Um caminho metodológico para identificar redes de ensino mais justas na educação básica
Resumo
Este artigo propõe um caminho metodológico para identificar redes de ensino mais justas na educação básica, nas quais o maior número possível de alunos domina o conhecimento que se define como necessário, sobretudo aqueles alunos cuja origem lhes impõe situações de desigualdade social. Elaborou-se um índice de nível socioeconômico (NSE) para cada aluno; e realizou-se análise de agrupamentos com base na média da proficiência de Matemática, na média do NSE dos alunos e no coeficiente de variação da proficiência de Matemática. Foram identificadas 19 redes municipais de ensino mais justas no estado de São Paulo. Procedimentos de controle mostraram que o caminho metodológico proposto é adequado para indicar redes de ensino que têm con- seguido gerar aprendizagens de forma mais equitativa.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20336/rbs.169
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Sociologia - RBS
ISSN Impresso: 2317-8507
ISSN Eletrônico: 2318-0544
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0
Indexado por:
Hispanic American Periodicals Index
INDEX h5
h5-index 8 / h5-median 13