12/11/2018

NOTA DA SBS EM REPúDIO àS AMEAçAS à LIBERDADE DE CáTEDRA E à DIVERSIDADE DE OPINIõES DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO CFCH DA UFPE

     Como já é sabido por boa parte da comunidade científico-social no Brasil, um conjunto de alunas, alunos, professores e professoras do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram recentemente insultados e ameaçados por carta apócrifa divulgada no prédio que abriga o Centro. Em infeliz compasso com um clima social mais amplo de intimidação ao pensamento crítico, à diversidade de opiniões e até mesmo à simples intenção acadêmica de tomar certos tópicos como objetos de pesquisa científica (como gênero, drogas e sexualidade), a carta lança impropérios toscos e infundados contra várias pesquisadoras e pesquisadores dos departamentos de História e Sociologia da UFPE, acrescentando o ingrediente de também fustigar alunas e alunos da instituição.  
     A Sociedade Brasileira de Sociologia repudia com veemência estas e quaisquer outras tentativas de intimidação violenta dirigida a alunas e alunos, professoras e professores em exercício de sua liberdade de cátedra e de suas capacidades de reflexão crítica. A SBS também presta toda sua solidariedade às pessoas mencionadas na dita carta, pessoas cujas contribuições a áreas diversas das ciências sociais, longe de serem maculadas por tais manifestações odientas, tornam-se ainda mais valiosas como trabalhos intelectuais que resistem corajosamente a esforços obscurantistas de cerceamento à liberdade de pensamento.
     Uma vez mais, a despeito daqueles que insistem em atrelar as ciências sociais a tais ou quais posições político-partidárias, a SBS reafirma seu compromisso último com a livre circulação de opiniões, condição indispensável ao progresso da ciência. O debate calcado em críticas e contracríticas respeitosas é ativamente encorajado nos meios acadêmicos de ciências humanas. O recurso a ameaças de violência e à intimidação virtual, no entanto, constitui um atentado à própria liberdade sem a qual aquele debate se torna impossível. Nesse sentido, iniciativas como a da carta apócrifa dirigida a estudantes e professoras/es do CFCH atentam contra a existência mesma de uma comunidade científico-social de livre debate e crítica – e, como tais, serão ativamente combatidas pela SBS. 


REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais




programas de pós-graduação




SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia