19/06/2020

NOTA CONJUNTA DO A4 SOBRE A PORTARIA DO MEC A RESPEITO DAS COTAS RACIAIS

As associações cientificas de Ciências Sociais, abaixo assinadas, manifestam seu repúdio ao ultimo ato do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, que anula a Portaria Normativa 13/2016, que estabelecia a obrigatoriedade de cotas na pós-graduação.

Este ato não nos surpreende, vindo de um ministro que se caracterizou por inúmeras declarações contrárias às Ciências Humanas, incluindo ataques a Antropólogos, Sociólogos e outros profissionais.

Seu desrespeito à educação e à democracia é patente. Seu último ato corresponde a um retrocesso do Estado brasileiro em seu compromisso, assumido na Constituição de 1988, de reparação histórica à populações negras e indígenas. As politicas de ações afirmativas para estudantes negros/as, indígenas, pessoas trans e com deficiência estão entre as mais importantes politicas públicas brasileiras no campo da Educação. Reiteramos, assim, a importância de sua manutenção nos programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Politica e Sociologia.

Assinam

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS

Associação Brasileira de Antropologia - ABA

Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP



REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais











SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia