26/08/2020

NOTA DE FALECIMENTO - LķCIO KOWARICK

 

A Sociedade Brasileira de Sociologia, comunica com grande pesar, a perda do sociólogo e cientista político Lúcio Kovarick, ocorrida no dia 24 de agosto, em São Paulo. Graduado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1961) e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo ( 1973) era Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da FFCHL-USP. O intelectual dos estudos urbanos atuou em diferentes instituições de pesquisa, além de sido professor visitante em diversas universidades estrangeiras.

Os escritos de Kowarick voltaram-se fundamentalmente para analisar o crescimento das metrópoles ao lado dos mecanismos de segregação social e política, incluindo o registro analítico das formas coletivas de organização pela conquista da moradia.

Sua obra registra o cenário urbano das décadas de 1970 e 1980, caracterizado pelo crescimento amplo de organizações de bairros populares baseadas em demandas por saúde, educação e moradia. O conceito de espoliação urbana que se tornou chave de leitura para o entendimento da expansão das metrópoles e dos movimentos sociais.

A pobreza e a expansão urbana em sua feição social e política constituíram um fio analítico por meio do qual o autor analisou a cidade de São Paulo, empregando categorias sociais extensivas à interpretação de outras metrópoles. Trabalhadores, moradores e desempregados expressavam a tragédia cotidiana de luta pelo reconhecimento dos direitos de cidadania figurados na equação trabalho versus moradia. As investigações de Kowarick sobre a dinâmica citadina firmaram-se no cenário intelectual como pesquisa de longa duração, caracterizadas pela visita recorrente e criativa aos mesmos objetos. Em 2010 Lúcio Kowarick ganhou o Premio jabuti com o livro “Viver em Risco: sobre a vulnerabilidade sócio economica e civil, na categoria de melhor livro em ciencias humanas.

A produção intelectual de Lúcio, mais que um patrimônio intelectual revela-se bastante atual diante dos desafios emergentes da sociedade brasileira: o direito à cidade, à vida e ao país. Além de comprometido com os dramas sociais urbanos contemporaneos, Lúcio Kowarick se tornou conhecido por sua integridade e seriedade no trato academico e pessoal.

A Sociedade Brasileira de Sociologia que lhe homenageou com o Premio Florestan Fernandes, em 2013, e expressa os mais profundos sentimentos extensivos aos seus familiares e amigos.

Considera, finalmente, que as contribuições teóricas suplantam o efêmero da vida. Permanecem como farois a iluminar o mundo.

Irlys Alencar F. Barreira

Professora Titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Coordenadora do Laboratório de Estudos de Política e Cultura (LEPEC)



REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais











SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia