Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Sociologia - RBS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Brasileira de Sociologia – RBS publica artigos em Ciências Sociais, preferencialmente em Sociologia. Os textos devem refletir a produção acadêmica e científica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas. As matérias veiculadas na Revista deverão incluir artigos de natureza acadêmica e didática, registrando eventuais reedição de textos clássicos, literatura comentada sobre assuntos variados, textos de metodologia e reflexão sobre conceitos ou autores, hoje imprescindíveis ao profissional do ensino médio e superior.

A Revista foi semestrel até 2016 e começou a ser quadrimestral a partir de 2017. A politica editorial aceita proposta de Dossiês, mediante Editais Públicos.

Artigos com temáticas diversificadas na área da RBS podem ser submetidos a qualquer data e em caráter de fluxo contínuo, através do e-mail rbsfluxo@gmail.com, obedecendo as regras de submissão em vigor.

Considerando a desejada manutenção do alto padrão de qualidade e especialidade do periódico, todos os artigos a serem publicados são avaliados pelo sistema de pares (avaliação às cegas).

O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à RBS para a publicação impressão e/ou on-line (no site da Revista e em seus respectivos indexadores), sem contrapartida remuneratória de qualquer espécie.

 

ETAPAS DA AVALIAÇÂO DOS ARTIGOS:

1. A primeira etapa consiste em uma avaliação conjunta pelos editores sobre o caráter formal do artigo para analisar se o mesmo está consoante às normas editoriais e ao perfil acadêmico da Revista. Em caso negativo, elaboram uma carta ao autor(a) explicando os motivos da recusa.

O prazo médio para essa etapa é de 2 (dois) meses após a submissão do artigo. Em caso positivo, a Editoria indica nomes de avaliadores ad hoc com reconhecida expertise no tema, e o artigo segue para a etapa seguinte.

2. A segunda etapa consiste na avaliação às cegas por avaliadores ad hoc. Nesta fase, os artigos são enviados a 2 (dois) pareceristas, podendo ser enviado a um terceiro para dirimir eventuais controvérsias quando os dois pareceres iniciais forem discordantes. Os pareceristas podem recomendar ou não alterações que são encaminhadas aos autores como sugestão ou condição para a publicação do artigo.

O prazo médio dessa segunda fase, contando os possíveis retornos dos artigos aos autores e a devolução final pelos autores, é de até 4 (quatro) meses.

3. Por fim, com base nos pareceres emitidos e nas reformulações realizadas (quando for o caso), a Editoria comunica a decisão final mediante carta decisória.

4. Os artigos aceitos são enviados à revisão em língua portuguesa, inseridos no próximo número disponível da RBS e publicado on-line no site da RBS.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os artigos submetidos devem ser inéditos e devem assim permanecer durante a avaliação.

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    Os artigos não devem ultrapassar 50 mil caracteres com espaço, incluindo a bibliografia.  O artigo deve ter resumo de 900 caracteres com espaço e 3 (três) palavras-chaves. Deve acompanhar, em arquivo separado, Nome completo do(s) autores(s), titulação, vinculo institucional, endereço.


  2. Propostas de Dossiês devem ser enviadas com a apresentação da temática, sua relevância e abrangência para o campo dos estudos sociológicos. A proposta deve vir acompanhada dos dados dos proponentes: nome completo do(s) autores(s), titulação, vinculo institucional, endereço.

  3. Os artigos submetidos devem conter resumo, titulo do artigo, e palavras-chaves em português e inglês. Caso tenham figuras (imagens e/ou gráficos), estas devem ser enviadas separadamente, numeradas na sequência em que aparecem e com indicação clara ao longo do texto dos locais em que devem ser incluídas. As figuras devem preferencialmente ser em formato TIFF (sem compressão) e resolução de 300dpi no tamanho final pretendido para a impressão. Largura máxima: 12 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1417x1890 pixels).
  4. As remissões bibliográficas no corpo do texto ou referências após citações a autores, devem seguir a forma (Autor, data) ou (Autor, data, página), como nos exemplos: (MILLS, 1960) ou (BENJAMIM, 1987,p. 205). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados por uma letra após a data: SIMMEL, 1965a), (SIMMEL, 1965b) etc.

     

  5. A RBS apoia os esforços relativos à visibilidade das mulheres na produção acadêmica. Assim, as referências bibliográficas ao final do artigo devem conter o prenome das autoras e dos autores, não apenas suas iniciais, como se segue:

  6. Livros:

    LI, Peilin; SCALON, Celi; GORSHOKOV, Mikhail K.; SHARMA, Kumar (2013), Handbook on Social Stratification in the BRIC Countries: Change and Perspective. 1. ed. Cingapura/ Londres/New Jersey: World Scientific.

     

    Artigos:

    TOLBERT, Pamela S. (1986), “Organizations and inequality: Sources of earnings differences between male and female faculty”. American Sociological Review n. 59, pp. 227–235.

     

    Coletâneas:

    INGRAM, Helen; SCHNEIDER, Anne I.; DELEON, Peter. (2007), “Social construction and policy design”. In: SABATIER, Paul A. (org.). Theories of the policy process. Cambridge, MA: Westview Press.

     

    Teses Acadêmicas:

    FORTUNA, Carlos. (1988), Threading Through: Cotton Production, Colonial Mozambique and Semiperipheral Portugal in the World-Economy. Tese de Doutorado. State University of New York – Binghamton.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN Impresso: 2317-8507

ISSN Eletrônico: 2318-0544

 

Indexado por:

Hispanic American Periodicals Index