Conheça o Blog da SBS!

O BLOG da SBSSociedade Brasileira de Sociologia – é uma iniciativa coletiva e de amplo escopo que pretende abrir e consolidar um espaço para promoção e divulgação de debates relativos à comunidade da SBS, fomentando a interlocução entre pesquisadoras brasileiras e pesquisadores brasileiros atuantes nas áreas de Sociologia e Ciências Sociais afins.

O Blog abrirá espaço para discussões sobre abordagens, conceitos e autores/autoras-chave para a Sociologia e Ciências Sociais, visando ser um canal constante e dinâmico de diálogo, que reflita e fomente a atuação de sociólogas e sociólogos no Brasil.

O Blog da SBS contará com um espaço para divulgação de pesquisas e debates (SBS Divulga) realizados e em realização nos departamentos e pós-graduações em Sociologia e Ciências Sociais no Brasil, e com colunas divididas em três sessões: SBS Discute, SBS Resenha e Espaço RBS.

O SBS Divulga será alimentado pela interação com os/as associados/as da SBS, os departamentos e pós-graduações na área, e as colunas terão espaço aberto para contribuições que contemplem os eixos de interesse e política editorial de cada sessão.

O SBS Discute destina-se ao debate sobre abordagens, conceitos, autores/autoras-chave do debate sociológico, sem perder de vista sua interação com  aspectos conjunturais enquanto expressões de processos culturais, sociais, políticos e econômicos mais amplos.

O SBS Resenha é dedicado ao comentário e balanço críticos de obras lançadas no Brasil ou no exterior nos últimos três anos. Serão priorizadas as resenhas que destaquem o  impacto e a centralidade das obras para o debate sociológico contemporâneo. 

O Espaço da RBS (Revista Brasileira de Sociologia) tem o objetivo de divulgar e conectar os debates conceituais, de abordagens ou temáticos mais gerais com a produção científica veiculada pela revista.

As contribuições podem  ser enviadas ao email (sbsmidia@gmail.com), e devem conter  entre 8.000 e 12.000 caracteres (com espaços), as referências bibliográficas devem ser limitadas ao essencial, assim como as notas de rodapé. As referências no corpo do texto devem estar no formato (AUTOR/A, ANO, PÁGINA),  ao final do texto, devem ser incluídas no seguinte formato:

O Blog da SBS apoia esforços relativos à visibilidade da produção acadêmica de mulheres. Assim, as referências devem conter o prenome das autoras e dos autores, não apenas suas iniciais, como se segue:

 Livros:

BENHABIB, Seyla; BUTLER, Judith; CORNELL, Drucilla; FRASER, Nancy (2018). Debates feministas: um intercâmbio filosófico. São Paulo: Editora da Unesp.

Artigos:

SCOTT, Joan (1995). Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & realidade, v. 20, n. 2, pp.71-99.

Coletâneas:

CARNEIRO, Sueli (2019). “Mulheres em movimento: contribuições do feminismo negro”. In: HOLLANDA, Heloísa B. (org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

Teses Acadêmicas:

MENEGUELLO, Rachel (1996). Partidos e governos no Brasil contemporâneo (1985-1995). Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas – Campinas/SP.

Artigo e/ou matéria de jornal 

  1. com autor ou autora: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL> 
  2. sem autor ou autora: TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL>