do campo da Sociologia no Brasil e de sua institucionalização. As bionotas pretendem celebrar a memória e a trajetória desses profissionais, protagonistas desse processo. Assim, nessa fase do projeto, estão sendo recebidas/publicadas bionotas de sociólogas/os 70 anos+.Convidamos a todos(as) a participarem do projeto, enviando propostas de bionotas para sbsmidia@gmail.com📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!www.sbsociologia.com.br/project/marcia-de-paula-leite/⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras": www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
#MonitorDoLegislativo | O segundo semestre de 2021 tem sido marcado por debates legislativos de grande impacto na economia e na política brasileiras. Voto impresso, reformas administrativa, eleitoral, trabalhista e tributária, precatórios, improbidade administrativa e Auxílio Brasil são alguns dos temas que movimentam a agenda da Câmara dos Deputados nos últimos meses, com processos de tramitação caracterizados pelo atropelo do regimento interno da casa, bem como pela falta de transparência e participação, elementos caros ao processo legislativo democrático.📌 Leia a nota completa: anpocs.com/images/stories/boletim/anpocs_comunica/2021-12-Nota12_lei_aniterrorista.pdf ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
Hoje, às 19h, no canal da SBS no YouTube, temos mais uma sessão dos Seminários Internacionais de Pesquisa Hip Hop em Trânsito.O tema da mesa de hoje é "Hip-hop: direito à educação e à memória" e conta com a participação de Martha Diaz (Hip-Hop center education), Profa Ana Lucia Silva Souza (UFBA), e mediação de Cristiane Dias (USP). O Seminário Internacional de Pesquisa Hip Hop em Trânsito | “Hip-Hop: direito à educação e à memória” é promovido em parceria com o Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI-UNICAMP), o Programa de Pós-graduaçãp em Sociologia da UEL e o GT 6 Formas e Experiências Culturais Periféricas da Sociedade Brasileira de Sociologia. Não perca! ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
É amanhã, às 14h, no canal da SBS no YouTube!Não perca! ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
Seminário Internacional: “Hip-Hop: direito à educação e à memória” da linha de pesquisa “Hip-hop em Trânsito” do Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI-UNICAMP). Seminário promovido pelo CEMI, PPGSOC da UEL e o GT 6 Formas e Experiências Culturais Periféricas da Sociedade Brasileira de Sociologia. Estes encontros buscam apresentar o campo de pesquisas sobre Hip-hop em níveis nacional e internacional.O último seminário do ano acontecerá no dia 02/12/2021, às 19h, com a presença de Martha Diaz (Hip-Hop center education), Profa Ana Lucia Silva Souza (UFBA), com mediação de Cristiane Dias (USP). Organização: Jaqueline Santos (Cemi) e Daniela Vieira (UEL). ... See MoreSee Less
Veja no Facebook

Twitter SBS

Fechando a semana, o SBS Memória traz um pouco da vida e da obra de Marcia de Paula Leite.

📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!
https://www.sbsociologia.com.br/project/marcia-de-paula-leite/

⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras":
https://www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/

#MonitorDoLegislativo | O segundo semestre de 2021 tem sido marcado por debates legislativos de grande impacto na economia e na política brasileiras.
📌 Leia a nota completa: https://anpocs.com/images/stories/boletim/anpocs_comunica/2021-12-Nota12_lei_aniterrorista.pdf

Seminário Internacional: “Hip-Hop: direito à educação e à memória” da linha de pesquisa “Hip-hop em Trânsito” do Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI-UNICAMP). Seminário promovido pelo CEMI, PPGSOC da UEL e o GT 6 Formas e Experiências Culturais Periféricas da SBS.

PUBLICAÇÃO NOVA NO BLOG DA SBS!
Panorama SBS | Neste post, Aline Pires discute como a categoria desalento tem sido mobilizada para descrever as novas dinâmicas do mundo do trabalho e como elas atingem de modo específico e intenso os mais jovens.
https://www.sbsociologia.com.br/o-crescimento-do-desalento-no-brasil-reflexoes-sobre-a-juventude-no-atual-mundo-do-trabalho/

Mais [+]