Efeitos do PAC sobre a economia e o mercado de trabalho da região metropolitana de Natal

Marcelo Henrique Neves Pereira

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos do PAC 1 e 2 sobre a economia e o mercado de trabalho dos municípios mais integrados da região metropolitana de Natal-RN. Para isso realizou-se inicialmente uma contextualização sobre a região em análise, e posteriormente uma descrição dos investimentos do PAC sobre o estado do Rio Grande do Norte apontando toda as especificidades da fase 1, a qual objetivou estruturar o país para dar condições de crescimento, e da fase 2, que priorizou projetos, obras e ações nas regiões metropolitanas a fim de amenizar problemas históricos, gerar emprego e renda. No que diz respeito à metodologia esse estudo inspirou-se na taxionomia de Vergara (2000). Quanto aos fins, a pesquisa é explicativa e descritiva. Quanto aos meios a pesquisa é documental e bibliográfica. Ressalta-se que foram utilizados dados secundários como subsídio da investigação, sendo as ações e investimentos do PAC as variáveis independentes, e o PIB dos municípios objeto do estudo, as unidades locais, o volume do pessoal ocupado, e os salários médios mensais, as variáveis dependentes. Ademais, esse estudo teve como alicerce dois recortes de tempo, entre 2007 e 2010 (PAC 1), e entre 2011 e 2013, período referente ao PAC 2. Destaca-se que em função da ausência de dados importantes do ano base 2014, a análise limitou-se ao referido período. Os resultados apontaram que, de uma maneira geral, os investimentos do PAC 1 e 2 apresentam evidências de conexão com os bons resultados da economia e do mercado de trabalho dos municípios mais integrados da RMN, principalmente em função dos investimentos estruturais focados na logística, na fase 1, e dos investimentos específicos na região metropolitana na fase 2, os quais amenizaram consideravelmente os efeitos da crise mundial iniciada em 2008. Por fim, as análises ratificaram a significativa correlação e importância das políticas públicas locais de desenvolvimento, apoiadas pelo governo federal, em destaque o PROADI e o PRODETUR, sobre os resultados positivos da economia e do mercado de trabalho da região analisada.

Referências


ADVFN Brasil. (2016), Portal de investimentos em ações da bolsa de valores do Brasil, com cotações da Bovespa e BM&F. Disponível em: http://br.advfn.com/indicadores/ipca. Acesso em 14 jun. 2016.

ARAÚJO, Denílson da Silva. (2010), Dinâmica econômica, urbanização e metropolização no Rio Grande do Norte. Ed. Massangana / Fundação Joaquim Nabuco.

______; SILVA, Marconi Gomes da; PEREIRA, William Eufrásio Nunes. (2015), “Natal: transformações na ordem urbana”. In: CLEMENTINO, Maria do Livramento M.; FERREIRA, Angela Lúcia. A Região Metropolitana de Natal na transição econômica: estrutura produtiva e mercado de trabalho. Natal: Letra Capital.

CLEMENTINO, Maria do Livramento M. (1990), Complexidade de uma urbanização periférica. Tese (Doutorado) – Instituto de economia da Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

______; PESSOA, Zoraide Souza (Orgs.). (2009), Natal, uma metrópole em formação. Educ, PUC-SP, Natal, s.n.

______; FERREIRA, Angela Lúcia. (2015a), “Transformações recentes na dinâmica urbana da Região metropolitana de Natal”. Belo Horizonte, XVI ENANPUR, Anais.

______; FERREIRA, Angela Lúcia. (2015b), Natal: Transformações na ordem urbana. Rio de Janeiro, Letra Capital.

______; FERREIRA, Angela Lúcia; DANTAS, Eustógio Wanderley Correia Dantas. (2010), Turismo e Imobiliário nas metrópoles, Letra Capital.

______; PESSOA, Zoraide S. Segmentação numa metrópole em formação. (texto para discussão, S/d). Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br/rmnatal/artigo/artigo17.pdf. Acesso em: 01 de junho de 2016.

DANTAS, Eustógio W. Correia; FERREIRA, Angela Lúcia; CLEMENTINO, Maria do Livramento M. (2010), Turismo e Imobiliário nas Metrópoles. Rio de Janeiro, Letra Capital.

PAC 1 – Programa de Aceleração do Crescimento. (2010), Balanço 4 anos (2007-2010).

PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento. (2014), 11º Balanço (2011-2014).

VERGARA, Sylvia Constant. (2000), “Projetos e relatórios de pesquisa em administração”. São Paulo: Atlas. In: VIDAL, Soraia Maria do S. C. Dunas, lagoas e praias - turismo e sustentabilidade (?) em Natal – RN. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/viewFile/13962/10285. Acesso em: 11 jun. 2016.

http://dx.doi.org/10.20336/rbs.194

DOI: 10.20336/rbs.194


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN Impresso: 2317-8507

ISSN Eletrônico: 2318-0544

 

Indexado por:

Hispanic American Periodicals Index