: Chamada para Publicação de Artigos

 

Edital No. 02/2019

 

Seleção de Artigos para o Vol. 08; Nº. 19; maio-agosto de 2020

Dossiê

Imigrações internacionais contemporâneas: novas abordagens teóricas e metodológicas e novos recortes empíricos e temáticos

 

1. Objetivo 

 

Este edital tem como objetivo a convocação de profissionais da área de Sociologia, Ciências Sociais e áreas afins para o encaminhamento de artigos, individuais ou em co-autoria, para o número Dossiê Imigrações internacionais contemporâneas: novas abordagens teóricas e metodológicas e novos recortes empíricos e temáticos, com publicação prevista para maio de 2019. 

 

O Dossiê será organizado pelos professores doutores: 

 

Leonardo Cavalcanti (UnB) 

Marcelo Alario Ennes (UFS)

Marcio Sergio Batista Silveira de Oliveira (UFPR)

 

2. O Dossiê 

 

A mobilidade humana tem se intensificado nas últimas décadas. Segundo dados da ONU, em 2017 havia aproximadamente 258 milhões de pessoas vivendo fora do país em que nasceu. Esta corresponderia a população do quinto país mais populoso do mundo. As imigrações são uma das expressões desta mobilidade e vem sendo produzida a partir de diferentes contextos e motivações, em alguns casos devido à mudança climática e às guerras. Além da histórica dimensão do trabalho, a imigração tem, hoje, problematizado outras dimensões como o corpo, a saúde, o gênero e a sexualidade, religião entre outras dimensões do fenômeno. As migrações internacionais, por sua vez, têm se constituídos sob novas dinâmicas tais como as diásporas, a transnacionalidade e a circularidade. O presente Dossiê tem como objetivo reunir artigos qualificados sobre este novo, diverso e complexo contexto imigratório. Será dada prioridade a artigos que proporcionem novos olhares sobre o tema seja por meio de seus aportes teóricos e metodológicos, seja pelos recortes temáticos e empíricos tanto no Brasil quanto na América Latina.

 

 

 

 

2.  Cronograma 

 

Lançamento do edital 

28/10/2019

Data limite de submissão de artigos

30/01/2020

Divulgação dos resultados (prevista)

30/03/2020

Publicação em versão eletrônica (prevista) 

30/05/2020

 

 

3. Regras de Submissão 

 

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos/às autores/as.

 

i. Os artigos submetidos devem contemplar a temática do Dossiê, de modo a assegurar as interlocuções necessárias à forma como o dossiê se define. 

 

ii. Os artigos submetidos devem ser submetidos pela plataforma da RBS, devem ser inéditos e devem assim permanecer durante a avaliação. 

 

iii. Os artigos não devem ultrapassar 50 mil caracteres com espaço 1,5, incluindo a bibliografia.  O artigo deve ter resumo de 900 caracteres com espaço e 3 (três) palavras-chaves. Deve acompanhar, em arquivo separado, Nome completo do(s) autores(s), titulação, vínculo institucional, endereço. 

 

iv. As remissões bibliográficas no corpo do texto ou referências após citações a autores devem seguir a forma (Autor, data) ou (Autor, data, página), como nos exemplos: (MILLS, 1960) ou (BENJAMIM, 1987, p. 205). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados por uma letra após a data: SIMMEL, 1965a), (SIMMEL, 1965b) etc. 

 

v. A RBS apoia os esforços relativos à visibilidade das mulheres na produção acadêmica. Assim, as referências bibliográficas ao final do artigo devem conter o prenome das autoras e dos autores, não apenas suas iniciais, como se segue:

 

Livros:

LI, Peilin; SCALON, Celi; GORSHOKOV, Mikhail K.; SHARMA, Kumar (2013), Handbook on Social Stratification in the BRIC Countries: Change and Perspective. 1. ed. Cingapura/ Londres/New Jersey: World Scientific.

 

Artigos:

TOLBERT, Pamela S. (1986), “Organizations and inequality: Sources of earnings differences between male and female faculty”. American Sociological Review n. 59, pp. 227–235.

 

Coletâneas:

INGRAM, Helen; SCHNEIDER, Anne I.; DELEON, Peter. (2007), “Social construction and policy design”. In: SABATIER, Paul A. (org.). Theories of the policy process. Cambridge, MA: Westview Press.

 

Teses Acadêmicas:

FORTUNA, Carlos. (1988), Threading Through: Cotton Production, Colonial Mozambique and Semiperipheral Portugal in the World-Economy. Tese de Doutorado. State University of New York – Binghamton.

 

4. Processo de Avaliação dos Artigos 

 

Todos os artigos serão avaliados através de um sistema composto por 3 fases, nesta ordem: 

 

  1. Enquadramento temático ao Dossiê, pelos organizadores;
  2. Adequação ao perfil da Revista, pelos Editores;
  3. Análise de mérito, mediante revisão às cegas por 2 ou 3 Pareceristas (ver os detalhes da normas de avaliação em:

http://www.sbsociologia.com.br/rbsociologia/index.php/rbs/about/submissions#authorGuidelines

 

5. A submissão dos artigos ao presente Edital expressa a concordância dos seus respectivos autores na cessão dos direitos autorais à Revista Brasileira de Sociologia

 

 

São Carlos, 30 de outubro de 2019.  

 

 

Jacob Carlos Lima, UFSCar

Coordenação Editorial

 

 

Renan Springer de Freitas, UFMG 

Adelia Miglievich-Ribeiro, UFES 

Editores 


 

Mariana Miggiolaro Chaguri, UNICAMP

Bráulio Figueiredo Alves da Silva, UFMG

Marcelo Alario Ennes, UFS

Editores Adjuntos