HISTÓRICO DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE SOCIOLOGIA

O I Congresso Brasileiro de Sociologia foi realizado em São Paulo, em 1954, com o seguinte temário: "O ensino e as pesquisas sociológicas; organização social; mudança social". É interessante notar que entre os temas debatidos esteve inclusa a questão do ensino de Sociologia no nível médio. O seguinte, o II Congresso Brasileiro de Sociologia, ocorreu em Belo Horizonte, em 1962, durante o qual foram discutidos o balanço e as perspectivas da Sociologia no Brasil. Durante o regime militar, entre os anos de 1963 e 1985, as atividades da Sociedade foram interrompidas. Com a redemocratização do País, em 1985, novamente os sociólogos preocuparam-se em retomar as atividades da Sociedade Brasileira de Sociologia.

Desde 1987 os congressos da SBS vêm mantendo periodicidade regular, sendo realizados a cada dois anos. 

O III Congresso Brasileiro de Sociologia: realizado em Brasília, em 1987, seu tema foi "Sociologia, Sociologias". O IV Congresso foi organizado no Rio de Janeiro, em 1989, sob o tema "Sociologia Hoje". Já o V CBS foi realizado em julho de 1991, no Rio de Janeiro, seguindo o tema central "História e trajetória da Sociologia no Brasil".

O VI Congresso ocorreu no Recife, em 1993, com o tema "A Sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade". O VII Congresso Brasileiro de Sociologia teve lugar no Rio de Janeiro, em 1995.O VIII CBS, realizado em Brasília, em 1997, tinha como tema "A Contemporaneidade brasileira: dilemas e desafios para a imaginação sociológica". 

O IX Congresso Brasileiro de Sociologia, desenvolvido em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 30 de agosto a 03 de setembro de 1999, definiu como tema "A Sociologia para o Século XXI. 
O X Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Fortaleza, de 3 a 6 de setembro de 2001, na Universidade Federal do Ceará, abordou o tema "Sociedade e Cidadania: Novas Utopias".

O XI Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Campinas, de 2 a 6 de setembro de 2003, na UNICAMP, contou com mais de mil e duzentos participantes e abordou o tema ‘Sociologia e conhecimento: além das fronteiras'.

O XII Congresso realizou-se em Belo Horizonte, na UFMG, de 31 de maio a 3 de junho de 2005 reuniu mil e quatrocentos pessoas, O tema do Congresso foi "Sociologia e realidade: pesquisa social no século XXI".

O XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, foi realizado em Recife, na UFPE, de 29 de maio a 01 de junho de 2007, e enfatizou as dimensões da desigualdade, da diferença e do reconhecimento. Dada a heterogeneidade que se insinua no contexto da globalização e do Brasil contemporâneo o Congresso abordou as questões da pluralidade, da igualdade na diferença, e o reconhecimento. O evento teve mais de 2.600 participantes presentes e credenciados na secretaria local do evento.

A cidade do Rio de Janeiro sediou a XIV edição do Congresso, no campus da Praia Vermelha da UFRJ, com a cerimônia de abertura ocorrendo no campus do Fundão/UFRJ. O evento foi realizado de 28 a 31 de julho de 2009, sob o tema geral "Sociologia: Consensos e Controvérsias". Essa edição reuniu 2.607 participantes credenciados no local, mais 2.764 cadastrados no site oficial do evento, perfazendo mobilização total de 5.371 interessados.

PRÓXIMOS EVENTOS


REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais




SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS






Desenvolvido por Master Tecnologia