03/08/2020

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL EM TEMPOS DE CRISE

 
A pandemia Coronavírus tem provocado diversas mudanças na vida cotidiana de milhões de pessoas, alterando padrões de interação social e de organização da vida política e econômica. Esse fenômeno não poderia deixar de incitar a imaginação dos(as) pesquisadores(as) das ciências humanas e sociais, como prova o sucesso e a repercussão que teve nos últimos meses o Boletim “Cientistas Sociais e o Coronavírus”, editado por um consórcio de associações científicas que inclui a Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Contudo, algo que se pode perceber é que um dos efeitos mais evidentes dessa pandemia tem tido pouco espaço nas produções dos(as) cientistas sociais, inclusive no boletim supracitado, a saber: a ampliação das desigualdades raciais e de formas explícitas de racismo no atual contexto.
 
Fenômenos como a violência policial, que atinge a população negra em um grau muito mais elevado, a precariedade no acesso à saúde e à educação, os altos índices de subemprego e desemprego, entre outros aspectos, mostram como as populações negra e indígena estão desigualmente inseridas na sociedade brasileira. A pandemia pôs em evidência e exacerbou todos esses processos, tornando essas populações muito mais vulneráveis aos efeitos deste momento tão dramático da história humana.
 
Nesse sentido, a partir da crença de que o papel dos(as) pesquisadores(as) em Ciências Sociais e Humanidades é o de dar maior visibilidade e compreensibilidade a essa e outras situações semelhantes e, também, na expectativa de reafirmar o comprometimento dessas ciências com um mundo melhor e menos injusto, propomos à comunidade acadêmica dar continuidade ao Boletim “Cientistas Sociais e o Coronavírus” com uma nova temática, a partir de perspectivas que busquem enfatizar os efeitos da pandemia sobre a população negra e outras minorias vítimas de desigualdades étnico-raciais. Esta é uma forma de incitar a publicização de pesquisas que ponham em evidência o aprofundamento do racismo e das desigualdades raciais neste momento e pode, além disso, ser uma oportunidade para reafirmar o engajamento de nossas associações científicas com o combate a todas as formas de desigualdades e injustiças em nossa sociedade.
 
Nesse sentido, contamos com a inventividade e a colaboração das nossas comunidades científicas para manter viva a saga iniciada pelo “Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus”, agora sob a roupagem do mote “A Questão Étnico-racial em Tempos de Crise”. Que muitas glosas inovadoras e impactantes possam surgir a partir desse mote geral! É o que deseja toda a equipe editorial envolvida no projeto.
 
Os textos, com até 1000 palavras, devem ser escritos em word e enviados para o e-mail: boletimcso@gmail.com
 
Editores: Paulo S C Neves (UFABC)
 
Regimeire Oliveira Maciel (UFABC)
 
Secretaria Editorial: Marie Lozano (UFSC)
 
Comitê Editorial:
Alexandra Alencar (UFSC)
Carlos Benedito R. da Silva (UFMA)
Carlos Machado (UnB)
Cloves Luiz Pereira Oliveira (UFBA)
Flávia Rios (UFF)
João Batista de Jesus Felix (UFTO)
Luciana Garcia de Mello (UFRGS)
Maria Nilza da Silva (UEL)
 
Equipe Técnica:
Roberta Kelly França (NEAB/UFABC)
Suzane Jardim (NEAB/UFABC)
Taís Oliveira (NEAB/UFAB)
Tarcízio Roberto da Silva (NEAB/UFABC)
Thiago Barbosa (NEAB/UFABC)


REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais











SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia