APRESENTAÇÃO

A significativa e expressiva produção sociológica brasileira tem conseguido refletir de forma rigorosa sobre a realidade do país. Nesse percurso, os Congressos da Sociedade Brasileira de Sociologia ocupam papel destacado. Temas como as novas tecnologias e suas implicações sociais; os significados das estatísticas sociais; desigualdades sociais, pensamento social, as mudanças no empresariado; as atuais concepções de ciência; o novo papel do Estado; a formação de novos atores sociais; a violência urbana e rural; a democracia e a cidadania; as discriminações de raça e de gênero; os problemas da educação; as transformações no mundo do trabalho urbano e rural; as metamorfoses da cultura; o problema da saúde coletiva; meio ambiente; o papel das religiões; dentre outros, fazem parte da pauta de pesquisa e preocupação dos sociólogos brasileiros.

Ao reunir um público médio de três mil participantes, composto predominantemente por docentes, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, em diferentes etapas de suas carreiras acadêmicas, além de professores da rede de Educação Básica, gestores e formuladores de políticas públicas, gestores privados e representantes do chamado terceiro setor, provenientes de todas as regiões do país, os Congressos Brasileiros de Sociologia ofertam momento privilegiado para o intercâmbio científico, a divulgação de pesquisas de ponta e o debate e a convivência acadêmicos altamente qualificados, impactando na formação de quadros e no aprimoramento dos diversos programas de pós-graduação e ensino superior em Sociologia distribuídos pelo país.

Os Congressos têm periodicidade bienal e constituem hoje a maior reunião científica brasileira nas áreas das Ciências Sociais, ocupando também o lugar de mais mais importante evento da área de Sociologia stricto sensu. Sua programação é estruturada em Conferências, Mesas Redondas, Fóruns, Sessões Especiais, Mini-cursos, Grupos de Trabalho, Laboratórios de Pesquisa e o espaço "Sociólogos do Futuro", destinado à apresentação, no formato de pôsteres, de pesquisas de jovens pesquisadores de todo o país.

PRÓXIMOS EVENTOS


REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais




SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS






Desenvolvido por Master Tecnologia