Histórico

O I Congresso Brasileiro de Sociologia foi realizado em São Paulo, em 1954, com o seguinte temário: “O ensino e as pesquisas sociológicas; organização social; mudança social”. Entre os temas debatidos esteve incluída a questão do ensino de Sociologia no nível médio.

O seguinte, o II Congresso Brasileiro de Sociologia, ocorreu em Belo Horizonte, em 1962, durante o qual foram discutidos o balanço e as perspectivas da Sociologia no Brasil.

Durante o regime militar, entre os anos de 1963 e 1985, as atividades da Sociedade foram interrompidas. Com a redemocratização do País, em 1985, novamente os sociólogos preocuparam-se em retomar as atividades da Sociedade Brasileira de Sociologia.

Desde 1987 os congressos da SBS vêm mantendo periodicidade regular, sendo realizados a cada dois anos. O III Congresso Brasileiro de Sociologia: realizado em Brasília, em 1987, teve como tema “Sociologia, Sociologias”.

Em 1989, no IFCS da UFRJ, foi realizado o IV Congresso Brasileiro de Sociologia. Com o tema “Sociologia Hoje” expressou a preocupação com questões teórico-metodológicas como a interdisciplinaridade e também a reflexão com as mudanças sociais e políticas no país.

Em julho de 1991, integrado à programação da 43ª. Reunião Anual da SBPC, realizou-se o V Congresso Brasileiro de Sociologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o tema História e Trajetória da Sociologia no Brasil. Dele constaram os seguintes workshops: Universidade, Ciência, Racionalidade e Mercado de Trabalho; o Estudo Sociológico da América Latina; Trabalho, Sindicato e Cidadania; Universidade Brasileira: Projetos e Diferenciações Históricas; Tópicos da História da Esquerda no Brasil.”.

O VI Congresso, foi realizado em 1993, na UFPE no Recife, como parte da programação da 45ª. Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e teve como tema “A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade”.

O VII Congresso, em 1995, foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) Rio de Janeiro. O VII CBS indicou uma mudança em relação aos congressos anteriores, que tenderam a privilegiar como tema central a constituição da Sociologia como disciplina científica e seus desafios teóricos e metodológicos. Seu tema central era Desigualdade, Pobreza e Exclusão Social.

Em 1997, realizou-se, em Brasília o VIII Congresso, com o tema: A contemporaneidade brasileira: dilemas e desafios para a imaginação sociológica. Este evento reuniu 130 comunicações, distribuídas em quatro conferências, seis mesas redondas e onze grupos de trabalho temáticos, e contou com um número de 250 participantes inscritos.

O IX Congresso, realizado em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 30 de agosto a 3 de setembro de 1999, teve como tema A sociologia para o século XXI. Um dado significativo foi o grande incremento de participantes e de trabalhos inscritos (cerca de 600).

O X Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Fortaleza, de 3 a 6 de setembro de 2001, na Universidade Federal do Ceará, abordou o tema “Sociedade e Cidadania: Novas Utopias”.

O XI Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Campinas, de 2 a 6 de setembro de 2003, na UNICAMP, contou com mais de mil e duzentos participantes e abordou o tema ‘Sociologia e conhecimento: além das fronteiras’.

O XII Congresso realizou-se em Belo Horizonte, na UFMG, de 31 de maio a 3 de junho de 2005 reuniu mil e quatrocentos pessoas, O tema do Congresso foi “Sociologia e realidade: pesquisa social no século XXI”.

O XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, foi realizado em Recife, na UFPE, de 29 de maio a 01 de junho de 2007, e enfatizou as dimensões da desigualdade, da diferença e do reconhecimento. Dada a heterogeneidade que se insinua no contexto da globalização e do Brasil contemporâneo o Congresso abordou as questões da pluralidade, da igualdade na diferença, e o reconhecimento. O evento teve mais de 2.600 participantes presentes e credenciados na secretaria local do evento.

A cidade do Rio de Janeiro sediou a XIV edição do Congresso, no campus da Praia Vermelha da UFRJ, com a cerimônia de abertura ocorrendo no campus do Fundão/UFRJ. O evento foi realizado de 28 a 31 de julho de 2009, sob o tema geral “Sociologia: Consensos e Controvérsias”. Essa edição reuniu 2.607 participantes credenciados no local, mais 2.764 cadastrados no site oficial do evento, perfazendo mobilização total de 5.371 interessados.

O XV Congresso Brasileiro de Sociologia com o tema: Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos, foi realizado em Curitiba, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná, de 26 a 29 de julho de 2011. Com 1825 inscritos, foram realizadas 7 conferencias, 31 mesas-redondas, 32 Grupos de Trabalho e 5 Fóruns. Dos Trabalhos apresentados resultaram dois livros, Mudanças e Desafios Sociológicos, que reúne as conferências e Temas da Sociologia Contemporânea, que reúne os trabalhos selecionados pelos Grupos de Trabalho. Os livros foram publicados pela Editora 7 Letras e contaram com o apoio do CNPq.

O XVI Congresso Brasileiro de Sociologia de 2013 foi sediado na Universidade Federal da Bahia, no campus de Ondina, em Salvador e trouxe como tema ‘a sociologia como artesanato intelectual’. O evento teve abertura no salão nobre do Hotel Othon. A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. José de Souza Martins (USP). Durante os dias de evento também realizaram conferências o Prof. Edmond Preteceille (EHESS/França) e o Prof. José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS). Ao todo, foram trinta e sete grupos de trabalho, nos quais foram aceitos 1493 papers, trinta e uma mesas redondas, sete sessões especiais, três mini-cursos, seis fóruns de discussão, cinco sessões de audiovisual. O congresso contou com 497 trabalhos nos painéis apresentados dentro das três sessões do Sociólogos do Futuro. O evento ainda teve a apresentação cultural do grupo Ganhadeiras de Itapuã e festa de encerramento nas praças culturais do Pelourinho.

O XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, foi realizado em Porto Alegre, de 20 a 23 de julho de 2015 nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento reuniu 2.360 participantes, contando com vários convidados internacionais, envolvidos na discussão do tema “Sociologia em Diálogos Transnacionais”.

O XVIII°. Congresso Brasileiro de Sociologia foi realizado pela SBS e pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, sediado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. Seu tema foi “Que sociologias fazemos? Interfaces com contextos loca, nacional e global” e o 18o. Congresso contou com 1199 participantes e 1.295 pessoas inscritas.

Dois anos depois, o 19o. Congresso Brasileiro de Sociologia foi sediado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e organizado pela SBS e pelo Departamento de Sociologia e Política da UFSC. Com o tema “Em que sociedades vivemos? A sociologia brasileira diante dos novos desafios nacionais e globais contemporâneos”, o congresso reuniu 2.306 pessoas (entre 3.824 inscrições).

Blog SBS

Facebook SBS

O SBS Memória de hoje, traz um pouco da vida e da obra de Antonio Rubbo Müller.✏️ COMO ESCREVER UMA BIONOTA: As contribuições deverão ser encaminhadas em formato Word para sbsmidia@gmail.com, com o nome e vinculação institucional do/a autor/a. Os membros da comissão farão uma revisão/normatização do material recebido e irão encaminhar para a publicação. O biografado deverá ter 65 anos ou mais.O texto deverá conter no máximo 5500 caracteres ou aproximadamente 1000 palavras, o que perfazem até três laudas, sem as referências bibliográficas resumindo as principais informações sobre o/a biografado/a: data e local de nascimento e morte (quando for o caso), dados da formação acadêmica e da vida profissional, redes e contextos intelectuais, contribuição para o campo de estudo, pesquisa, e outras atividades relevantes. Ao final, incluir seleção de até cinco itens bibliográficos – do/a biografado/a). Preferencialmente, agregar uma foto.As bionotas serão disponibilizadas no site da SBS na aba SBS-memória/ Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros e divulgadas semanalmente em nossas redes sociais. Posteriormente comporão a coletânea de e-books "Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros".📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!www.sbsociologia.com.br/project/antonio-rubbo-muller/⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras": www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
Nosso encontro marcado com o Ensino de Sociologia é AMANHÃ!Reservem o horário na agenda e participem!Nesse segundo encontro, o tema é: Intervenções e Materiais Didáticos para o ensino de Sociologia.A Atividade conta com a participação de Sueli Mendonça-(Unesp), Ricardo de Moura Borges (UVA) e Camila Sousa (UFPR)A apresentação e mediação fica por conta de Alexandre Jerônimo (UFC).✔ Haverá emissão de certificados! Garanta sua inscrição pelo link: bit.ly/3umv811 ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
O SBS Memória de hoje, traz um pouco da vida e da obra de Barbara Freitag-Rouanet.✏️ COMO ESCREVER UMA BIONOTA: As contribuições deverão ser encaminhadas em formato Word para sbsmidia@gmail.com, com o nome e vinculação institucional do/a autor/a. Os membros da comissão farão uma revisão/normatização do material recebido e irão encaminhar para a publicação. O biografado deverá ter 65 anos ou mais.O texto deverá conter no máximo 5500 caracteres ou aproximadamente 1000 palavras, o que perfazem até três laudas, sem as referências bibliográficas resumindo as principais informações sobre o/a biografado/a: data e local de nascimento e morte (quando for o caso), dados da formação acadêmica e da vida profissional, redes e contextos intelectuais, contribuição para o campo de estudo, pesquisa, e outras atividades relevantes. Ao final, incluir seleção de até cinco itens bibliográficos – do/a biografado/a). Preferencialmente, agregar uma foto.As bionotas serão disponibilizadas no site da SBS na aba SBS-memória/ Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros e divulgadas semanalmente em nossas redes sociais. Posteriormente comporão a coletânea de e-books "Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros".📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!www.sbsociologia.com.br/project/barbara-freitag-rouanet/⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras": www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
📌 Próxima sexta-feira, 13 de maio, às 18h, temos mais um encontro marcado com o CP Ensino de Sociologia da SBS.A série "Encontro com o Ensino de Sociologia" conta com uma programação voltada especialmente para professores atuantes e em formação, com a finalidade de apresentar propostas de intervenções e materiais didáticos, pesquisas inovadoras sobre o ensino de Sociologia, debates sobre as reformas curriculares atuais, sobre os livros didáticos e a prática de ensino de Sociologia nas escolas e em outros espaços de produção e circulação da Sociologia.Marque na agenda e participe!✔️ Haverá emissão de certificados! Garanta sua inscrição pelo link: bit.ly/3umv811 ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
O SBS Memória de hoje, traz um pouco da vida e da obra de Eleonora Menicucci de Oliveira.✏️ COMO ESCREVER UMA BIONOTA: As contribuições deverão ser encaminhadas em formato Word para sbsmidia@gmail.com, com o nome e vinculação institucional do/a autor/a. Os membros da comissão farão uma revisão/normatização do material recebido e irão encaminhar para a publicação. O biografado deverá ter 65 anos ou mais.O texto deverá conter no máximo 5500 caracteres ou aproximadamente 1000 palavras, o que perfazem até três laudas, sem as referências bibliográficas resumindo as principais informações sobre o/a biografado/a: data e local de nascimento e morte (quando for o caso), dados da formação acadêmica e da vida profissional, redes e contextos intelectuais, contribuição para o campo de estudo, pesquisa, e outras atividades relevantes. Ao final, incluir seleção de até cinco itens bibliográficos – do/a biografado/a). Preferencialmente, agregar uma foto.As bionotas serão disponibilizadas no site da SBS na aba SBS-memória/ Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros e divulgadas semanalmente em nossas redes sociais. Posteriormente comporão a coletânea de e-books "Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros".📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!www.sbsociologia.com.br/project/eleonora-menicucci-de-oliveira/⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras": www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook

Twitter SBS

📣 CHAMADA PARA PROPOSTAS DE GTS | VIII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCS-UNISINOS).
Link do edital: https://bit.ly/3FsgnPm

O SBS Memória de hoje, traz um pouco da vida e da obra de Barbara Freitag-Rouanet.

📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!
https://www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/

⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras":
https://www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/

#ArticulacaoDasCiênciasSociais
Baixe a nota em pdf: https://projetominasmundo.com.br/maquinacoes/minasmundo-e-sociedades-cientificas-em-defesa-da-serra-do-curral/

📌 Marquem na agenda! Dia 05/05, às 18h, temos mais uma mesa do "Ciclo Pierre Bourdieu e o Brasil".
O tema dessa vez é "A Sociologia da Educação e o Legado de Pierre Bourdieu"
📺 A atividade será transmitida pelo canal da SBS no YouTube.

POST NOVO NO BLOG DA SBS!
Por Por Svetlana Ruseishvili (UFSCAR/Coordenadora do InterMob – Grupo Interdisciplinar de Estudos das Migrações e Mobilidade).
https://www.sbsociologia.com.br/eslavos-na-europa-desigualdades-socioeconomicas-e-generificadas-e-o-deslocamento-forcado-ucraniano

Mais [+]