16/07/2015

COLEGAS SOCIóLOGOS,

é com enorme satisfação que envio a vocês nosso Boletim pré-17º Congresso Brasileiro de Sociologia. Finalmente conseguimos construir um sistema que permitirá que a cada três meses consolidemos um boletim com as informações que adicionamos em nossa página (http://www.sbsociologia.com.br/home/home.php) e facebook (https://www.facebook.com/sbsociologia?ref=hl).

 

A notícia principal é o que o Congresso está pronto (http://sbs2015.com.br/), faltando apenas últimos detalhes, e estamos esperando vocês. Temos certeza que faremos um evento memorável, apesar das enormes dificuldades de financiamento que enfrentamos, tendo em vista o ajuste fiscal. Agradeço muito aos colegas sociólogos brasileiros e de outros países que se dispuseram a financiar os custos de sua participação, e a outros tantos que nos ajudaram a encontrar fontes alternativas de recursos, para além das agências nacionais de fomento. Travaremos intensos debates sobre os tempos aflitivos que vivemos. Independentemente da conjuntura de restrição de recursos à pesquisa, à pós-graduação, ao sistema de ensino federal reafirmamos nosso compromisso com consolidação e aprimoramento do ensino de sociologia, em todos os níveis educacionais, com a pesquisa e publicação de boa qualidade e com o estímulo a inserção em redes nacionais e internacionais de investigação. Esse compromisso se expressará no evento, por meio da discussão de temáticas tradicionais e novas, refletidas nos trabalhos dos ‘sociólogos do futuro’, nos debates dos GTs, nas Mesas Redondas, nas Conferências e, principalmente, nas incontáveis conversas que teremos nos espaços informais de sociabilidade que um evento desse tipo propicia.

 

Outra notícia alvissareira é a realização do 4ª ENESEB–Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (http://eneseb2015.com.br), entre 17 e 19 de julho do corrente ano. O evento ocorrerá na Universidade do Rio dos Sinos, na cidade de São Leopoldo, distante apenas 30 quilômetros do centro de Porto Alegre. Parabéns à Comissão de Ensino da SBS e todos os colegas que se empenharam na organização e realização do evento, que já é um sucesso.

 

Chamo ainda a atenção para as posições que a SBS tem assumido em relação à ética em pesquisa em ciências sociais; à necessidade de manutenção do tema de gênero e orientação sexual nos currículos escolares; à inquietante ameaça a permanência do PIBID; e aos preocupantes cortes de recursos destinados à pesquisa, às universidades federais e à pós-graduação.

 

Faltam poucos dias para nos encontrarmos em Porto Alegre

Um grande abraço

 

Soraya Vargas Cortes

 

Voltar



REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA

O principal foco da Revista é a produção acadêmica e cientifica acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas.

Leia mais


Sociologies in Dialogue

Sociologies in Dialogue is a semiannual publication of the Brazilian Sociological Society focused on presenting unpublished articles in the field of Sociology

Leia mais




programas de pós-graduação




SECRETARIA GERAL

SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
PUCRS - PPG em Ciências Sociais
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon
CEP: 90619-900 - Porto Alegre, RS
secretaria@sbsociologia.com.br

SIGA NAS REDES SOCIAIS


Desenvolvido por Master Tecnologia