HISTRICO DOS CONGRESSOS DA SBS

O I Congresso Brasileiro de Sociologia foi realizado em São Paulo, em 1954, com o seguinte temário: "O ensino e as pesquisas sociológicas; organização social; mudança social". Entre os temas debatidos esteve incluída a questão do ensino de Sociologia no nível médio.
 
O seguinte, o II Congresso Brasileiro de Sociologia, ocorreu em Belo Horizonte, em 1962, durante o qual foram discutidos o balanço e as perspectivas da Sociologia no Brasil.
 
Durante o regime militar, entre os anos de 1963 e 1985, as atividades da Sociedade foram interrompidas. Com a redemocratização do País, em 1985, novamente os sociólogos preocuparam-se em retomar as atividades da Sociedade Brasileira de Sociologia.

Desde 1987 os congressos da SBS vêm mantendo periodicidade regular, sendo realizados a cada dois anos.  O III Congresso Brasileiro de Sociologia: realizado em Brasília, em 1987, teve como tema "Sociologia, Sociologias".
 
Em 1989, no IFCS da UFRJ, foi realizado o IV Congresso Brasileiro de Sociologia. Com o tema “Sociologia Hoje” expressou a preocupação com questões teórico-metodológicas como a interdisciplinaridade e também a reflexão com as mudanças sociais e políticas no país.
 
Em julho de 1991, integrado à programação da 43ª. Reunião Anual da SBPC, realizou-se o V Congresso Brasileiro de Sociologia , na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o tema História e Trajetória da Sociologia no Brasil. Dele constaram os seguintes workshops: Universidade, Ciência, Racionalidade e Mercado de Trabalho; o Estudo Sociológico da América Latina; Trabalho, Sindicato e Cidadania; Universidade Brasileira: Projetos e Diferenciações Históricas; Tópicos da História da Esquerda no Brasil.".

O VI Congresso, foi realizado em 1993, na UFPE no Recife, como parte da programação da 45ª. Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e teve como tema “A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade”.
 
O VII Congresso, em 1995, foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) Rio de Janeiro. O VII CBS indicou uma mudança em relação aos congressos anteriores, que tenderam a privilegiar como tema central a constituição da Sociologia como disciplina científica e seus desafios teóricos e metodológicos. Seu tema central era Desigualdade, Pobreza e Exclusão Social.
 
Em 1997, realizou-se, em Brasília o VIII Congresso, com o tema: A contemporaneidade brasileira: dilemas e desafios para a imaginação sociológica. Este evento reuniu 130 comunicações, distribuídas em quatro conferências, seis mesas redondas e onze grupos de trabalho temáticos, e contou com um número de 250 participantes inscritos.
 
O IX Congresso, realizado em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 30 de agosto a 3 de setembro de 1999, teve como tema A sociologia para o século XXI. Um dado significativo foi o grande incremento de participantes e de trabalhos inscritos (cerca de 600).

O X Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Fortaleza, de 3 a 6 de setembro de 2001, na Universidade Federal do Ceará, abordou o tema "Sociedade e Cidadania: Novas Utopias".

O XI Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Campinas, de 2 a 6 de setembro de 2003, na UNICAMP, contou com mais de mil e duzentos participantes e abordou o tema ‘Sociologia e conhecimento: além das fronteiras'.

O XII Congresso realizou-se em Belo Horizonte, na UFMG, de 31 de maio a 3 de junho de 2005 reuniu mil e quatrocentos pessoas, O tema do Congresso foi "Sociologia e realidade: pesquisa social no século XXI".

O XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, foi realizado em Recife, na UFPE, de 29 de maio a 01 de junho de 2007, e enfatizou as dimensões da desigualdade, da diferença e do reconhecimento. Dada a heterogeneidade que se insinua no contexto da globalização e do Brasil contemporâneo o Congresso abordou as questões da pluralidade, da igualdade na diferença, e o reconhecimento. O evento teve mais de 2.600 participantes presentes e credenciados na secretaria local do evento.

A cidade do Rio de Janeiro sediou a XIV edição do Congresso, no campus da Praia Vermelha da UFRJ, com a cerimônia de abertura ocorrendo no campus do Fundão/UFRJ. O evento foi realizado de 28 a 31 de julho de 2009, sob o tema geral "Sociologia: Consensos e Controvérsias". Essa edição reuniu 2.607 participantes credenciados no local, mais 2.764 cadastrados no site oficial do evento, perfazendo mobilização total de 5.371 interessados.
 
O XV Congresso Brasileiro de Sociologia com o tema: Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos, foi realizado em Curitiba, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná, de 26 a 29 de julho de 2011. Com 1825 inscritos, foram realizadas 7 conferencias, 31 mesas-redondas, 32 Grupos de Trabalho e 5 Fóruns. Dos Trabalhos apresentados resultaram dois livros, Mudanças e Desafios Sociológicos, que reúne as conferências e Temas da Sociologia Contemporânea, que reúne os trabalhos selecionados pelos Grupos de Trabalho. Os livros foram publicados pela Editora 7 Letras e contaram com o apoio do CNPq.
 
O XVI Congresso Brasileiro de Sociologia de 2013 foi sediado na Universidade Federal da Bahia, no campus de Ondina, em Salvador e trouxe como tema ‘a sociologia como artesanato intelectual’. O evento teve abertura no salão nobre do Hotel Othon. A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. José de Souza Martins (USP). Durante os dias de evento também realizaram conferências o Prof. Edmond Preteceille (EHESS/França) e o Prof. José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS). Ao todo, foram trinta e sete grupos de trabalho, nos quais foram aceitos 1493 papers, trinta e uma mesas redondas, sete sessões especiais, três mini-cursos, seis fóruns de discussão, cinco sessões de audiovisual. O congresso contou com 497 trabalhos nos painéis apresentados dentro das três sessões do Sociólogos do Futuro. O evento ainda teve a apresentação cultural do grupo Ganhadeiras de Itapuã e festa de encerramento nas praças culturais do Pelourinho.
 
O XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, foi realizado em Porto Alegre, de 20 a 23 de julho de 2015 nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento reuniu 2.360 participantes, contando com vários convidados internacionais, envolvidos na discussão do tema “Sociologia em Diálogos Transnacionais”.
 
O XVIII°. Congresso Brasileiro de Sociologia foi realizado pela SBS e pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, sediado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. Seu tema foi "Que sociologias fazemos? Interfaces com contextos loca, nacional e global" e o 18o. Congresso contou com 1199 participantes e 1.295 pessoas inscritas.

Dois anos depois, o 19o. Congresso Brasileiro de Sociologia foi sediado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e organizado pela SBS e pelo Departamento de Sociologia e Política da UFSC. Com o tema "Em que sociedades vivemos? A sociologia brasileira diante dos novos desafios nacionais e globais contemporâneos", o congresso reuniu 2.306 pessoas (entre 3.824 inscrições). 



REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais











SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia