05/03/2016

NOTA DA SBS DIANTE DA GRAVE SITUAçãO POLíTICA DO PAíS

A Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) enquanto uma entidade científica, voltada para estimular o ensino e a pesquisa em sociologia no país, conforme reza seu Estatuto, vem expressar publicamente sua preocupação diante da grave situação política do país no momento atual. Neste sentido, apela publicamente para a garantia de preservação e respeito à Constituição e às leis que garantem os direitos fundamentais de todo cidadão(ã) brasileiro (a), bem como à neutralidade das instituições e dos agentes públicos na condução dos assuntos de Estado, cujas ações devem pautar pelo respeito ao ordenamento legal vigente no país.

A SBS conclama para que os debates que vêm ocorrendo no interior do espaço universitário – no qual localiza-se uma parte expressiva de seus sócios – sejam conduzidos com elevado espírito de tolerância intelectual e marcado pelo respeito da pluralidade de análises a propósito da conjuntura atual.

A SBS exorta a todos brasileiros e brasileiras a envidar esforços para manter o respeito e a dignidade de todo cidadão (ã) independentemente de suas posições político-ideológicas e partidárias. Este espírito de convivência pacífica  no espaço público constitui condição necessária para a produção de soluções compartilhadas de forma a garantir governabilidade e a enfrentar os graves problemas econômicos que afligem os(as) cidadãos(ãs) brasileiros(as), em especial os que se encontram presentemente em situação de desemprego ou vivenciam outros tipos de vulnerabilidade. 

A SBS salienta que cabe garantir as liberdades individuais e as liberdades sociais, os direitos sociais tão duramente conquistados e a responsabilidade social dos Poderes, condição necessária para uma democracia.

A SBS ressalta que, além de encontrar uma saída legal, democrática e construtiva para atual crise, deve-se considerar que o futuro da sociedade brasileira depende da capacidade de seus cidadãos de coexistirem de forma pacífica  e de preservarem padrões civilizados de convivência social, num contexto de diferenças de opiniões políticas. 

PRÓXIMOS EVENTOS


REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais




SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS






Desenvolvido por Master Tecnologia