18/10/2018

NOTA DA SBS EM DEFESA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO E PRESERVAçãO DA DEMOCRACIA

A Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), criada em 1950 é uma sociedade científica, sem vínculos com partidos políticos ou com grupos religiosos. A SBS tem por finalidade dedicar-se às atividades de ensino e pesquisa em sua área profissional no contexto nacional e internacional. Ao longo de sua história a SBS tem sido marcada pelo constante debate e interação de sua pauta acadêmico-científica com os problemas e desafios da sociedade brasileira e de sua inserção no contexto internacional.
 
Sua conduta acadêmica interna tem sido guiada pelo pluralismo de orientações teóricas e metodológicas e diversidade de objetos existentes na sociologia nacional e internacional. Em sua relação com a sociedade nacional, a SBS tem pautado sua conduta por determinados valores, como respeito à diversidade de pensamento, de posicionamentos políticos e de defesa de valores democráticos. A SBS tem se posicionado em favor do desenvolvimento do conhecimento cientifico dos país e lutado em favor do investimento público e estatal na ciência e tecnologia, no ensino pós-graduado e na educação pública nacional.
 
Durante o atual processo eleitoral a SBS, fiel à preservação de sua autonomia institucional, não assumiu posições partidárias e tão pouco expressou preferência e/ou adesões por correntes ideológicas existentes no atual contexto eleitoral. No entanto, a SBS não pode deixar de expressar sua profunda preocupação com os destinos do futuro do processo democrático brasileiro que foi duramente conquistado nas últimas décadas. Considera fundamental a preservação do preceito constitucional que confere às universidades o direito à autonomia didático-científica, expresso no artigo 207 da Constituição Brasileira.
 
A SBS considera que a efetivação da autonomia didático-científica das instituições universitárias e centros de pesquisa presentes em todo o território nacional, pressupõe a existência inequívoca da liberdade de pensamento e de investigação, valores que a SBS defenderá com vigor e decidido empenho.
 


REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais




programas de pós-graduação




SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia