20/12/2019

NOTA DE PESAR FALECIMENTO DA PROFESSORA ALBA ZALUAR

A Sociedade Brasileira de Sociologia vem manifestar seu pesar pelo falecimento da antropóloga e associada desta SBS, ocorrida no Rio de Janeiro, em 19 de dezembro passado. Pioneira nos estudos sobre violências no Brasil, Alba é autora de uma obra substantiva que contribuiu para dissipar preconceitos, correntes no senso comum a respeito do crime, do criminoso e da criminalidade e das políticas públicas de segurança. e justiça. Não menos relevantes são suas críticas dirigidas ao público acadêmico, sobretudo quanto ao emprego de teorias e conceitos.
Sua longa e copiosa etnografia entre moradores de bairros com elevada concentração de trabalhadores de baixa renda introduziu a chegada e os desdobramentos do crime organizado, em torno do tráfico ilegal de drogas, no Brasil, seus efeitos sobre as formas de sociabilidade e sobre as relações entre civis e as polícias. De forma original, levantou a hipótese, comprovada em estudos posteriores, a respeito da associação entre o crescimento das taxas de homicídio, que vitimizam sobretudo jovens e as disputas por controle de território nos negócios do tráfico. Sua obra é referência inegável no Brasil e no exterior para todos os que buscam compreender os desafios postos pela violência à consolidação da vida democrática no Brasil.
Alba era excepcional antropóloga, que influenciou em muito os rumos da antropologia urbana neste país. Mas, era também reconhecida pela qualidade de suas análises sociológicas. Sabia, como poucos, transitar pelas fronteiras disciplinares, mobilizando perspectivas teóricas extraídas de diferentes tradições nas ciências sociais, sem perder um olho fixo no presente e na atualidade, nas mudanças sociais e nos processos de conservação fortemente enraizados na cultura política desta sociedade. Excepcional antropóloga por ser excelente socióloga; extraordinária sociólogo por sua primorosa formação antropológica.
Associada da SBS, esteve presente em várias edições dos encontros bienais, apresentando resultados originais de investigação, polemizando no diálogo acadêmico rigoroso, muitas vezes tomado com estranheza em nossas convenções acadêmicas, e profundamente generoso quando se tratava de compartilhar experiências e transferir transferir conhecimento para a formação de novos pesquisadores.
A Sociedade Brasileira de Sociologia transmite e seus familiares votos de conforto nesse momento tão difícil que representa sua perda para o cenário privado e público na qual circulou.

 



REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais











SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia