Aprendendo pela pesquisa e pelo ensino: o PIBID no processo formativo das licenciaturas em ciências sociais

Danyelle Nilin Gonçalves, Irapuan Peixoto Lima Filho

Resumo


O artigo discute a inserção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no panorama das Licenciaturas em Ciências Sociais e suas implicações na formação de futuros docentes da Educação Básica. Tomando como base a experiência do Pibid Sociologia da Universidade Federal do Ceará, é realizada uma reflexão sobre os impactos que o Programa causa, sobretudo, na relação entre a atuação dos bolsistas e a produção científica advindas dessas experiências. Atenta, no entanto, para a necessidade da discussão ainda incipiente sobre as culturas juvenis, as quais ajudam a entender a vida social da escola para além das análises que se restringem a pensá-la como instituição social alvo de políticas públicas educacionais. Programas como esse podem auxiliar essa compreensão e servir de instrumento de pesquisa, possibilitando conquistas para a Graduação e Pós-Graduação de Sociologia.


Referências


ALMEIDA, F. R. F. de. (2013), Tornar-se Professor de Sociologia no Ensino Médio: Identidades em construção. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará – Fortaleza.

ALMEIDA, R.; GONÇALVES, D. N.. (2012), A prática compreensiva na Formação Docente em Sociologia: Uma experiência a partir do Pro- grama Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar. Belém, vol 6, n.11, p. 77-85 | jan-jul.

BEZERRA, T. S.. (2013), Vidas em Trânsito: Juventude rural e mobi- lidade(s) pelo acesso ao Ensino Superior. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará – Fortaleza.

BOURDIEU, P.. (2012), Escritos de Educação. 13 ed. Petrópolis: Vozes. Coleção Ciências Sociais da Educação.

BOURDIEU, P.; PASSERON, Jean-Claude. (2012), A Reprodução. 5 ed. Petrópolis: Vozes.

CÂNDIDO, A. (1987), Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. (orgs.). Educação e So- ciedade: Leituras de sociologia da educação. 13 ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, pp. 07-18. Coleção Biblioteca Universitária, Série 2ª, Ciências Sociais, v. 16.

CARRANO, Paulo C. R. (2009), Identidades Culturais Juvenis e Esco- las: arenas de conflitos e possibilidades. Diversia nº 1, CIDPA Valpa- raíso, Abril, pp. 159-184.

CARVALHO, L. M. G. de. (Org). (2004), Sociologia e Ensino em De- bate: Experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Editora Unijuí.

CUNHA, P. P. (2009), O Ensino de Sociologia: Uma experiência na sala de aula. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará – Fortaleza.

DAYRELL, J. (2007), A Escola faz as Juventudes: reflexões em tor- no da socialização juvenil. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100- Especial, p. 1105-1128, out. Disponível em .

FERNANDES, F. (1954), O Ensino da Sociologia na Escola Secundária Brasileira. SBS, São Paulo.

________. (2005), A ciência aplicada e a educação como fatores de mu- dança cultural provocada. Revista Brasileira de Estudos em Pedago- gia. Brasília v.86, n. 212, p. 125-161, jan/abr.

FREITAS, I. C.M. de; LIMA FILHO, I. P. (2013), Culturas Juvenis e Escola: Reflexões para pensar o Ensino Médio de Sociologia na Educação Básica. In: GONÇALVES, D. N. (org.). Sociologia e Juventude no Ensino Médio: Formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes.

GOMES, A. L.F.; ELIAS, T.. (orgs). (2007), Ensino da Sociologia no Brasil (dossiê). Revista Chronos. Natal: UFRN, v.8, n.2, jul/dez.

GONÇALVES, D. N. (org.). (2013), Sociologia e Juventude no Ensino Médio: Formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes.

HANDFAS, A.; OLIVEIRA, L. F. (orgs.). (2009), A Sociologia vai à Esco- la: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/ FAPERJ.

HANDFAS, A.; MAÇAÍRA, J. P. (orgs.). (2012), Dilemas e Perspectivas da Sociologia na Educação Básica. Rio de Janeiro: E-pappers.

MARTINS, C. B.; WEBER, S.. (2010), Sociologia da Educação: demo- cratização e cidadania. In: MARTINS, C. B.; MARTINS, H. Helena T. de S. (coords.). Horizontes das Ciências Sociais no Brasil: Sociologia. São Paulo: ANPOCS.

MENDONÇA, S. G. de L. (2009), O novo jovem na velha escola: o necessário diálogo pedagógico e sociológico. XIV Congresso de So- ciologia. SBS: Rio de Janeiro. Disponível em < http://www.sbsocio- logia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&task=cat_ view&gid=227&Itemid=171>.

MINDOSO, A. V. (2012), A Construção Simbólica da Nação nos Livros Escolares no Moçambique Pós-Colonial (1975-1990). Disser- tação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará – Fortaleza.

MORAES, A. C. (2003), Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Revista Tempo Social. São Paulo. Abr., pp. 05-20.

________. (2007), O que temos que aprender para ensinar Ciências Sociais?. Revista Cronos, Natal-RN, v.8, n. 2, p. 395-402, jul./dez..

________. (2009), Desafios para a implantação do ensino de sociologia na escola média brasileira In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fer- nandes. (orgs.). A Sociologia vai à Escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/ FAPERJ.

OLIVEIRA, A,; LIMA, V, S. (2013), Formação de professores em Ciên- cias Sociais: desafios e possibilidades a partir do estágio e PIBID. In: GONÇALVES, Danyelle N. (org.). Sociologia e Juventude no Ensino Médio: Formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes.

PINHEIRO, C. H. L. (2013), Percepções e Trajetórias Docentes: Mobi- lidade no contexto da interiorização e expansão do Ensino Superior Público no Estado do Ceará. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará – Fortaleza.

SANTOS, M. B. dos. (2004), A Sociologia no contexto das Reformas do Ensino Médio. In: CARVALHO, L. M. G. de. (Org). Sociologia e Ensino em Debate: Experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijui: Ed. Unijuí.

SARANDY, Flávio M. S (2004). Reflexões acerca do sentido da socio- logia no ensino médio. In: CARVALHO, L. M. G. de. (Org). Sociologia e Ensino em Debate: Experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijui: Ed. Unijuí.

SILVA, I. F. (2007). A sociologia no ensino médio: os desafios institu- cionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Revista Cronos, Natal-RN, v.8, n. 2, p. 403-427, jul./dez.

________. (2009), Fundamentos e metodologias do ensino de sociolo- gia na educação básica In: HANDFAS, A.; OLIVEIRA, L. F. (orgs.). A Sociologia vai à Escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/ FAPERJ, pp. 63-91.

VIEIRA, S. (org.). (2002), Catálogo de Dissertações e Teses: 1978-2002. Fortaleza: Expressão Gráfica/ UFC. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

LINKS:

http://www.sbsociologia.com.br/home/index.php?formulario=congressos&metodo=0&id=4

http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

.................

http://dx.doi.org/10.20336/rbs.62

DOI: 10.20336/rbs.62


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN Impresso: 2317-8507

ISSN Eletrônico: 2318-0544

 

Indexado por:

Hispanic American Periodicals Index