16/01/2021

NOTA DE PESAR - PROFESSOR LUIZ CARLOS FIORE

Faleceu ontem, 15 de janeiro de 2021, o sociólogo e professor Luiz Carlos Fiore.
 
Formado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, no início dos anos 1970, Fiore fez parte de uma geração de cientistas sociais que enfrentou, dentro da universidade, a ditadura militar no seu período mais duro. Sua posição crítica ao autoritarismo se agregou a uma resistência estudantil permanente por meio do estudo, da discussão acadêmica e da militância política. A gentileza e a solidariedade com os colegas sempre foram traços marcantes de sua personalidade assim como o seu compromisso com uma ciência voltada para refletir sobre os problemas de uma realidade social desigual e injusta.
 
Sua atuação profissional, após a graduação, teve forte preocupação com o destino dos trabalhadores, dos sindicatos e de suas formas de manifestação política. Engajou-se com vigor na constituição do Partido dos Trabalhadores e tornou-se com o tempo em um dos seus principais incentivadores.
 
Lecionou por muitos anos, com dedicação, a disciplina de Sociologia na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. E se tornou um militante da organização dos profissionais de sociologia do Rio de Janeiro e fundador emérito da APSERJ - Associação dos Profissionais de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro e da ABECS -  Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Unidade Regional do Rio de Janeiro).
 
Seu legado na luta pela organização dos sociólogos e pela implementação da Sociologia nas escolas do Rio de Janeiro, permanece como exemplo para as novas gerações. 
Lamentamos a morte de Fiore, mas somos gratos por sua trajetória, por sua dedicação às ciências sociais e por seu compromisso com a causa dos trabalhadores.








SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia