06/01/2017

JOVENS UNIVERSITÁRIOS EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO: UMA PESQUISA SINO-BRASILEIRA

Ocorreu no dia 07/12/2016 às 16h, no Auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp o lançamento do livro Jovens Universitários em um Mundo em Transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o Centro de Pesquisa em Infância e Juventude da China (CYCRC) e a Associação de Pesquisa em Infância e Juventude da China (CYCRA), a coletânea organizada por Tom Dwyer (Unicamp), Eduardo Luiz Zen (Ipea), Wivian Weller (UnB), Jiu Shuguang (CYCRC) e Guo Kaiyuan (CYCRC), apresenta resultados oriundos de uma iniciativa pioneira de aproximação entre pesquisadores da área de juventude de ambos os países. Os dados analisados na obra foram gerados a partir de um questionário impresso preenchido por 4.137 universitários de 12 instituições das regiões de São Paulo e Distrito Federal, no Brasil, e de Shangai e Beijing, na China. No Brasil, a pesquisa contou com a participação de pesquisadores do Ipea, da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Centro Universitário Fundação Santo André (FSA).

A obra apresenta, inicialmente, um panorama da educação superior e da dinâmica demográfica na China e no Brasil, seguida de capítulos que discutem aspectos relacionados a condição estudantil, tais como: origem familiar e projetos de futuro dos universitários, valores e estilos de vida, interfaces entre estudo e trabalho, meio ambiente e globalização. Esse estudo comparado sobre jovens chineses e brasileiros representa uma abertura para o diálogo e entendimento intercultural entre a China e o Brasil. Também contribui para o desenvolvimento de estratégias de cooperação entre instituições e de internacionalização das universidades nos países que integram os BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Sobre o lançamento

A mesa de debate por ocasião do lançamento do livro no dia 07/12/2016 será composta por Tom Dwyer, professor do Departamento de Sociologia da Unicamp, Wivian Weller, professora da Faculdade de Educação da UnB, Marilena Nakano, professora do Centro Universitário Fundação Santo André e por Valeriano Costa, professor do Departamento de Ciência Política da Unicamp, no papel de debatedor. Após o lançamento, haverá no mesmo dia, às 20h30, uma apresentação do livro na sala Shanghai do Bar Drosophyla – Rua Nestor Pestana, 163, Consolação, São Paulo. A obra também será lançada em mandarim pela Social Academic Press (China). Endereço para download gratuito do livro a partir de 07/12/16: www.ipea.gov.br/portal/

PRÓXIMOS EVENTOS


REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais




SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS






Desenvolvido por Master Tecnologia