A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil
Resumo
O artigo trata da constituição do campo de estudos sobre ensino superior. Vinculado ao reconhecimento da importância do ensino superior nas sociedades contempo- râneas, a emergência desse novo campo de estudos é relativamente recente: surge nos anos 1970 nos Estados Unidos e se dissemina nas décadas seguintes para outras partes do mundo. No Brasil, embora já se evidencie, nas décadas 1940 a 1970, uma significativa produção acadêmica sobre a universidade, seus papeis na sociedade e modelos de organização – ressoando períodos de criação e de reforma da universida- de no país -, é somente no final dos anos 1980 que o sistema de ensino superior e as instituições que o compõem se tornaram objeto de estudos e as pesquisas passaram a ser realizadas por grupos/núcleos e centros de investigação. Ao chamar a atenção para este novo campo de estudos, o artigo também ressalta a atualidade e pertinência nos debates envolvendo questões como igualdade de oportunidades, desigualdades sociais, estratificação e diversidade, investimentos em políticas sociais, decisões es- tratégicas em relação à formação de quadros profissionais e ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no mundo globalizado.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20336/rbs.243
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