O PROJETO

A recuperação da memória da SBS teve como marco a comemoração dos 60 anos da organização da associação em 2009. Criada em 1937 como Sociedade Paulista de Sociologia foi reorganizada em 1950 como Sociedade Brasileira de Sociologia e a partir de então, começou a organizar os congressos nacionais, tendo suas atividades suspensas durante a ditadura militar sendo retomadas no final desse período.  

A exposição “Sociedade Brasileira de Sociologia – 60 anos” aconteceu durante o XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 28 a 31 de julho de 2009, sob a curadoria de Nísia Trindade Lima da Fundação Oswaldo Cruz, juntamente com uma equipe de pesquisadores da SBS. Junto com a exposição foi realizado um curta metragem comemorando a efeméride. O catalogo e o curta metragem estão disponíveis neste site, na aba SBS memória-documentos.

Após esse período, buscou-se uma forma de digitalização dos documentos, mas que por motivos diversos não foram levados adiante.

O projeto SBS Memória, pretende dar continuidade àquela proposta e marcar os 70 anos da associação ( 83 anos se considerarmos a fundação da Sociedade Paulista de Sociologia)  que se deu em 2020, mas que  em meio a pandemia do COVID 19, não teve o destaque merecido.  Tem por objetivo de disponibilizar documentos que marcaram a história da Sociedade Brasileira de Sociologia e sua atuação na institucionalização e consolidação do campo da Sociologia no Brasil, assim como recuperar as trajetórias de seus principais agentes: sociólogos e sociólogas brasileiras que construíram o campo. 

Consta de atividades simultâneas:  

1a) recuperação da documentação física da SBS para digitalização. Este processo, tem sido prejudicado pela pandemia do COVID-19 que com a quarentena impossibilita a busca de materiais para a digitalização. Existe um acordo, ainda não formalizado, com o CPDOC da FGV-Rio para a digitalização e catalogação. 

1b) complementação das informações dos anais a partir da digitalização de documentos que estão sendo inseridos no site. Esse material tem sido disponibilizado no site na sessão documentos por já estarem digitalizados. Outros documentos que estamos disponibilizando são relatos de eventos de Sociologia, por colegas que deles participaram ou que se disponibilizam a escrever sobre eles a partir de levantamento de documentação e de memória pessoal. Por fim, ainda em elaboração, pequenos textos com o histórico de alguns dos primeiros cursos de sociologia do país. 

2) Criação de um acervo de bionotas e indicações bibliográficas, inspiradas e em colaboração com o blog da BVPS (Biblioteca Virtual do Pensamento Social)da UFRJ =, daqueles(as) profissionais, acadêmicos ou não, que se destacaram na construção do campo da Sociologia no Brasil e de sua institucionalização. As bionotas pretendem celebrar a memória e a trajetória desses profissionais, atores principais desse processo. 

As bionotas serão divididas temporalmente em três momentos, que serão observados de forma flexível, uma vez que os diversos atores, em suas trajetórias, em geral vivenciaram mais de um dos momentos utilizados como parâmetros para referenciar historicamente a sociologia no Brasil.

O primeiro deles, chamado de “Os precursores”, refere-se àqueles profissionais que acompanharam, de alguma forma o surgimento da SBS e dela participaram em comissões e diretorias. Ou ainda que se destacaram enquanto sociólogos ou acadêmicos no período entre 1937 e 1964.

O segundo momento, “Resistências e reorganização”, acompanha os 20 anos da ditadura militar, de 1965 até 1985, da repressão e suas consequências em termos de aposentadorias e exílios compulsórios, suas contradições e paradoxos, assim como o surgimento de centros de pesquisa e a estruturação da pós-graduação e pesquisa no país.

O terceiro momento, “Expansão e consolidação do campo”, marca a retomada das atividades da SBS em 1986, com a pós-graduação em expansão nacionalmente, com surgimento de uma nova geração formada no país e no exterior e a consolidação da pesquisa em sociologia a partir da democratização. O ano de 1986 marca também não apenas a reorganização da SBS, mas também a regularização de seus congressos anuais.

Dado o grande número de profissionais desses três períodos e a dificuldade de trabalharmos apenas com esses recortes temporais, a proposta é que as bionotas sejam realizadas simultaneamente. Em outros termos, as bionotas referem-se aos profissionais que tiveram algum destaque, nacional, regional ou mesmo local, em algum dos três períodos selecionados. A apresentação no site observará a entrega das bionotas, sem uma preocupação de esgotar os momentos históricos selecionados.

As bionotas poderão ser encomendadas ou sugeridas pelos associados ou interessados que se disponham a escreve-las. Tres vezes por semana, as bionotas serão publicadas pelas redes sociais da SBS. Além de estarem disponibilizadas no site, pretende-se, a partir de um determinado número, publica-las em forma de e-book para consulta da comunidade. 

As contribuições poderão ser encaminhadas em formato Word para sbsmidia@gmail.com, com o nome e vinculação institucional do/a autor/a. Os membros da comissão farão uma avaliação do material recebido e, em caso de aprovação, serão encaminhados para a publicação.

O texto deverá conter no máximo 4000 caracteres ou aproximadamente 800 palavras, o que perfazem duas laudas, resumindo as principais informações sobre o/a biografado/a: data e local de nascimento e morte (quando for o caso), dados da formação acadêmica e da vida profissional, redes e contextos intelectuais, contribuição para o campo de estudo, pesquisa, e outras atividades relevantes. Ao final, incluir seleção de até cinco itens bibliográficos – do/a biografado/a). Preferencialmente, agregar uma foto, uma capa de livro, enfim alguma referência imagética referente ao autor.

Comissão organizadora:

Jacob Carlos Lima (UFSCar)

Helena Bomeny (UERJ)

Ana Luisa Fayet Sallas (UFPR)

Cristiano Fonseca (UFF)

Lidiane Rodrigues (UFSCar)

Rodrigo Bordignon (UFSC)

 








SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia