16/04/2018

AOS PROGRAMAS DE PóS-GRADUAçãO DA ÁREA DE SOCIOLOGIA

Aos Programas de Pós-Graduação da Área de Sociologia

 

Caras e caros colegas,

 

Na sexta-feira 6 de Abril recebi da CAPES a notícia sobre minha designação para coordenar a Área de Sociologia.

Gostaria de agradecer a participação de todos os programas no processo de indicação dos nomes para a coordenação de área no período 2018-2022 e, especificamente, o fato de meu nome ter sido incluído entre os sugeridos em nossa área.

A coordenação da área é exercida com o apoio de dois coordenadores ou coordenadoras adjuntos/as de programas acadêmicos e profissionais. A CAPES me solicitou, no momento da publicação de meu nome, as indicações de outros dois para as posições de ajunto até o dia 13 de abril. Particularmente, prezo a busca pelo equilíbrio de distribuição regional, de gênero e de perfil de programas, além de certa harmonia nas visões e estilos de trabalho. Diante destes fatores tive a felicidade de encontrar o apoio e a disposição para este trabalho dos colegas Álvaro Comin (Programa de Sociologia da USP) e Miriam Rabelo (Programa de Ciências Sociais da UFBA) aos quais agradeço publicamente agora. Juntos pretendemos exercer a coordenação da área da forma mais colegiada possível para enfrentar não apenas o desafio da avaliação dos programas, mas para a necessária renovação e consolidação da área e sua diversidade no sistema brasileiro de pós-graduação.

Acredito que mais do que controle, a coordenação de área tenha papel indutor de melhores práticas e modelos que desejarmos coletivamente para o conjunto das atividades da pós-graduação. Por esta razão, a coordenação necessita, ao longo do próximos quatro anos, contar com o apoio e participação contínua dos programas, do fórum de coordenadores e das associações representativas da área como SBS e ANPOCS. Para além dos espaços desenhados pela CAPES, estas duas entidades têm tido papel fundamental para abrigar diálogos diretos entre a coordenação e os programas.

Esta mensagem se destina basicamente a apresentar a nova coordenação da área de sociologia. Espero que ao longo dos próximos meses a coordenação possa seguir informando e consultando os programas sobre seus planos e, principalmente, sobre as políticas de avaliação que serão implementadas e mantidas para o próximo quadriênio. Ressalto que até o momento nenhum contato formal foi estabelecido entre CAPES e a nova coordenação.

Se não houver iniciativas da CAPES em promover reuniões com os programas, estou certo que encontrarei pessoalmente todas as coordenações durante o próximo encontro anual da ANPOCS em outubro np qual temos um encontro já agendado.

 

Abraços e obrigado,

 

Marcelo C. Rosa



REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais




programas de pós-graduação




SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia