15/07/2016

GRUPOS DE TRABALHO APROVADOS PARA 18. CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA

Estimadas e estimados colegas,
 
Dando continuidade aos preparativos do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, a SBS tem a satisfação de divulgar o resultado do processo seletivo para a constituição dos Grupos de Trabalho (GTs), baseado no Edital que estabeleceu as normas para apresentação de propostas.
 
A submissão de 54 propostas mostra a disposição de sociólogas e sociólogos de todo o País em participar e contribuir com a reflexão do tema proposto para o 18º Congresso: Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais.
 
O espaço disponível no local do evento em Brasília – Centro de Convenções Ulysses Guimarães - comporta somente 33 seções em cada um dos três dias. Face à elevada demanda de boas propostas, e acolhendo experiências de congressos anteriores, nos quais o número de inscritos variou muito entre os GTs, a SBS optou por acolher um número um pouco superior de GTs que os 33 originalmente previstos. Isso, de um lado, permitiu a SBS ampliar o espectro de temas que serão tratados, mas implicará também na necessidade de uma distribuição do binômio tempo-espaço disponível no Congresso.
 
Esta distribuição se dará com base na composição dos seguintes critérios: (i) número de associados da SBS em dia inscritos no GT; (ii) número total de inscritos no GT e (iii) Prioridade aos GTs consolidados, ou seja, que vem participando de forma regular em Congressos da SBS. Com base nestes critérios será decidido se o GT terá uma, duas ou três sessões para suas atividades. No total, o Congresso terá 99 sessões distribuídas ao longo dos três dias.
 
Baseado nos critérios indicados, uma vez finalizada as inscrições, os Coordenadores de GTs receberão a informação sobre quantas sessões poderão organizar. É importante observar que 70% dos participantes nos GTs devem ser associados da SBS em dia com suas obrigações e os 30% restante são participantes de outras áreas que se inscreveram para o Congresso.
 
A SBS tem a expectativa que as atividades dos GTs estejam integradas com a temática do Congresso - Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais.
 
Neste sentido a SBS gostaria de solicitar aos Coordenadores de GTs que incentivem a realização de papers que possam contribuir direta ou indiretamente para uma reflexão sociológica sobre que sociologias vem sendo praticada, em termos teóricos e procedimentos de pesquisa em suas respectivas áreas de trabalho.
 
A SBS tem a expectativa que os GTs sejam um locus privilegiado de reflexão sociológica sobre os alcances e limites do conhecimento que vem sendo realizado em sua área temática e que ao mesmo tempo, possa induzir a construção de uma agenda de pesquisa inovadora, num contexto de transformações nacionais e globais da própria sociologia.
 
Isso significa que será importante o trabalho de divulgação – e também de motivação para que as pessoas interessadas se associem e mantenham-se em dia com a SBS.
 
A SBS espera contar com a indispensável colaboração de seus membros e ao mesmo tempo mantem o compromisso de continuar aberta às sugestões de seus participantes.
 
 
Sociedade Brasileira de Sociologia

 

Voltar



REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais




programas de pós-graduação

12/10

Concurso para Professor na Universidade Federal do Maranho

01/10

Processo Seletivo Programa de Ps-Graduao em Sociologia 2015/2016 - ...

03/07

IX Jornada de Alunos PPGA/UFF 2015.




SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia