Confira as Mesas-Redondas, Sessões e Fóruns que irão compor a programação do Congresso da SBS

Publicado em 11 de maio de 2021

Clique nos links para acessar a programação completa das Mesas-Redondas, Sessões e Fóruns. Listamos abaixo os eventos propostos pelo Comitê de Pesquisa em Sociologia da Arte.

Mesas-Redondas

Artes e Gênero no Sul Global 
Cláudia de Oliveira (EBA/UFRJ), Paula Guerra (Universidade Porto), Maria Da Graca Luderitz Hoefel  (UnB), Denise Osório Severo (UnB) e Ana Paula Cavalcanti Simioni (USP) 

Esta Mesa Redonda almeja a compreensão da questão de gênero aplicada às análises das obras de artistas mulheres, recorrendo a diversos suportes de arte e manifestações culturais-artísticas. As formas como elas se inserem no campo artístico e como tencionam as barreiras implícitas e as regras internas são dados de análise, tanto quanto suas escolhas estéticas. Considerando a arte uma agência, pretendemos aqui discutir projetos que correlacionem as escolhas estéticas como postura de vida, ou, política. Há um vínculo indissolúvel entre arte e política e o filósofo Jacques Rancière e seu conceito de partilha do sensível ajuda a entender essa ligação. Assim, a estética e a política seriam formas de organizar o sensível, de construir a visibilidade dos acontecimentos em comum.

Museus e coleções: entre ruínas e utopias
Sabrina Marques Parracho Sant’Anna (UFRRJ), Glaucia Villas Bôas (UFRJ), Maria Lucia Bueno Ramos (UFJF) e Marisol Facuse Muñoz (Universidad de Chile)

Em anos recentes a centralidade da cultura nas análises sociológicas vem ganhando relevância na compreensão de fenômenos sociais. O cultural turn de Jeffrey Alexander e a ênfase na contra-cultura de Luc Boltansky trouxeram à tona a análise de valores para a compreensão da vida social. Recentemente também mudanças materiais no mundo da vida colocaram a produção de bens de cultura no centro do debate sociológico. A temática da economia criativa e novas políticas urbanas centradas no turismo e na difusão de equipamentos culturais puseram a cultura no centro das discussões e deram protagonismo à classe artística nos debates públicos. Por sua vez, a década de 2020 se inicia com profundas rupturas nas expectativas de futuro coletivo. Pandemia, isolamento social, crise da democracia e crescimento do autoritarismo colocam em xeque os ordenamentos sobre os projetos compartilhados. No momento de suspensão do devir, se fazem urgentes os debates sobre instituições de memória que implicam necessariamente identidades compartilhadas e planos de ação futura. Esta mesa-redonda pretende, portanto, discutir, do ponto de vista da Sociologia da Arte, coleções e projetos museais à luz de construções de memória que ordenam o devir e de projetos urbanos que implicam dissoluções de visões utópicas. 

Sessões Especiais

SE – Trajetórias da sociologia da cultura no Brasil. Uma homenagem a Ana Maria Galano 
Participantes: Eliska Altmann (UFRJ), Ana Lucia Martins (UFRRJ), Pedro Simonard (UNIT/AL) e Glaucia Villas Bôas (UFRJ)

A presente proposta de Sessão Especial visa homenagear uma das intelectuais pioneiras da Sociologia da Cultura no Brasil: Ana Maria Galano Linhart. Este tributo, que busca resgatar a memória da pesquisadora, também compreende uma reflexão sobre a institucionalização do referido campo no país, uma vez que sua atuação acadêmica colaborou, ainda nos anos 1980, para a consolidação de pesquisas da/sobre cultura, mais particularmente, fotografia, retratos e paisagens, cinema e audiovisual, e literatura.
De sua trajetória vale ressaltar, em princípio, que, no ano seguinte ao seu ingresso como professora adjunta no Departamento de Ciências Sociais do IFCS/UFRJ, em 1986, Ana Maria funda seu núcleo de pesquisa, o NAVEDOC – Núcleo Audiovisual de Documentação, como parte do Laboratório de Pesquisa Social (LPS), projeto este criado pelo corpo docente da instituição à época. Junto ao NAVEDOC, Ana elabora diversas pesquisas relacionadas às temáticas acima mencionadas, já sob a rubrica de “sociologia da cultura”. Note-se que nesse momento (meados da década de 1980) a subdisciplina praticamente inexistia ou começava a surgir ainda de forma tímida no Brasil. Sem dúvida, Ana Maria foi uma precursora.
Tendo em vista sua potente presença na área, nesta Sessão Especial conversaremos sobre a importância da cientista pioneira nos estudos da cultura na sociologia e suas reverberações na consolidação da disciplina ontem e hoje.

 

Fóruns

FR – I Mostra de Curadorias de Exposições 
Participantes: 
Patricia Reinheimer (UFRRJ), Guilherme Marcondes (PPGS/UECE), Leonardo Bertolossi  (EBA/UFRJ), Annelise Fernandez (UFRRJ)e Ana Paula Cavalcanti Simioni  (USP)

Gostaríamos de propor um Fórum Especial sobre Curadoria e Ciências Sociais para o Congresso Brasileiro de Sociologia. A pretensão é que este seja o primeiro de uma série de eventos correlatos organizados pelo Comitê de Pesquisa em Sociologia da Arte e que no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia possamos apresentar os resultados desses eventos em um segundo Fórum. Vem crescendo o número de pesquisas realizadas por cientistas sociais que usam imagens – fotografias, obras de arte, caricaturas, filmes, ilustrações veiculadas em periódicos, entre outros – como fontes e/ou objetos de análise. Normalmente, associamos essas pesquisas com os GTs que abordam as temáticas de Sociologia Visual, Cultura e Arte. Muitas outras subcampos, no entanto, vêm utilizando imagens para elaboração de seus argumentos sociológicos.
Esta proposta de Fórum Especial procura estimular cientistas sociais a apresentarem o argumento de seus trabalhos por meio da curadoria de imagens. O período de pandemia, que causou tantas mortes, pode, por ter exigido a virtualização da vida, facilitar a experiência da SBS em ter uma Mostra de Curadorias de Exposição online, e ainda contar com especialistas para debaterem o tema.
O Fórum seria então constituído de uma Mesa Redonda para debater o tema, três mostras curatoriais, comentadas por organizadores do Fórum.

Blog SBS

Facebook SBS

A Sociedades Brasileira de Sociologia, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, tem o prazer de apresentar mais uma programação SBS Aula Aberta "Metodológicas".As aulas acontecerão entre os dias 06 e 15 de junho, inteiramente voltadas para métodos e técnicas de pesquisa em Sociologia.Quer participar? Faça sua inscrição pelo link bit.ly/3PJwKeT e garanta seu certificado!Siga a SBS nas redes sociais e acompanhe a divulgação dos links de cada atividade.Esperamos tods lá! ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
📣 CHAMADA PARA EDITOR | A International Sociological Association (ISA) está procurando um novo editor para sua revista online "Global Dialogue".Acesso todas as informações da chamada em: globaldialogue.isa-sociology.org/As inscrições estão abertas até 3 de junho de 2022. ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
O SBS Memória de hoje, traz um pouco da vida e da obra de Roseli Rocha dos Santos.✏️ COMO ESCREVER UMA BIONOTA: As contribuições deverão ser encaminhadas em formato Word para sbsmidia@gmail.com, com o nome e vinculação institucional do/a autor/a. Os membros da comissão farão uma revisão/normatização do material recebido e irão encaminhar para a publicação. O biografado deverá ter 65 anos ou mais.O texto deverá conter no máximo 5500 caracteres ou aproximadamente 1000 palavras, o que perfazem até três laudas, sem as referências bibliográficas resumindo as principais informações sobre o/a biografado/a: data e local de nascimento e morte (quando for o caso), dados da formação acadêmica e da vida profissional, redes e contextos intelectuais, contribuição para o campo de estudo, pesquisa, e outras atividades relevantes. Ao final, incluir seleção de até cinco itens bibliográficos – do/a biografado/a). Preferencialmente, agregar uma foto.As bionotas serão disponibilizadas no site da SBS na aba SBS-memória/ Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros e divulgadas semanalmente em nossas redes sociais. Posteriormente comporão a coletânea de e-books "Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros".📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!www.sbsociologia.com.br/project/roseli-rocha-dos-santos/⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras":www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/ ... See MoreSee Less
Veja no Facebook
📌Mais uma mesa imperdível do "Ciclo Pierre Bourdieu e o Brasil": 26/05, às 10h!A mesa intitulada "A Sociologia da Economia" conta com a participação de Marie-France Garcia-Parpet (CSE/CESSP), Antônio José Pedroso Neto (UFT) e Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA). A mediação: Maria Jardim (UNESP)Marque na agenda! ... See MoreSee Less
Veja no Facebook

Twitter SBS

📣 CHAMADA PARA PROPOSTAS DE GTS | VIII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCS-UNISINOS).
Link do edital: https://bit.ly/3FsgnPm

O SBS Memória de hoje, traz um pouco da vida e da obra de Barbara Freitag-Rouanet.

📌 Acompanhe às divulgações semanalmente!
https://www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/

⬇ Baixe o e-book "Retratos: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras":
https://www.sbsociologia.com.br/sbs-memoria/sbs-memoria-retratos/

#ArticulacaoDasCiênciasSociais
Baixe a nota em pdf: https://projetominasmundo.com.br/maquinacoes/minasmundo-e-sociedades-cientificas-em-defesa-da-serra-do-curral/

📌 Marquem na agenda! Dia 05/05, às 18h, temos mais uma mesa do "Ciclo Pierre Bourdieu e o Brasil".
O tema dessa vez é "A Sociologia da Educação e o Legado de Pierre Bourdieu"
📺 A atividade será transmitida pelo canal da SBS no YouTube.

POST NOVO NO BLOG DA SBS!
Por Por Svetlana Ruseishvili (UFSCAR/Coordenadora do InterMob – Grupo Interdisciplinar de Estudos das Migrações e Mobilidade).
https://www.sbsociologia.com.br/eslavos-na-europa-desigualdades-socioeconomicas-e-generificadas-e-o-deslocamento-forcado-ucraniano

Mais [+]